domingo, 17 de junho de 2018

OS PIONEIROS GANHAM LANÇAMENTO EM DVD


                Os amantes nacionais dos antigos seriados não podem reclamar dos lançamentos recentes no mercado de vídeo. Ainda que tais produtos possam não ser exatamente “oficiais”, uma vez que muitas séries tem sido lançadas por produtoras pequenas, e não pelas grandes distribuidoras, que muitas vezes foram também produtoras destes seriados, o fato de estarem sendo lançados em nosso mercado vem atender ao desejo de uma grande parcela de fãs destas velhas produções da TV, que fizeram sucesso em suas respectivas épocas, e tiveram também sorte de serem exibidas na TV brasileira, em uma época onde as programações de nossas emissoras era bem mais atrativa do que é atualmente, e quando os seriados tinham destaque nas grades de exibição, e eram tratados com respeito pelas emissoras, ao contrário do que ocorre atualmente, onde viraram “tapa-buracos” nas programações, na maior parte das vezes, em especial na TV Globo, que quando exibe algo, os coloca nos piores horários possíveis, como no meio da madrugada.
                Dentre estas séries antigas, uma das mais recentes a ganhar lançamento em DVD é “Os Pioneiros”, produção protagonizada por Michael Landon, no papel do chefe de família Charles Ingalls, que junto de sua esposa e filhas, parte para o meio-oeste dos Estados Unidos na segunda metade do século XIX, em busca de um novo lugar para viver. Após várias viagens e dificuldades, ele e sua família conseguem se estabelecer próximos ao pequeno povoado de Walnut Grove, localizado no Estado de Minnesota, próximo à fronteira com o Canadá. OS PIONEIROS – A PRIMEIRA TEMPORADA COMPLETA, é um lançamento da World Classic, e traz todos os 24 episódios do primeiro ano da série, mais o episódio piloto, em uma bela caixa digistack de 5 discos, ao preço de R$ 99,90, e já está disponível em várias lojas virtuais. Os discos trazem todos os episódios com a dublagem em português original do extinto estúdio Herbert Richers, além da opção de aúdio original em inglês, e legendas em português. Não há nenhum material extra sobre a série, mas a apresentação da caixa é excelente, muito bem feita, um ponto positivo para a World Classic, que pelo menos tem feito um belo trabalho no design do box. A qualidade de imagem e som dos episódios, apesar da compressão de todo o material em 5 discos de camada simples, apresenta algum quadriculamento das imagens em determinados momentos, mas o resultado é bem aceitável.
                O tema central da série era o dia-a-dia da família Ingalls em sua nova morada, enfrentando todos os desafios da vida, e suportando as dificuldades de serem colonos em um local na época ermo dos Estados Unidos. O drama era recorrente em muitos episódios, quando os personagens precisavam lidar com temas complicados, como racismo, discriminação, elitismo, etc, em histórias que sabiam mostrar a importância dos valores familiares e da honestidade e caráter em situações muitas vezes desvantajosas para todos, mas que conseguiam, no final das contas, sobrepujar as dificuldades que surgiam graças ao empenho de todos, e seus esforços, nunca desanimando, mesmo quando tudo parecia terminar mal. Exibida pela rede NBC nos Estados Unidos, a série estreou em setembro de 1974, e se tornou um grande sucesso, encerrando-se apenas em março de 1983, após 9 temporadas, e 204 episódios, além de 4 especiais para TV.
                Com o nome original de “Little House on the Prairie” (Pequena Casa na Pradaria), a série foi a segunda produção de TV de sucesso na carreira do ator Michael Landon, que havia estrelado anteriormente a série Bonanza, no papel de Joe Cartwright, o filho caçula do patriarca da família, Bem Cartwright, nas 14 temporadas do seriado, entre 1959 e 1973. Após interpretar Charles Ingalls em “Os Pioneiros”, nome que a série recebeu no Brasil, Landon ainda interpretou outro personagem que fez bastante sucesso, o de Jonathan Smith, um anjo em missão na Terra, na série “Highway to Heaven”, chamada no Brasil de “O Homem Que Veio do Céu”, durante 5 temporadas, entre 1984 e 1989. O ator faleceu em 1991, aos 55 anos, vítima de um câncer no pâncreas.
                “Os Pioneiros” foi baseado nos livros da série “Little House on the Prairie”, escritos por Laura Ingalls Wilder, que transformou em contos a saga vivida pela sua família na época demonstrada na série. Não por acaso, boa parte dos acontecimentos nos episódios é narrada por ela, em que pese muitas histórias terem tido adaptações livres e nem tão fiéis ao relato dos livros, que por sua vez, também tinham algumas liberdades ficcionais em relação à realidade vivida pela autora, sobre a verdadeira família Ingalls e suas aventuras na colonização de novas terras pelo interior dos Estados Unidos, onde tiveram muito mais dificuldades e problemas na vida real do que as mostradas no seriado. Os dilemas e problemas enfrentados pelos Ingalls na sériee cativaram a audiência na rede NBC, sendo que o personagem de Landon, Charles Ingalls, acabou sendo eleito um dos melhores personagens de séries de TV de todos os tempos, pelas suas qualidades como pai e trabalhador honesto e esforçado, procurando sempre passar bons pensamentos e caráter às pessoas à sua volta, apesar de seus problemas e defeitos, em uma grande interpretação do ator Michael Landon.
                No Brasil, a série foi exibida originalmente na TV Record, entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980, sem contudo apresentar a série na íntegra,sendo exibidas apenas as 5 primeiras temporadas. O seriado foi reprisado várias vezes, até sair da programação da emissora. Os Pioneiros só voltariam à TV brasileira mais recentemente, no início desta década, quando o canal pago TCM passou a reprisar a série, trazendo inclusive a 6ª temporadas no ano passado, exibindo-a dublada em português. Infelizmente, o canal atualmente não exibe mais a série, mas enquanto ela não volta, pelo menos os fãs poderão matar a saudade da família Ingalls com este lançamento da World Classic, e que possam ser lançadas as demais temporadas da série. A esperança é a última que morre, e convenhamos, uma série que faz uma boa exploração dos valores familiares, sem pieguismo e moralidade forçada é mais do que bem-vinda nos dias atuais...



