terça-feira, 10 de julho de 2018

MORREU STEVE DITKO, CO-CRIADOR DO HOMEM-ARANHA


                O mundo dos quadrinhos sofreu mais uma baixa no final do mês de junho. Steve Ditko, que juntamente com Stan Lee, foi responsável pela criação de um dos mais famosos heróis de todos os tempos, o Homem-Aranha, faleceu aos 90 anos de idade. O artista vivia sozinho, e sua morte acabou sendo descoberta com alguns dias de atraso, ao ser procurado por um assistente social que estava preocupado por ele não aparecer para compromissos de rotina. Estima-se que Ditko tenha falecido, vítima de problemas cardíacos, por volta do dia 29 de junho. O comunicado de sua morte, porém, foi feito apenas uma semana depois, e comoveu vários profissionais que o conheceram, assim como inúmeros fãs dos quadrinhos mundo afora.
                Nascido em Johnstown, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, em 2 de novembro de 1927, Stephen J. Ditko foi o segundo filho de um carpinteiro e uma dona de casa. A partir dos 13 anos, Stephen passou a gostar dos quadrinhos, uma vez que seu pai costumava ler as tiras do Príncipe Valente nos jornais. Uma paixão que só cresceu com os vários quadrinhos de super-heróis que começaram a ser publicados nos anos 1940. Depois de se formar no colégio, alistou-se no Exército, já no pós-guerra, em 1945, e durante seu tempo de caserna, começou a desenhar seus primeiros quadrinhos. Após dar baixa da atividade militar, ele conseguiu se matricular numa escola em Nova Iorque onde Jerry Robinson, que desenhava quadrinhos de uma de suas séries favoritas, Batman, ensinava. Alguns anos depois, a partir de 1953, o jovem começaria a desenhar profissionalmente suas primeiras histórias.
                Um de seus primeiros vínculos profissionais foi com a Charlton Comics, onde faria inúmeros trabalhos pelas décadas seguintes, com maior ou menor frequência, em esquemas fixos ou de freelancer. Mas também começou a fazer trabalhos para outra editora, a Atlas Comics, que alguns anos depois, mudaria de nome, e proporcionaria uma revolução no mundo dos quadrinhos, com a criação do Universo de Super-Heróis Marvel. E, em 1962, depois dos primeiros lançamentos da nova levade personagens concebidos por Stan Lee e Jack Kirby, surgiria a grande oportunidade para Steve. Stan Lee, cuja premissa dos novos heróis que estava desenvolvendo era mostrar seres “humanos” e falíveis, tratava de dar um passo mais ousado, com a criação de um personagem que, por mais que se esforçasse, sempre teria mais problemas do que satisfações, e ao contrário da maioria dos outros heróis criados até então, ele seria um adolescente, vivendo todo o tipo de problema que alguém dessa idade tivesse. Como de costume, Jack Kirby providenciou as primeiras artes do que viria a ser o Homem-Aranha, novo herói que Lee estava desenvolvendo.
                Mas o trabalho de Kirby deixou o herói “perfeito” demais, na opinião de Stan, que queria alguém que parecesse o mais “comum” possível. E aí, Ditko entrou na jogada. Seu estilo de arte não era tão deslumbrante quando o de Jack, e junto com Lee, ele delineou o visual que tornaria o Aranha conhecido no mundo todo. A arte apresentada era o que Stan Lee imaginava para o personagem, e sua estréia, na ediçao final da revista Amazing Fantasy, foi um verdadeiro estouro. E da parceria Lee/Ditko nasceram vários personagens que se tornariam icônicos no universo de Peter Parker, o espetacular Homem-Aranha, como J. Jonah Jameson, Gwen Stacy, Betty Brant, além de vilões como o Doutor Octopus, e o Duende Verde. Como de costume, em muitas histórias concebidas naquele período, Stan delineava as linhs gerais das histórias, e Ditko preenchia o resto para desenvolver a história final. Portanto, Ditko era, ao lado de Lee, o criador do escalador de paredes, já que desenvolveu o visual da fantasia do herói, além de vários personagens secundários e parte das tramas iniciais da carreira do aracnídeo.
