sexta-feira, 31 de agosto de 2018

DARK HORSE LANÇA VERSÃO DISNEY DE “MOBY DICK” NOS EUA


                O momento dos quadrinhos no Brasil não é dos melhores. Depois de 68 anos, ficamos órfãos das publiações Disney em nosso país, e sem perspectivas, até o presente momento, desta situação se resolver, depois que a Editora Abril, que já foi a mais importante e pujante empresa do mercado editorial brasileiro de quadrinhos, ter cancelado toda a linha de publicações dos personagens da empresa fundada por Walt Disney, devido a problemas financeiros que são mais sérios e complicados do que muita gente poderia esperar, tendo entrado em recuperação judicial no início deste mês, para infortúnio das centenas de empregados demitidos recentemente por lá. Um triste momento, não apenas do péssimo momento econômico vivido pelo Brasil, mas também a coroação de anos de má gestão na editora paulistana.
Mas, enquanto isso, nos Estados Unidos, os quadrinhos Disney ganharam novo e revigorado esforço editorial pela IDW Publishing, mas tendo também obras publicadas por outras empresas, como a Fantagraphics, que lançou a coleção Don Rosa em formato livro e com capa dura, inspirando as edições que a Abril lançou aqui, antes de tudo ser cancelado.E agora em novembro, os fãs dos quadrinhos Disney na terra do Tio Sam poderão ver mais um belo álbum, que será lançado pela Dark Horse Comics: DISNEY MOBY DICK, STARRING DONALD DUCK (Disney Moby Dick, Estrelando Pato Donald, em português),em formato Trade Paperback.
A edição, com cerca de 80 páginas, terá o preço de US$ 10,99, no formato graphic novel, no tamanho 15,25 x 21,60, e já está em pré-venda em várias comic shops pelo país, bem como em lojas virtuais como a Amazon. O roteiro é de Francesco Artibani, com desenhos de Paolo Mottura, e capa do desenhista Mirka Andolfo. A edição é uma adaptação do clássico conto “Moby Dick” escrito por Herman Melville, lançado em 1851. E, como o título já adianta, a história é estrelada pelo Pato Donald, com participação do Tio Patinhas, e de seus sobrinhos Huguinho, Zezinho, e Luisinho, que recontam, ao estilo Disney, a história de perseguição e vingança de uma pessoa pela criatura que, na sua visão, arruinou sua vida, no conto original do século XIX, contando com a participação de vários outros personagens, como o Professor Pardal, Margarida, e Gastão, representando os personagens do clássico conto da literatura.
Nesta aventura, Donald e sobrinhos, na companhia do Tio Patinhas, se aventuram em alto-mar em busca da baleia branca Moby Dick, que roubou a sorte do capitão Quackhab. Enquanto Quackhab vasculha o oceano em busca de seu inimigo, enfrentando outros perigos do mar, a tripulação começa a se perguntar: até onde seu capitão irá para se vingar? Quando seu navio é destruído e sua sorte é roubada pela monstruosa baleia branca Moby Dick, o capitão Quackhab embarca em uma viagem de vingança contra o temível leviatã. Juntamente com Ishmael, seu primeiro amigo, Sr. Storkbuck, e os trigêmeos da ilha, Huqueg, Duqueg e Luqueg, e sua equipe de vilões, Quackhab não descansará até encontrar e lutar para receber seu prêmio. Mas as baleias não são o único perigo que os mares têm para oferecer. Nossos heróis precisarão enfrentar toda sorte de obstáculos e criaturas marinhas, como lulas gigantes, corvos piratas e tempestades gigantescas antes mesmo de finalmente conseguir ver Moby Dick. E mesmo assim,encontrar a baleia branca será apenas o início do desafio final de Quackhab. Como terminará essa aventura épica com nossos conhecidos personagens Disney interpretando os papéis concebidos no conto de Herman Melville?
Lançado em 1851 nos Estados Unidos e na Inglaterra, a história criada por Melville é narrada por um velho marinheiro chamado Ishmael, que relembra a trágica história de uma tripulação condenada pela sede de vingança de seu capitão, Ahab, por uma enorme baleia branca que, em seu primeiro encontro, o privou de uma das pernas. Jurando de vingar daquele ser monstruoso que teria, em suas palavras, arruinado sua vida, Ahab se lança ao mar numa busca obcecada para reencontrar a baleia branca, Moby Dick, e destrui-la. Mas, conforme a viagem pelos mares se desenrola, a sede de vingança consome Ahab a tal ponto que sua própria tripulação se questiona da sanidade de seu comandante, e se obedecê-lo não resultaria numa tragédia para todos, uma vez que para Ahab, nada mais importava do que se vingar do ser marinho. E a história flui com a tripulação enfrentando os perigos do mar e por onde acabam passando, até o tão esperado encontro com a majestosa baleia branca, com o desfecho que muitos tripulantes esperavam, e a lição de que Ahab, em seu egoísmo e sede de vingança, foi quem arruinou a si mesmo e seus homens, e não Moby Dick. A história se tornou famosa, tendo sido adaptada para diversas mídias, como filmes, e quadrinhos, e ganhando também sua versão com os personagens Disney.
 A história foi lançada originalmente na revista Topolino, nas edições 3003 e 3004, publicadas em 2013, pela Panini Comics na Itália, tendo sido republicada em novembro do ano passado na edição de estréia da nova série “Disney Parodie Collection”, publicada pela Panini Comics, com adaptações de outros contos famosos da literatura com os personagens Disney, contando até agora com 4 edições publicadas pela multinacional italiana, que infelizmente, apesar de também publicar quadrinhos no Brasil, não tem os direitos dos personagens Disney em nosso país. Felizmente, para os fãs brasileiros, esta história já foi publicada no Brasil, no mesmo ano em que saiu pela primeiravez na Itália, na edição Nº 580 da revista Tio Patinhas, lançada em outubro de 2013 pela Editora Abril.

Com inúmeros fãs órfãos dos quadrinhos de Donald, Mickey & Cia., resta esperar que a situação se resolva, e alguma outra editora assuma as publicações no Brasil, para que voltemos a ter a oportunidade de apreciar as histórias com estes personagens, como os leitores americanos poderão fazer em relação a esta história que será lançada no mercado estadunidense de quadrinhos pela Dark Horse em novembro deste ano. A esperança nunca pode morrer.


Um comentário:

  1. Pelo amor de Deus troque a configuração de cores da página, ler texto branco em fundo preto é agoniante e cansativo.

    ResponderExcluir