29 comentários:

  1. Conheci essa série há alguns anos atrás pela Rede Brasil e fiquei encantado pela série. A narrativa e o dilemas passados pela família inglês me cativava a assisti-los todas as segundas feiras. Ao saber desse box, encomendei-o sem demora ao custo de 99,90...pra mim vale o preço.

    ResponderExcluir
  2. Essa série é sensacional, não tem um episódio que a gente não se emocione. Infelizmente, o canal TCM deixou de exibir, já adquiri a primeira temporada e espero que lancem logo as demais.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo um lançamento "oficial" , espero que valha a pena .Essa produtora relança os dvds da videoseries feitos para fãs e monta em menos midias , a original seriam 6 dvds por temporada e não 5 . Se eles forem apenas copiar o trabalho da videoseries , vai sair até a 3a temporada .

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber o preco dos pioneiros e o homem que veio do céu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Homem que veio do céu ainda não foi lançado. Quanto às temporadas de Os Pioneiros, você pode conferir aqui neste site o preço dos boxes já lançados: https://www.linestore.com.br/

      Excluir
  5. Gostaria de saber se a qualidade dos Dvds são boas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qualidade de imagem e som estão boas. Dá para o gasto sem problemas.

      Excluir
  6. Como faço para assistir todos os episódios debos pioneiros

    ResponderExcluir
  7. Não tenho dados se algum site oferece os episódios para assistir online, ou para download. Até o momento, a melhor opção é comprar estes DVDs. Acabou de sair a 4a. temporada.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a REDE BRASIL, pela magnífica programação, adoro as séries de ouro os pioneiros, os Waltons e goutros mais, pra melhorar mais gostaria de rever a série a Bonanza . Sandra Brasilia-DF

    ResponderExcluir
  9. A REDE BRASIL hoje pra mim, está em primeiro lugar em relação a filmes e séries, uma programação de auto nível, só não gosto da parte de venda de joias porque toma muito tempo e fico sem opção porque as outras emissoras não passa o que gosto e já tenho meus programas preferidos na REDE BRASIL. Sandra - Brasília - DF

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, eu não sei o que houve com a programação da REDE BRASIL, pois não assisto mais ( OS WALTONS E OS PIONEIROS) gostaria de saber se houve mudança e se não houve queria saber os horários dessas séries, pois é a que mais gosto. O domuingo a tarde toda foi com exposição de joia, pelo amor de Deus ninguém merece isso. Sandra Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Pioneiros passam na Tv8 canal 55, seg às 22:00 hrs e de terça a sexta ás 21:00 hrs. No sábado no canal 10 Rede Brasil as 9:00hrs e aos domingos no canal 50, Metropolitana HD as 17:30 hrs.

      Excluir
  11. Bom dia! Estou ansioso para que saia logo a 5ª temporada original do seriado "Os pioneiros", alguém sabe alguma notícia?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, também estou na espera desta temporada. Tenho até a quarta temporada. Se alguem souber de algo. Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Todo dia procuro no sites, mas acredito que é só à partir do mês de julho.

    ResponderExcluir
  14. Série excelente que não ficou datada. Também aguardo a 5° temporada.

    ResponderExcluir
  15. Estou começando a ficar preocupado, está demorando muito a quinta temporada.

    ResponderExcluir
  16. Eu baixei por torrent. Qualidade 720p. Está uma dificuldade sincronizar as dublagens a partir da 5ª temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qual site?
      Comprei os box originais até a 5° temporada e estou aguardando chegar, mas enquanto não chega, quero ir assistindo as que eu conseguir.

      Excluir
    2. vc tem quais já estão sincronizaas? tenho a 1234 89

      Excluir
    3. Amigo Encantador de Corceis, me manda mensagem no meu email franciscodejesusps@hotmail.com, preciso falar com você.

      Excluir
  17. Boa tarde!Só tenho produtos originais, é uma questão de consciência. Já saiu Os Pioneiros 5ª temporada original no site da Linestore como pré venda.

    ResponderExcluir
  18. Maravilhosa série, me traz muitas recordações , que saudade do tempo em que assistíamos juntos eu e meus filhos sem constrangimentos , hoje não temos mais série pra família , muito triste!!!

    ResponderExcluir
  19. Amigo, você tem essa série no google drive?
    Se sim, qual o valor dos links para você passar pra gente comprar. Pense nessa idéia.

    ResponderExcluir
  20. Fiz a compra dos dvds originais da série Os Pioneiros(até a 5° temporada por enquanto)e estou aguardando a chegada.

    ResponderExcluir
  21. Cara de PAU! Copiaram do videoseries em mídias prensadas. Nesse caso é uma copia do videoseries.

    ResponderExcluir