sexta-feira, 29 de junho de 2018

SANTO CROSS-OVER: BATMAN & ARCHIE


                E os americanos realmente passaram a curtir muito os cross-over nos quadrinhos, pois de alguns anos para cá, nunca se viu tantos lançamentos sendo feitos pelas editoras. E, pela união dos esforços da Archie Comics e a DC Comics, eis que outro encontro pra lá de inusitado, mas que tem quase tudo a ver, estará saindo nas comic shops dos EUA agora no mês de julho: Archie e seus amigos, a turma de adolescentes mais icônica dos quadrinhos ianques, irão ter um encontro com os cruzados embuçados defensores da metrópole Gotham City. Isso mesmo, a turma de Riverdale vai cruzar com ninguém menos que Batman e Robin, a Dupla Dinâmica, mas não qualquer dupla dinâmica. Estamos falando da versão do Homem-Morcego e do Garoto Prodígio saídos diretamente do seriado de TV dos anos 1960! Sim, e que agora tem sua própria série de aventuras em quadrinhos, sob o título de Batman’ 66.
                ARCHIE MEETS BATMAN’66 será uma minissérie em 6 edições mensais, ao preço de US$ 3,99, que reunirá pela primeira vez Archie com os defensores da justiça mais famosos dos quadrinhos. Mas, pra começo de conversa, o que Batman e Robin estão fazendo em Riverdale, afinal? Essa é uma pergunta que só Jeff Parker e Michael Moreci podem responder, já que ambos são os responsáveis pelo roteiro que une estes personagens nesta aventura que promete ser única, com os desenhos de Dan Parent. E com direito a muitas capas variantes, com artes de Francesco Francavilla, Derek Charm, Sandy Jarrell, Dan Parent, e Ty. Templeton.
                Mas enganam-se aqueles que pensam que este é o primeiro cross-over inesperado que Archie e sua turma participam: algum tempo atrás, eles passaram o maior perrengue em um encontro com ninguém menos do que o Predador, o caçador do espaço mais mortífero das telas de cinema, e por milagre, sobreviveram para contar a história. E também não é o primeiro encontro com a turma da DC Comics, e muito menos com personagens do universo do Batman: no final do ano passado e início deste, Betty e Verônica, as amigas de Archie, tiveram o prazer (ou desprazer, dependendo do ponto de vista), de trombarem com ninguém menos que Hera Venenosa e Arlequina, num encontro muito maluco em uma minissérie também em 6 edições, lançada com a união de DC e Archie Comics. E como os leitores gostaram, porque não repetir a dose, agora em grande estilo. E assim, chegamos ao momento em que Archie irá conhecer a famosa dupla dinâmica combatente do crime de Gotham City, que promete causar um grande impacto em Riverdale.
                “Superar o sucesso de um encontro como o de Betty e Verônica com Hera Venenosa e Arlequina é difícil, mas não impossível, e vamos provar isso com Archie encontrando o Batman’ 66, que combina dois dos personagens mais emblemáticos do mundo”, declarou Jon Goldwater, CEO da Archie Comics, que segue: “Como Batman, Archie é um dos mais famosos personagens globais dos quadrinhos, e nós vamos ver o melhor dos dois heróis nas páginas desta minissérie, incluindo toneladas de aparições e muita ação.” O entusiasmo é partilhado por Hank Kanalz, do departamento de estratégia e administração editorial da DC Comics: "Nós consideramos muitas combinações diferentes para este próximo encontro entre o Universo DC e Archie, e Batman '66 e Archie Andrews realmente se destacaram como sendo a escolha perfeita. O que a DC e a Archie começaram com Arlequina e Hera Venenosa encontrando Betty e Verônica no ano passado continua com essa combinação improvisada de Archie e os Cruzados de Capa, e acreditamos que os fãs destes clássicos programas de TV e suas interpretações modernas ficarão empolgados com essa nova série.”
                Batman e Robin, aliás, não estarão sozinhos nesta empreitada. Barbara Gordon, a intrépida Batgirl, também vai dar o ar da graça na aventura, enquanto Jughead terá a honra (ou o azar) de conhecer o Palhaço do Crime, o Coringa. Jeff Parker não deixa por menos sua felicidade de poder conceber esta aventura: “É muito legal trabalhar com uma equipe da pesada de talentos. Michael e eu sincronizamos imediatamente com esta trama, e Dan e J. Bone são exatamente os cartunistas certos para fazer uma mistura como esta realmente funcionar.” Michael Moreci, que ao lado de Jeff Parker, escreve as histórias desta minissérie, concorda que este é um momento único: “É raro que você receba uma ligação para trabalhar com um personagem que você ama, mas para fazer dois deles ao mesmo tempo? Isso é mais do que eu poderia pedir. E ainda mais, trabalhar com uma equipe tão incrível - esse é um daqueles raros projetos de sonhos, e mal posso esperar para trazer todo esse amor para a série.” E também não podemos esquecer de Dan Parent, cujos traços ilustrarão as histórias. Para ele, esse é um sonho de infância se realizando: “Eu tive a sorte de ter uma carreira desenhando personagens que eu amo desde a minha infância. Mas o primeiro show que eu já fiquei animado (e minha mãe pode comprovar isso) foi a série original do Batman! Então, a chance de combinar essas duas grandes influências em minha vida neste projeto é uma emoção total. E trabalhar nisso com Jeff e Michael, assim como meu amigo e colega J. Bone (arte-finalista), torna tudo isso ainda mais doce! Meu objetivo é misturar dois mundos diferentes para que eles não pareçam tão diferentes. Artisticamente falando, é um desafio divertido! Mas apenas desenhar o Batmóvel faz o meu dia!”
                A história desta minissérie tem início quando um grupo formado pelos vilões mais notórios de Gotham City decide que eles precisam de uma nova base de operações, de preferência uma com um grande milionário residente e menos super-heróis para detê-los em seus planos. Mas a jogada perpetrada pelo grupo de vilões não passa despercebido por muito tempo, e em breve, a escola de Riverdale High recebe alguns novos estudantes transferidos: Dick Grayson e Barbara Gordon! E a ação está prestes a começar, e promete envolver completamente a turma de Archie neste perigoso e talvez maluco confronto que terá palco na cidade. Santa mistureba!
                O seriado de TV do Batman dos anos 1960 marcou, e também marcou a Dupla Dinâmica pela estigmatização promovida pelo seriado, com seu humor “camp”, as “santas exclamações”, além dos planos mirabolantes dos vilões para eliminar os heróis, e suas lutas com suas onomatopéias surgindo na tela. E Archie Andrews e sua turma, apesar de serem pouco conhecidos no Brasil, são personagens clássicos dos quadrinhos dos Estados Unidos, sendo publicados ininterruptamente há décadas. E os estilos de ambas as séries sugeriram este encontro completamente implausível à primeira vista entre ambos. Agora é ver como este inesperado e surpreendente cross-over se sairá. Santo cross-over, Batman!

Nenhum comentário:

Postar um comentário