                No ano seguinte, o estilo de arte de Ditko cairia como uma luva para ilustrar um novo e inusitado herói que seria lançado pela Marvel Comics: o Doutor Estranho. Este seria um mago, e o visual psicodélico criado pelo artista para representar os universos da magia com os quais o novo personagem lidava, se pareciam bizarros, surreais, e até alucinógenos, faziam tudo se encaixar nos conceitos da magia e forças ocultas, algo novo no universo Marvel, que até então lidava com heróis em um mundo regido pela ciência e tecnologia, e quando muito, por divindades, como Thor, o deus nórdico do trovão.
                Em 1966, contudo, Ditko resolveu deixar a Marvel. Uma das razões seria o fato de Stan Lee levar a maior parte, senão todos, os créditos da criação dos personagens, o que também acabou afetando a relação com Jack Kirby. Mas não foi apenas por isso. Steve e Stan chegaram a ter discussões sobre como deveriam ser feitas as aventuras do Aranha, e o desenvolvimento do personagem. A incompatibilidade de idéias sobre os rumos dos personagens acabou por terminar a parceria que havia dado tão certo. Prova disso foram as premiações do Alley Award recebidas por Steve de 1962 a 1965, todas pelo seu trabalho com o Homem-Aranha. Ditko então passou novamente pela Charlton, onde já tinha co-criado o herói Capitão Átomo, e concebido as novas versões do Questão e do Besouro Azul. Ele também passou a trabalhar para a DC Comics, ajudando a criar o herói Rastejador, e a dupla de irmãos combatentes do crime Rapina e Columba. Nos anos 1970, Steve estava muito mais envolvido com a Charlton, uma vez que sua passagem pela DC não havia sido frutífera, mas ele retornou a ela para produzir vários outros trabalhos, como na criação de Shade, o Homem-Mutável, ao mesmo tempo em que produzia histórias de terror e ficção científica para a Charlton. No final da década, ele voltaria a trabalhar para a Marvel também, ilustrando aventuras de várias séries da editora, como Rom, Micronautas, Godzilla, Speedball, entre outros.
                O artista também passaria a trabalhar para editoras como a Pacific, Eclipse, e Dark Horse, em trabalhos como freelancers. Em 1992, Ditko faria sua última criação para a Marvel Comics, a Garota-Esquilo, personagem que a editora tem usado com alguma frequência nos últimos anos. Por volta de 1998, o artista aposentou-se “oficialmente” dos trabalhos, mas nunca parou de produzir novos quadrinhos, que foram lançados por Robin Snyder, conhecido de longa data no trabalho com várias editoras. Um trabalho que prosseguiu até os últimos anos de sua vida, mesmo saindo apenas esporadicamente.
                Ditko era avesso ao show business, por isso, quase nunca deu entrevistas, e nunca ia a eventos, como muitos colegas do ramo costumam fazer. Mesmo sua vida pessoal é muito pouco conhecida, e as fotos do artista, poucas. Em uma de suas raras declarações na carreira, criticou as limitações criativas que as editoras maiores, como Marvel e DC, impunham a seus contratados, por estabelecer diretizes de como deveriam produzir seus trabalhos para eles, e por isso preferia sempre a maior liberdade de trabalho que editoras como a Charlton lhe proporcionava, onde podia dar maior vazão à sua criatividade. "Eu nunca falo sobre mim mesmo. Meu trabalho sou eu. Faço o melhor possível e, se quiser, espero que outra pessoa também goste", teria afirmado em uma ocasião.
Na DC Comics, alguns de seus profissionais manifestaram seu pesar com a perda do velho artista. "Uma revista em quadrinhos de Ditko nunca se pareceu com a de qualquer outra pessoa. Além de seu estilo de arte enganosamente simples - que era exclusivamente dele, Ditko era um mestre em traçar e preencher suas histórias com energia", afirmou Dan Didio, diretor de entretenimento da DC Comics. Para Jim Lee, diretor criativo, "O impacto e as conquistas de Steve Ditko são lendários. O trabalho que ele criou viverá para as próximas gerações".
                Mais um nome que fez história nos quadrinhos que se vai. Descanse em paz, Ditko.


Nenhum comentário:

Postar um comentário