quinta-feira, 16 de agosto de 2018

TURMA DA MÔNICA NO LIVRO DOS RECORDES


                E a Turma da Mônica acaba de entrar para o Livro dos Recordes, o Guiness Book, que registra as maiores marcas da história e do mundo todo. O feito que permitiu à criação do desenhista Mauricio de Sousa figurar no livro foi a edição do “Maior Gibi do Mundo”, uma edição ultraespecial lançada durante a Bienal do Livro que foi realizada em São Paulo, capital, no início deste mês de agosto.
                TURMA DA MÔNICA – O MAIOR GIBI DO MUNDO (o nome praticamente já diz tudo) é uma edição limitada produzida pela Panini Comics, e o “maior” se deve a seu tamanho, nas medidas 99,8 cm de altura por 69,9 cm de largura. A edição tem apenas 16 páginas, trazendo 6 histórias, e uma tira. O preço, por assim dizer, também é “grande”: R$ 1.000,00. Durante o seu lançamento, na Bienal, a edição estava sendo vendida pelo preço promocional de R$ 800,00. O recorde do tamanho das páginas da edição foi auditado por representantes enviados pelo Guiness ao evento para certificar o feito, garantindo sua veracidade, e sua inclusão no Livro dos Recordes. A medição foi feita durante a coletiva de imprensa de lançamento da revista durante a Bienal, com direito ao primeiro exemplar exposto ser autografado no momento por Mauricio de Sousa, à vista do público presente.
                Até a obtenção deste recorde por parte dessa edição especial da Turma da Mônica, o recorde anterior de maior gibi do mundo pertencia ao primeiro capítulo da graphic novel CruZader: Agent of the Vatican, do americano Omar Morales, lançada em agosto de 2014, que tinha 94,46 cm de altura por 60,96 cm de largura, com 28 páginas. De uma simples edição one-shot, Omar Morales expandiu a história para transformá-la em uma minissérie em 6 edições, totalizando 144 páginas, mas agora no tamanho “convencional”, utilizando a plataforma do Kickstarter. A grosso modo, a edição a ostentar o novo recorde superou a marca antiga até que por uma margem razoavelmente folgada em alguns centímetros, tanto na altura quanto na largura, um feito que deve ser comemorado por todas as partes envolvidas.
“Estamos pela primeira vez no livro dos recordes, um feito memorável para a editora e acredito que para a Mauricio de Sousa Produções também, nossa parceira de tantos anos. Estamos felizes de fazer parte desse projeto e sermos os responsáveis pela publicação desse produto. Queremos cada vez mais fomentar a leitura de histórias em quadrinhos”, afirma José Eduardo Martins, presidente da Panini Brasil, presente no evento de lançamento, ao lado de Mauricio de Sousa, que também estava orgulhoso da empreitada, e que revelou que a idéia de fazer a edição nasceu em uma conversa no seu estúdio. “Estávamos falando sobre premiação, Guinness e aí nasceu a ideia de fazer um gibi fora da caixa – que nem cabe em uma caixa, na verdade”, disse o artista criador da Mônica e toda a turminha, que há muitos anos ostentam o recorde de possuírem os gibis mais vendidos do mercado nacional de quadrinhos.
                Foram impressos cerca de 120 exemplares, dos quais apenas 100 serão vendidos. Será uma edição extremamente limitada, voltada para colecionadores com alto poder aquisitivo, pelo seu valor, mas com um bom motivo: todo o dinheiro arrecadado com a venda desta edição será revertida para instituições de caridade.
Todas as histórias presentes nesta edição especial foram aprovadas pessoalmente por Mauricio de Sousa e sua filha Marina. De acordo com José Eduardo Martins, foram escolhidas histórias com um mix de personagens tentando trazer uma aventura de cada um deles e tentar agradar a todos. Assim, o pessoal que comprar a edição poderá ver o Astronauta, o Cebolinha, Mônica e a Turminha, Penadinho, Mônica e Magali, e Bidu e Franjinha. E Mauricio tranquiliza o pessoal, ao afirmar que os enredos “são baseados no que as pessoas estão acostumadas a ver nos personagens”, como o Cebolinha armando mais um plano infalível contra a Mônica e o Bidu fugindo do banho, por exemplo.
                O feito de entrar para o Livro dos Recordes é uma grande honraria tanto para a Mauricio de Sousa Produções quanto para a Panini Comics, e pela nova marca pertencer à mais longeva e bem-sucedida série de quadrinhos nacionais de todos os tempos. Parabéns a todos os envolvidos, e que a iniciativa de doação do valor dos exemplares alcance o maior número possível de beneficiados por ela. A edição pode ser adquirida no site da editora, no endereço www.lojapanini.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário