quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

QUADRINHOS DISNEY DE CASA NOVA NO BRASIL EM 2019


                Algumas coisas neste ano de 2018 certamente não deixarão saudades no mercado nacional de quadrinhos. Uma delas foi o cancelamento geral, por parte da Editora Abril, em julho passado, de toda a sua linha de quadrinhos Disney, a mais longeva do mercado tupiniquim, e que deu origem à própria Abril em 1950, quando foi lançada a edição Nº 1 da revista “Pato Donald”, que daria início àquele que se tornaria, em seus melhores dias, o mais poderoso conglomerado editorial do país. O fim da linha de quadrinhos estrelados por Donald, Tio Patinhas, Zé Carioca, Mickey & cia. apenas foi a ponta do iceberg da nefasta situação da Abril, que após vários anos de má gestão empresarial, entrou em recuperação judicial no mês de agosto, complicando uma situação que já era ruim com a demissão de centenas de profissionais, muitos deles com anos de casa, e que até agora não viram o pagamento de seus direitos trabalhistas.
                Foi muito ruim para os leitores verem o que restava do grande leque de publicações que a editora já teve um dia reduzido apenas aos quadrinhos da Disney. Como que tendo ciência disso, ao menos a editora paulistana lançou inúmeras edições especiais de luxo nos últimos anos, mostrando que os personagens Disney ainda tinham fôlego para encarar a briga com as séries de super-heróis e os mangás que passaram a dar as caras no mercado nacional de quadrinhos nas últimas duas décadas. Foi um choque ver tudo isso acabar, de um momento para o outro, especialmente com algumas coleções muito elogiadas sendo publicadas, como a Biblioteca Don Rosa, a série de tiras do Mickey, e a coleção de luxo das histórias de Carl Barks, que ficaram completamente incompletas. E, claro, a descontinuidade dos títulos Disney, sendo um deles, a revista Pato Donald, até então a mais longeva publicação ininterrupta do mercado nacional, que vinha desde o seu lançamento em 1950 até junho deste ano, editada sem pausas.
                Os meses seguintes passaram a ser de especulações, sobre quem iria assumir a publicação dos títulos Disney no Brasil. Falou-se de todo mundo, até mesmo da Globo, que há muitos anos riscou de seu portfólio todas as revistas em quadrinhos, e que poderia voltar a investir no segmento, assumindo a linha Disney. E muita gente apostou no mais óbvio, que a Panini Comics, a grande dominadora do mercado nacional de quadrinhos, que poderia pegar os direitos e engordar ainda mais seu leque de publicações e sua já confortável posição de liderança no mercado editorial. Os meses foram passando, e os boatos correndo aqui e ali, e a certeza era apenas uma: não seria ainda em 2018 que os quadrinhos Disney voltariam ao mercado brasileiro, para infelicidade dos leitores e fãs dos personagens.
                Felizmente, o intervalo da publicação dos personagens Disney no Brasil já tem data para acabar, agora no primeiro semestre de 2019. No último dia 19 de dezembro, a Editora Culturama, da cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, anunciou oficialmente que será a nova casa dos quadrinhos Disney no Brasil, em substituição à Editora Abril. De acordo com o anunciado da Culturama, o projeto da empresa é publicar inicialmente cinco revistas por mês, todas com histórias inéditas no Brasil. Entre os personagens principais das histórias estão Pato Donald, Mickey, Tio Patinhas, Pateta, Minnie, Margarida, entre outros.
                O diretor da Culturama, Fabio Hoffmann, acredita que o projeto tem um grande potencial. “Queremos colocar as histórias em quadrinhos em mercados alternativos, onde nossa editora já atua e também vamos trabalhar com assinantes e mercado de bancas. Assim, todos terão acesso às publicações”, afirma Hoffmann. Neste sentido, a ideia da editora é distribuir as histórias em quadrinhos também em papelarias, lojas de preço único, bazares, supermercados e outros, e não apenas focar na distribuição em bancas, que até hoje sempre foi o único modo de distribuição de revistas em nosso país. Além das publicações mensais, a editora já planeja edições especiais e também edições mais baratas, para atingir todos os públicos e bolsos. Para Hoffmann, ser responsável pela publicação das histórias em quadrinhos Disney é algo muito importante para a empresa. “Nos sentimos honrados com esta oportunidade, mas sabemos que é um grande desafio. Vamos trabalhar com seriedade e dedicação para fazer com que os quadrinhos conquistem cada vez mais fãs no Brasil. Queremos ouvir o mercado e os leitores para realizar um trabalho que supere as expectativas”, explica Hoffmann. Por já trabalhar com alguns materiais da Disney nos últimos anos, a Culturama conseguiu fechar contrato para ser anova editora dos quadrinhos Disney no Brasil, surpreendendo os concorrentes que também estavam disputando o contrato de publicações.
                As primeiras edições das novas revistas Disney deverão sair em março de 2019. Além do formato gibi, com os personagens clássicos, a Culturama também deverá publicar livros com histórias em quadrinhos infantis de franquias pertencentes à Disney como Frozen, Princesas e Moana; Disney Pixar como: Carros, Toy Story, Monstros S.A., entre outros. Por enquanto, nada foi dito a respeito das coleções especiais que vinham sendo lançadas pela Abril, como por exemplo a Biblioteca Don Rosa, entre outros títulos, que foram interrompidos pelo cancelamento dos quadrinhos na Abril. E, de certa forma, ainda é cedo para se pensar no lançamento deste tipo de material, embora a Culturama garanta que tem planos para este tipo de edição, mas afirme que o contrato assinado não prevê, pelo menos por enquanto, este tipo de material.
                E quem estará no comando editorial da nova linha de quadrinhos Disney é alguém que conhece muito bem a área e os personagens: será Paulo Maffia, que era responsável pela divisão de quadrinhos Disney na Abril, e que agora comandará a empreitada assumida pela Culturama, o que garante a qualidade editorial das novas revistas, cujos títulos serão Pato Donald, Mickey, Tio Patinhas, Pateta e Aventuras Disney. Mas a Culturama ainda está estudando se vai ou não continuar a numeração das mensais de onde a Editora Abril parou.
                Maiores detalhes sobre o formato dos novos títulos, sua distribuição, e o mix de histórias serão divulgados nas próximas semanas, conforme o desenvolvimento dos trabalhos para lançamento dos quadrinhos. Um fato a ser amplamente comemorado pelos fãs e leitores não apenas dos personagens Disney, mas dos quadrinhos em geral. E que a Culturama possa fazer um bom trabalho na condução desta linha de revistas que tanto significou para gerações e gerações de leitores de quadrinhos em nosso país. Vida longa aos quadrinhos Disney em 2019!


Nenhum comentário:

Postar um comentário