quinta-feira, 16 de agosto de 2018

OS GOBOTS ESTÃO DE VOLTA EM MINISSÉRIE DA IDW


                Nos anos 1980, muitas séries animadas que foram exibidas nas TVs fizeram fama em muitos dos lugares onde foram exibidas. E, como costuma acontecer, algumas séries acabam embarcando no sucesso desencadeado por outras, ou apresentam idéias e conceitos similares. Todo mundo conhece o nome Transformers, mas nem todos sabem que a animação original dos robôs do planeta Cybertron que mudavam de forma tiveram uma produção concorrente quase nos mesmos moldes: Gobots, os Super-Robôs (nome que a série ganhou no Brasil, quando de sua exibição).
                Se Transformers era uma produção conjunta da Marvel com a Toei Animation, baseados em linhas de brinquedo de propriedade da Hasbro, adquiridas das séries nipônicas Microman e Dialclone, Gobots foi produzido pela Hanna-Barbera, baseados também em uma linha de brinquedos, só que da concorrente Tonka, que por sua vez, também tinha adquirido os mesmos de outra empresa japonesa. As duas séries estrearam quase ao mesmo tempo nos Estados Unidos, e a melhor qualidade da produção e histórias de Transformers a fez ganhar muita popularidade no mundo inteiro, superando os rivais Gobots, que apesar de tudo, também conseguiram sua legião de fãs, ainda que nem tão grande quanto a dos robôs de Cybertron.
                De igual, duas facções de robôs com a capacidade de mudar de forma, em uma luta entre o bem e o mal, com consequências para os terráqueos, que acabavam envolvidos na trama. Em Transformers, os nobres Autobots comandados por Optimus Prime enfrentavam os planos perversos dos Decepticons liderados por Megatron; em Gobots, os Guardiões sob o comando do Leader-1 defendiam a paz e a justiça, sempre ameaçados pelos criminosos Renegados conduzidos por Cy-Kill. Uma guerra que passou para o campo dos brinquedos, com os robôs de ambas as séries sendo disputados pelas crianças da época nas lojas.
                No Brasil, ambas as séries animadas foram exibidas na segunda metade dos anos 1980 pela TV Globo. Os brinquedos de Transformers foram lançados pela Estrela, em poucos modelos. Já os Gobots tiveram muito mais brinquedos, lançados até por mais de uma companhia, mas sob nomes diferentes. Pela Glasslite, eles eram chamados de “Mutantes”, enquanto pela Gulliver, eram chamados de “Converts”, sendo que só dava para reconhecer que eram da série Gobots pelo desenho dos robôs.
                Com a maior fama alcançada, Transformers acabou se transformando em uma lucrativa franquia muitos anos depois, ganhando novas séries animadas, novas adaptações em quadrinhos, e indo para as telas de cinema, onde fizeram muito sucesso, e até hoje ganham novas produções animadas, filmes, e revistas em quadrinhos, para não falar em games e outros produtos. Já Gobots ficou somente na série animada dos anos 1980, e alguns produtos derivados. Mas os incansáveis robôs Guardiões do planeta Gobotron estão prestes a fazer um retorno triunfal, em uma minissérie de quadrinhos que será lançada pela editora IDW Publishing no próximo mês de outubro nos Estados Unidos.
                O anúncio foi feito na Comic-Con de San Diego, no mês passado, e o projeto faz parte da comemoração dos 35 anos de lançamento da série de brinquedos dos Gobots. A história será escrita e desenhada por Tom Scioli, que entre outros trabalhos concebeu a minissérie Transformers VS G.I. Joe, lançada pela IDW há algum tempo atrás. Nesta nova série de cinco números, vários anos se passaram desde que os robôs alienígenas de Gobotron chegaram ao nosso mundo. De lá para cá, a existência dos Go-Bots na Terra mudou o modo de vida dos seres humanos. Eles nos atendem. Eles nos protegem do mal. Eles fazem os trabalhos que são muito chatos ou perigosos para nós. Eles até lutam nossas guerras por nós. Eles são amigos para os solitários. A única coisa que eles não fazem é sonhar para nós... Mas isso pode mudar a qualquer momento. Por toda uma geração, o Leader-1 e os Guardiões disseram que estavam aqui na Terra para nos ajudar… Mas à medida que se tornam mais e mais integrados à nossa sociedade, uma pergunta deve ser feita: eles estão aqui para nos substituir?
                “Este é um projeto dos sonhos - estou escrevendo, desenhando, pintando e letreirando a mão este livro. É um trabalho de amor”, diz Tom Scioli, sobre o projeto da minissérie. “Quando esses personagens foram concebidos nos anos 80, a ideia de robôs com personalidades humanas era ficção científica. Agora é história. O mundo das máquinas vivas está aqui - estamos vivendo isso. Esta é a hora certa para os Go-Bots!”, afirma, com grande entusiasmo. Animação que é partilhada por David Hedgecok, editor associado da IDW Publishing: “O criador de vanguarda Tom Scioli tem impressionado o meio dos quadrinhos com o seu talento há quase duas décadas e seu trabalho em Go-Bots é outro momento decisivo em sua carreira. É uma prova da forte colaboração entre a IDW Publishing e a Hasbro, que projetos como este podem existir em propriedades licenciadas".
                Scioli promete que será um retorno triunfal dos Gobots, mantendo sua essência dos anos 1980, e atualizando-os devidamente para os dias atuais, de modo a respeitar os antigos fãs, e conquistar muitos novos. Curiosamente, Gobots, de concorrente, passou a ser propriedade da Hasbro, dona dos Transformers, na década de 1990, quando adquiriu a empresa Tonka, dona dos robôs de Gobotron. E, em vista do grande número de projetos de cross-overs desenvolvidos nos últimos anos, muitos fãs já se perguntam se, com o retorno dos Gobots agora nos quadrinhos, quem sabe não surge em breve um encontro dos robôs de Gobotron com os robôs de Cybertron? Se já vimos vários cross-overs pra lá de inusitados, este não seria mais nenhuma anormalidade, até pelo fato de as duas marcas pertencerem à Hasbro, e com a IDW sendo a editora detentora da licença de ambas para publicação de quadrinhos. Quem viver verá...



Nenhum comentário:

Postar um comentário