domingo, 17 de junho de 2018

MARVEL INICIARÁ REPUBLICAÇÃO DE CONAN, O BÁRBARO


                Os marvetes fãs da Era Hiboriana podem comemorar: Conan, o Bárbaro, personagem criado em livros pelo escritor Robert E. Howard, ganhou a partir dos anos 1970 uma adaptação em quadrinhos que ganhou muitos fãs, sendo cultuada até hoje, com a produção de diversas histórias que marcaram época para o personagem. Foram centenas de edições produzidas pela “Casa das Idéias”, de 1970 até 2002, ano em que a editora estadunidense decidiu não renovar o contrato dos direitos de publicação em quadrinhos do guerreiro cimeriano, encerrando mais de 3 décadas de trabalho. No ano seguinte, a Dark Horse Comics passou a publicar as histórias em quadrinhos do personagem, com uma frequência um pouco menor do que a vista na Marvel, mas sabendo manter o nível das histórias, de modo a garantir a felicidade dos fãs do guerreiro bárbaro. E, qual não foi a surpresa quando, no início deste ano, a Marvel anunciou que reassumiu os direitos de publicação de quadrinhos de Conan? Sim, o que muitos não acreditavam estava acontecendo: depois de praticamente 15 anos sendo publicado pela Dark Horse, Conan voltará a ser publicado pela Marvel, a partir do próximo ano. E a editora tem grandes planos para o guerreiro cimeriano da Era Hiboriana que ajudou a ganhar fama mundial com suas aventuras na arte sequencial.
                O primeiro resultado a se comemorar desse retorno à “velha casa” acaba de ser anunciado pela editora: as primeiríssimas histórias produzidas pela Marvel com o personagem serão republicadas na íntegra, a partir de 2019. E isso será feito em grande estilo, com a primeira edição de CONAN THE BARBARIAN: THE ORIGINAL MARVEL YEARS OMNIBUS, edição da série “Omnibus” de publicações da Marvel, que reimprime histórias antigas dos personagens da editora. Com os direitos de volta à Marvel, todo este material clássico, produzido há quase 50 anos, será disponibilizado para os leitores, o que deve ser muito comemorado pelos fãs do cimeriano, sejam antigos ou novos. Todas as histórias serão restauradas e remasterizadas na íntegra para este novo lançamento, trazendo em todo o seu esplendor e grandeza as primeiras aventuras de Conan concebidas pela dupla Roy Thomas e Barry Windsor-Smith, e contando também com os talentos de John Jakes, Michael Moorcock, James Cawthorn, Gil Kane e John Buscema, celebradas até hoje por muitos, e que poderão ser apreciadas novamente pela nova geração atual de amantes de quadrinhos, além dos velhos fãs. A edição ainda deverá ter uma nova capa produzida por John Cassaday.
                Com lançamento prometido para janeiro de 2019, mas ainda sem preço definido, esta primeira edição da série Omnibus dedicada a Conan irá compilar o material das edições originais CONAN THE BARBARIAN Nºs 1 a 26, publicadas entre 1970 e 1973, bem como os materiais das edições da revista SAVAGE TALES Nºs 1 e 4, CHAMBER OF DARKNESS Nº 4, e CONAN CLASSIC Nºs 1 a 11. Boa parte deste material já teve sua reimpressão pela própria Dark Horse na década passada, na coleção “Chronicles of Conan”, que aliás a editora está fazendo uma liquidação do restante do seu estoque, onde ainda constam vários volumes. Estas edições lançadas pela Dark Horse, inclusive, serviram de modelo para a Mythos Editora lançar, há alguns anos, as séries “Conan – Edição Histórica”, e “As Crônicas de Conan”, trazendo o mesmo material compilado de suas contrapartes da editora do cavalo negro, e com a mesma qualidade gráfica, com direito a capa dura e papel especial no miolo, para felicidade dos fãs nacionais de Conan.
                A Marvel já declarou que pretende lançar 3 projetos de quadrinhos que serão estrelados pelo bárbaro da Ciméria. Ralph Macchio, em recente entrevista, afirmou que trabalhará como editor consultor para os novos projetos de Conan na Marvel. Mas, enquanto estes novos projetos não tem seus detalhes anunciados, é hora de comemorar o retorno das aventuras clássicas do personagem, e aprovewitar para reviver as primeiras façanhas de Conan em reinos brilhantes de uma era jamais sonhada, onde ele se torna ladrão, matador e uma lenda.
                Enquanto isso, os fãs nacionais de Conan aguardam com ansiedade pela coleção “Espada Selvagem de Conan”, prometida pela editora Salvat, em moldes similares às coleções de graphic novels da Marvel Comics publicadas pela editora. A coleção teve resultados positivos na publicação de teste, e estava com lançamento oficial marcado para o último mês de março, até que seu lançamento acabou adiado para o segundo semestre deste ano. Com o anúncio da coleção Omnibus de Conan pela Marvel em 2019, fica a dúvida se a editora multinacional européia não resolverá fazer uso das versões restauradas da Marvel na composição das edições nacionais da coleção de Conan, que poderão estar com muito melhor qualidade gráfica do que os arquivos originais, mas isto é apenas uma especulação, não havendo nenhuma confirmação de alguma ação neste sentido.
                Fica também a expectativa se a Panini, atual editora Marvel no Brasil, também não lançará este tipo de material por aqui, bem como as novas séries que serão produzidas nos Estados Unidos pela Marvel Comics. Levando-se em conta a fama que Conan já desfrutou por aqui, as chances de a Panini lançar algo são boas, mesmo que o personagem já não seja tão popular quanto antigamente. Mas a esperança é a última que morre, e os fãs e leitores de quadrinhos nos Estados Unidos só terão a ganhar com a republicação das histórias clássicas do guerreiro bárbaro. Portanto, vida longa a Conan! E que Crom tenha piedade de seus inimigos editoriais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário