quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

PANINI LANÇA MEGAEDIÇÃO ESPECIAL DO HOMEM-ARANHA


                Na década passada, a Panini Comics trouxe ao mercado nacional de quadrinhos uma das mais cobiçadas séries de compilações publicada pela Marvel nos Estados Unidos, a Marvel Masterworks, que republica na íntegra, e em ordem cronológica, as edições de determinados títulos lançados há décadas atrás. Lançada aqui com o nome de Biblioteca Histórica Marvel, a coleção, entretanto, acabou descontinuada algum tempo depois, para tristeza dos fãs e leitores que há muito desejavam este tipo de material ser lançado por aqui. No ano passado, a Panini retomou essa série, com o lançamento, pelo menos por hora, do segundo volume dedicado ao título original do Surfista Prateado, e quem sabe, a esperança de novos volumes serem lançados no mercado nacional neste ano de 2019.
                Bom, ainda não foi isso, mas em compensação a Panini Comics está trazendo a maior edição de compilação de histórias antigas dos primórdios do Universo Marvel, em uma edição espetacular, que inclusive possui essa palavra no título. E agora em fevereiro, com distribuição para livrarias e comic shops, chega portanto a mega e suntuosa edição O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA – VOLUME 01, uma edição em formato americano, com capa dura, e nada menos do que 560 páginas, compilando nada menos do que as primeiras 19 edições da revista Amazing Spider-Man, o primeiro título regular do Homem-Aranha na Marvel Comics, publicadas nos anos 1960. Este volume inclui, obviamente, a edição Nº 15 de Amazing Fantasy, onde o escalador de paredes fez sua estréia no nascente Universo Marvel que estava sendo concebido por Stan Lee e Jack Kirby. A edição também traz as histórias publicadas nas revistas Amazing Spider-Man Annual Nº 1, Strange Tales Annual Nº 2, e Fantastic Four Annual Nº 1. O preço da edição é de R$ 163,00, o que pode parecer caro, mas levando-se em conta o tamanho da edição, e o material compilado em suas 560 páginas, não é um valor tão absurdo assim, proporcionalmente.
                O ano é 1962, e a dupla formada pelo roteirista Stan Lee e o artista Steve Ditko acabava de dar vida a um personagem que se tornaria um dos mais icônicos e duradouros ícones dos quadrinhos mundiais: o primeiro e único Homem-Aranha! Transformando totalmente o conceito de definição de um super-herói, ambos imbuíram o jovem e franzino Peter Parker com os fantásticos poderes de um aracnídeo e as pressões vividas por um adolescente comum que era desprezado por seus colegas. Essa combinação foi simplesmente mágica e, ao longo de dezenas de edições, Lee e Ditko construíram a base para mais de cinquenta anos de aventuras espetaculares do Homem-Aranha! Chegou a hora de testemunhar e/ou rever as primeiras aventuras, e os confrontos com os primeiros e emblemáticos vilões que passariam a fazer parte da mitologia do amigão da vizinhança, além de seus encontros com alguns dos maiores heróis da Casa das Ideias! Sim, esta é uma edição de peso, literalmente, para se ter na coleção de todo fã de quadrinhos!
                Stan Lee a princípio tinha certa insegurança se os leitores apreciariam um herói com poderes e nome baseado em aranhas, criaturas que não são bem vistas. Mas o carisma do protagonista, que por mais que se esforçasse, e até conseguisse derrotar os vilões e salvar o dia, sempre acabava perdendo no dia-a-dia como uma pessoa comum, atolado em diversos problemas, além de um trauma que lhe ensinou, da pior maneira possível, que “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. Estas primeiras histórias, da parceria de Stan Lee com Steve Ditko, se tornaram cults, e a base primordial do Homem-Aranha como um dos mais famosos e icônicos personagens não apenas da Marvel Comics, mas de todo o mundo dos quadrinhos. De fato, é um excelente material que ganha uma edição mais do que parruda para acomodar tantas histórias. E uma excelente oportunidade para quem ainda não as conhece, e deseja tê-las em sua estante. O preço, mesmo justo para o porte da edição, entretanto, pode ser impeditivo para muitos leitores, especialmente em virtude do momento econômico ainda instável de nossa economia, o que é uma pena, pois trata-se de um material que diverte e entretem muito mais do que várias histórias publicadas atualmente. Resta esperar que a empreitada da Panini seja bem-sucedida, para que possamos ter a chance de vermos outros lançamentos deste porte por aqui.

Um comentário:

  1. Espero que todas as fase Lee, Ditko, Romita, Kane, Conway e Andru saiam nesse formato. De há muito, todos os fãs do herói aracnídeo anseiam por isso.

    ResponderExcluir