terça-feira, 31 de julho de 2018

PANINI LANÇA CORRIDA MALUCA VERSÃO “MAD MAX”


                Recentemente, a DC Comics começou a trabalhar com os personagens da Hanna-Barbera, promovendo cross-overs e releituras dos velhos personagens do clássico estúdio fundado por William Hanna e Joseph Barbera, cujo portfólio e propriedades hoje pertencem ao conglomerado da Warner, que por sua vez, também é proprietária da DC Comics. Assim sendo, os primeiros projetos apresentaram a série Future Quest, reunindo os personagens das séries de aventuras da HB; uma versão atualizada dos Flintstones, com muitas críticas positivas e excelente aceitação por parte dos leitores, novos e antigos. Os outros dois títulos iniciais, Scooby Doo e Corrida Maluca, contudo, apresentaram as maiores diferenças e, por assim dizer, releituras, com resultados não tão positivos, pois enquanto alguns gostaram, outros detestaram as novas versões que foram apresentadas dos personagens icônicos. A Panini Comics, atual casa da DC Comics no Brasil, já lançou todas estas publicações, faltando apenas a nova versão da Corrida Maluca, que ganhou um visual estilo “Mad Max”, e que finalmente chega às comic shops e livrarias nacionais, ao preço de R$ 25,90, em formato americano, e com cerca de 168 páginas.
                Do ingênuo e inocente desenho animado criado nos anos 1960 sobrou pouca coisa além dos nomes dos personagens, que pouco lembram suas versões originais. Todos eles estão muito mais soturnos e sérios, e mesmo os mais bem-humorados agora não passam de pilotos para os quais o objetivo é apenas um: vencer a corrida, e danem-se os meios para consegui-lo. O ambiente é completamente inóspito, e o prêmio para quem vence é simplesmente poder continuar vivendo, enquanto aqueles que não conseguem a vitória só podem rezar para não morrerem em meio à competição, onde os perigos nunca cessam, em um panorama que beira a completa loucura. E, mesmo assim, a contragosto, eles precisam zelar uns pelos outros. Não por companheirismo, mas porque sem os demais pilotos, não existe corrida... E sem corrida, não existe prêmio a ser conquistado... E, sem prêmio, o que pode mantê-los vivos em um mundo onde nada mais é o que foi, misteriosamente transformado por algum desastre desconhecido em um inferno onde a vida nada vale, e tudo pode ser letal para a sobrevivência. Quem achou que a versão Apocalipse Zumbi de Scoody Doo foi pesada, não viu nada, pois esta reimaginação da Corrida Maluca e seus competidores leva o termo apocalipse ao extremo, e tudo fica completamente insano.
                Em um mundo com perigos a cada curva, é correr ou morrer. Os personagens icônicos da Corrida Maluca de Hanna-Barbera - Penélope Charmosa, Dick Vigarista e Muttley, Peter Perfeito, Professor Aéreo, Barão Vermelho e muitos outros - foram completamente reimaginados para uma nova geração. Agora, esses corredores endurecidos pela vida terão que dirigir como se não houvesse amanhã em um mundo futurista povoado com mutantes radioativos, enxames de nanitas comedores de carne e monstros gigantes. Isso é CORRIDA MALUCA. Em um mundo pós-apocalíptico na beira do colapso, um grupo de corredores foi selecionado por uma voz misteriosa conhecida apenas como Locutora. Os carros deles agora possuem armamento embutido e inteligência artificial avançada, e receberam apenas uma instrução: começou a corrida e o vencedor ganhará acesso a Utopia, uma terra mágica onde o mundo e a civilização ainda prosperam. Para os perdedores resta apenas um destino: a morte. O terreno é traiçoeiro. Trapaças são encorajadas. E cada corredor tem um motivador secreto para ter aceitado esta empreitada alucinada. Mas eles estão correndo para a Utopia ou para a terrível verdade sobre o que aconteceu com eles e com o mundo? Escrito pelo roteirista de animação Ken Pontac (Happy Tree Friends) e estrelando a arte e os designs de veículos por Leonardo Manco (Jonah Hex), CORRIDA MALUCA reimagina o desenho clássico de um modo nunca visto antes. Este primeiro volume compila as histórias publicadas em Wacky Raceland 1 a 6.
                A Panini pelo menos faz um grande favor publicando estes materiais em encadernados, facilitando aos leitores a aquisição deste material, lançado nos Estados Unidos em séries limitadas, que aqui, com o devido respeito, tem tido um bom tratamento por parte da filial nacional da multinacional italiana, tirando o grande atraso no seu lançamento, apesar de que a editora optou pelo lógico na ordem de publicação, lançando primeiro as séries que mais agradaram ao público nos EUA, e que muito provavelmente repetiriam sua performance com os fãs e leitores nacionais, tendo como base o modo como estes personagens foram aproveitados nestas novas versões. Por isso, não é de se admirar que Corrida Maluca, justo o material que mais mudou seus personagens, tenha ficado para o último lançamento. Não é fácil conseguir entender o ritmo e a sequência da história proposta nesta releitura, e de fato, causa estranheza, mesmo entre aqueles que tem a mente mais aberta, e sabem que deveriam esperar algo muito diferente de tudo o que imaginavam.
                Não por acaso foi o título com o menor número de edições entre os projetos lançados pela DC com os personagens HB retrabalhados, durando apenas 6 edições, que são apresentadas nesta edição encadernada, trazendo aos leitores nacionais a história completa, e ao menos explicando como tudo começou, e desandou para o desastre em que nosso mundo se transformou, e passou a servir de palco para as aventuras mostradas. Com este lançamento, a Panini encerra a primeira fase dos projetos trabalhados pela DC com os personagens HB. E o ponto positivo é que a editora já anunciou que em breve começa a trazer os materiais das fases seguintes, tão inusitados e inesperados quanto estas releituras, mas bem diferentes, e igualmente fascinantes. Aguardemos novidades para breve, portanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário