sexta-feira, 29 de junho de 2018

REVISTA MUNDO DOS SUPER-HERÓIS ATINGE 100 EDIÇÕES


                Apesar da crise econômica, nunca se teve tantas publicações de quadrinhos no Brasil como na última década. Diversas editoras continuam apostando na área, com maior ou menor dificuldade, inclusive com algumas novas empresas no meio, tentando cavar o seu espaço, numa luta ondenão há tréguas para se tentar conquistar os leitores. E, no meio desse grande número de publicações, não poderíamos deixar de destacar aquela que é praticamente a única revista informativa do mundo da cultura pop ligada diretamente ao universo dos quadrinhos que segue firme nas bancas, apesar dos trancos e barrancos pelos quais nossa economia e mercado consumidor têm passado. Estamos falando da revista Mundo dos Super-Heróis, que com muita bravura, dedicação, determinação, e um pouco de sorte proverbial de um verdadeiro super-herói, conseguiu atingir a marca de 100 edições lançadas no mercado, neste mês de junho de 2018.
                Pode não parecer muita coisa, mas em se tratando do mercado editorial brasileiro, tal marca é uma conquista que beira a uma verdadeira epopéia, tantas são as dificuldades e problemas a serem vencidos para se conseguir manter uma publicação nas bancas de nosso país. Uma empreitada que nunca foi fácil, mesmo nos tempos em que a economia andava de vento em popa: naquela época, as dificuldades também eram grandes, mas um pouco menos complicadas que nos dias atuais. Para comemorar o feito, a equipe da revista marcou um encontro no fim do dia 15 de junho último na hamburgueria L.E. Burger, em São Paulo, capital, onde estiveram presentes a equipe de colaboradores da revista, e muitos fãs e leitores da publicação, que puderam comprar ali mesmo, em primeira mão, a 100ª edição da revista, recém-saída da gráfica, e antes mesmo de chegar às bancas. Foi um belo encontro onde todos comemoraram o feito de uma edição centenária. Com direito a muito papo descontraído e a certeza de um grande desafio vencido, com a união de todos, colaboradores, equipe técnica, editora e leitores.
                A revista é um grande exemplo de determinação e perseverança de Manoel de Souza, editor da publicação desde a primeira edição, até os dias atuais. Nerd de carteirinha, ele acalentava o sonho de poder publicar uma revista informativa sobre quadrinhos em nosso país, em moldes similares às famosas revistas que existiam nos Estados Unidos, como a Wizard (que chegou até a ter uma versão nacional por aqui, em duas ocasiões), ainda nos anos 1990. O sonho, contudo, se viria a se tornar realidade muitos anos depois, quando Manoel finalmente conseguiu convencer a editora onde trabalhava já havia alguns anos, a Europa, a lançar a revista Mundo dos Super-Heróis, que em princípio, seria apenas uma edição especial, lançada por ocasião da estréia do filme “Superman – O Retorno”, em meados de 2006. Para sua sorte, a revista vendeu bem, e a editora viu qu valia a pena apostar no projeto da publicação, que a partir dali iniciaria uma trajetória tão heróica quando os maiores ícones dos quadrinhos que passou a estampar em suas páginas, fossem em notícias, dossiês, cosplays, artes de leitores, etc.
                E, mesmo com a revista conquistando cada vez mais leitores, as dificuldades nunca cessavam, surgindo todo tipo de percalços que precisavam ser driblados e superados, muitas vezes com determinação, sacrifício, e acima de tudo, muita criatividade. E com a nossa economia dando pulos e tombos, essa rotina diária na produção de cada edição foi se tornando cada vez mais um feito heróico, com a grande recompensa sendo ver uma nova edição da revista chegar às bancas, e ser comprada pelos leitores.

               Assim, de 2006, quando a revista surgiu, até chegar à 100ª edição, aconteceu de tudo um pouco: periodicidade inconstante, mudanças de quantidade de páginas, troca de gramatura de papel, periodicidade bimestral, mensal. Experimentos no design gráfico, recrutamento de colaboradores, etc. E, méritos de sua equipe de colaboradores à parte e de si mesmo, Manoel sempre fez questão de citar a equipe de profissionais sempre competentes da Editora Europa, que ajudam a revista a superar as dificuldades para conseguir se manter financeiramente viável e com venda em bancas em todo o país, numa época onde o público fica mal-acostumado com a velocidade da internet, e o fato de poderem ler muita coisa de graça. A resposta para isso consiste em oferecer aos leitores textos criteriosos, com alta qualidade, entrevistas com diversos profissionais sempre realizadas com dedicação, e muito esforço, e suor, para preparar matérias que não se encontra em qualquer lugar. E sempre procurando se aprimorar sempre, sem medo de errar, e aprendendo com estes momentos, para nunca repeti-los. E, acima de tudo, manter sempre o repeito pelo leitor, a principal razão de ser da revista.
                E é a eles que Manoel e sua equipe fazem questão de agradecer pelo apoio que sempre tiveram durante estas 100 edições lançadas até agora, e que pretendem continuar oferecendo na caminhada rumo à edição número 200. Sempre com a determinação e empenho que possibilitaram à Mundo dos Super-Heróis chegar aonde chegou. Um feito que precisa não apenas ser comemorado, mas muito respeitado. Uma grande salva de palmas à equipe da revista, e à Editora Europa! E à fidelidade dos leitores à publicação, garantindo sua presença nas bancas de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário