quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

IDW PREPARA NOVA SÉRIE DE TRANSFORMERS


                Uma das franquias mais famosas do mundo, Transformers revela ter um potencial praticamente ilimitado no mundo da cultura pop, desde que seja explorado com a devida competência. Uma prova disso é o novo filme que acaba de chegar aos cinemas, praticamente um reboot não-oficial (até porque os produtores, na teimosia, dizem que ele não é), que resgata um pouco do espirito, e principalmente, do visual dos robôs que mudam de forma que sempre acabou ignorado nos filmes dirigidos por Michael Bay, que nunca respeitou muito a estética visual dos personagens. E se o filme de Bumblebee consegue resgatar os fãs no cinema, a IDW Publishing, atual editora de quadrinhos da franquia, promete contar aos fãs o que eles sempre quiseram saber, e nunca tiveram muita chance, desde as primeiras aventuras que chegaram ao público, em 1984: como se iniciou o grande conflito que se tornou a grande guerra em Cybertron, que colocou de lados opostos Autobots e Decepticons.
                TRANSFORMERS é o título da nova série que será lançada pela IDW a partir do mês de março, com periodicidade quinzenal, ao preço de US$ 3,99. Os roteiros serão de Brian Ruckley, com arte de Angel Hernandez e Ron Joseph. As capas serão desenhadas por Gabriel Rodriguez. Desde que Transformers foi visto pela primeira vez, tudo o que foi dito era que Cybertron era um paraíso mecânico, habitado por robôs vivos, que viviam em paz por milhares de anos. Mas, a ambição e ganância de uma das facções do planeta, conhecida como Decepticons, desejava a dominação total de seu mundo, e com Megatron à frente, eles iniciaram o conflito para se apossarem de tudo, obrigado a outra facção de cybertronianos, os chamados Autobots, a se engajarem numa luta para impedir tal objetivo, que incluía também o extermínio deles. A guerra se estendeu por milênios, sendo que os robôs desenvolveram a habilidade de mudar de forma como ferramenta de combate, de modo que ambas as facções passaram a ser chamadas de Transformers, e eras depois, parte destas facções retomariam sua luta em um mundo alienígena chamado...Terra!
                Pois o foco central da nova série da IDW é justamente explorar o mundo natal dos Transformers, Cybertron, antes da eclosão do grande conflito. Oferecer aos leitores e fãs maiores detalhes de como era a vida no planeta natal dos Autobots e Decepticons, e, principalmente, elucidar os acontecimentos, até hoje nunca revelados, que levaram ao início do conflito que mudaria o destino de Cybertron para sempre. Fatos como os motivos da ambição de Megatron, e sua ferrenha liderança à frente da facção dos Decepticons, poderão ser finalmente contados aos fãs, que também poderão conhecer os meandros que levaram um dos Autobots a se tornar o maior líder de toda a história cybetroiana, conhecido como Optimus Prime! Tudo isso, e muito mais, promete ser contado na novas série regular da IDW. E trazer a público acontecimentos nunca antes imaginado, como o fato de que o fim misterioso de uma única vida pode ter sido crucial para desencadear algo que nunca se pensou poder acontecer. Através dos olhos de um jovem autobot chamado Bumblebee, e seus amigos, os fãs agora testemunharão a formação de conspirações, verão a harmonia dando lugar ao conflito, e o próprio tecido da até então idílica civilização Cybertroiana se despedaçando para nunca mais voltar a ser a mesma.
“Trazer para os fãs de Transformers esta história é um verdadeiro privilégio real”, diz Brian Ruckley, que está escrevendo as aventuras da nova série, que completa: “Mas tão importante, é uma oportunidade incrível para novos leitores descobrirem e explorarem um dos maiores universos - e um dos melhores elencos de personagens - que a ficção científica tem para oferecer, e entrarem logo no início de uma verdadeira saga épica”. Um entusiasmo que também é compartilhado por Ron Joseph, um dos desenhistas, que diz: “Na minha juventude, eu devorei tudo de Transformers: brinquedos, quadrinhos, o desenho animado, o filme, com uma fome tal qual a de Unicron. 'Robots in Disguise' dominou todos os meus momentos de vigília. Participar da equipe criativa da IDW para o lançamento de uma história em quadrinhos de Transformers é impressionante, e facilmente um dos melhores momentos da minha vida”.
                "Estamos ansiosos para começar este novo capítulo na narrativa dos Transformers", diz Michael Kelly, vice-presidente de publicações globais da Hasbro. “Estamos empolgados em começar um conto que será acessível e atraente para leitores não familiarizados com a mitologia de Transformers, ao mesmo tempo em que fornecemos a profundidade e o drama que nossos fãs de longa data esperam. É uma grande responsabilidade, mas temos a equipe certa e os personagens certos para isso”, completa.
                Hernandez e Joseph são artistas de longa data da IDW, tendo trabalhado nos títulos de Jornada nas Estrelas e dos Micronautas publicados pela editora. Já Brian Ruckley está praticamente estreando em um título da franquia, mas sua devoção de longa data pelos Transformers o fazem um grande conhecedor dos personagens mais icônicos da série, e de como trabalhar com eles. A nova série tem previsão de chegar às comic shops dos Estados Unidos no dia 13 de março. E sóo fato da publicação ser quinzenal já indica que eles têm muitos planos para as histórias que serão mostradas.
                Infelizmente, deverá ser mais um material que não chegará a nosso país. Apesar da grande base de fãs de Transformers que temos por aqui, infelizmente toda a produção recente de quadrinhos da franquia nunca aportou por aqui. As últimas aventuras foram publicadas há pouco mais de uma década, e ainda assim de modo meio atabalhoado, pela editora On-Line, que publicou algumas edições tentando embarcar no sucesso do primeiro filme para cinema. Alguns anos antes, em 2003, a Panini agraciou os leitores e fãs ao trazer o excelente material lançado pela Dreamwave nas séries G1 e Armada, mas que não teve continuidade por parte da editora. De lá para cá, mesmo com o estrondoso sucesso de bilheteria dos filmes, o máximo que os fãs viram ser lançado por foram as novas séries animadas. Nem mesmo o cross-over entre os poderosos Vingadores, da Marvel Comics, e os Transformers, chegou a ser publicado aqui.
                E o momento atual da economia brasileira, que ainda inspira cuidados, em um mercado que recentemente passou a sentir com força o baque da crise econômica dos últimos anos, também conspira para tão cedo não vermos os confrontos dos Autobots e Decepticons nos quadrinhos nas nossas bancas. Só nos resta aguardar que o futuro próximo seja mais esperançoso, ou simplesmente comprar as edições da IDW...



Nenhum comentário:

Postar um comentário