terça-feira, 25 de dezembro de 2018

TURMA DA MÔNICA E HERÓIS DA DC COMICS SE ENCONTRAM


                E a onda de edições e histórias especiais envolvendo a Turma da Mônica continua a todo vapor. E neste mês de dezembro, aconteceu um evento muito especial: os personagens criados por Mauricio de Sousa enfim tiveram seu encontro com ninguém menos do que os heróis do universo da DC Comics. E não foi um mero encontro, não, mas diversas histórias, espalhadas por todos os títulos de linha da Mauricio de Sousa Produções publicadas pela Panini Comics, que também edita as revistas dos heróis DC no Brasil.
                O anúncio havia sido feito em agosto, durante a Bienal do Livro, com previsão de lançamento para este mês de dezembro, e com lançamento na Comic Com Experience 2018, a CCXP. Todas as histórias foram concebidas pela equipe artística da MSP, mas contaram com aprovação da própria DC Comics no projeto de encontro dos personagens de ambas as editoras. E, pela primeira vez, a turminha do Bairro do Limoeiro e o Chico Bento irão se encontrar de fato com os famosos heróis da DC Comics, de forma oficial. O que significa que os personagens serão tratados não apenas como eles de fato são, mas também serão chamados por seus nomes oficiais.
                Qualquer leitor veterano dos personagens de Mauricio de Sousa já viu Mônica, Cebolinha & cia. encontrarem antes com tais personagens. Mas estes “encontros” eram na base das citações humorísticas e paródias, que podiam ser feitos de forma livre, e sem compromisso. Assim, em determinada ocasião, Mônica virou a auxiliar de Batman, assumindo o uniforme de Robin, enquanto este estava doente. Mas, na história, o Menino Prodígio era chamado de “Bobin”, enquanto o Homem-Morcego era chamado de “Batimão”, e um de seus mais notórios inimigos, o Coringa, era chamado de “Moringa”. Em outra história, quem aparecia numa aventura era o “Superomão”, que acabava inclusive sendo vencido pela Mônica com uma de suas coelhadas, que eram mais mortais para o herói do que a “pedronita”, e por assim vai. Foram várias histórias ao longo dos anos com “aparições” de heróis nestes formatos, em estilo de paródia, que todo mundo sabia quem eram. Mas, por isso mesmo de serem tratadas como paródias, estas histórias não precisavam mostrar os heróis em situações sérias como nas suas aventuras originais.
                Já este encontro é completamente diferente, com a turminha encontrando de fato os poderosos heróis da DC Comics, com direito a participação até de alguns dos mais notórios vilões do Universo DC. Tudo com chancela oficial da editora norte-americana, que resultou em várias histórias dos heróis encontrando com Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e toda o resto da turma, em várias edições que chegaram às bancas neste mês de dezembro. Mas o cross-over não ficou apenas para as edições “convencionais” dos títulos de linha: cada aventura ganhou uma edição especial em formato americano, e capa variante, para delírio dos colecionadores que adoram este tipo de empreitada, que logicamente, serve mais para sangrar o bolso dos leitores que querem ter todas as versões das revistas lançadas.
                O cross-over envolve praticamente todas as edições de dezembro (e a de janeiro de Turma da Mônica Jovem), em um total de 18 revistas, com 8 histórias diferentes, algumas delas com títulos bem sugestivos, referindo-se a sagas e aventuras específicas que os mais devotados leitores poderão identificar com alguma facilidade. As edições regulares de Turma da Mônica publicadas em espanhol e inglês também estão no pacote. Confiram a listagem das revistas, e os artistas das capas variantes das edições em formato americano:

# Cascão Nº 44; edição normal com opção de Capa Variante;
# Cebolinha Nº 44;
# Chico Bento Nº 44;
# Magali Nº 44;
# Mônica Nº 44;
# Turma da Mônica Nº 44;
# Turma da Mônica Jovem Nº 25;
# Turma da Mônica Jovem Nº 26;
# Mónica Y Sus Amigos Nº 44;
# Monica and Friends Nº 44;
# Cascão Especial – O mestre dos mares (formato americano), capa por Eduardo Pansica;
# Cebolinha Especial – Eu trabalho sozinho (formato americano), capa com arte de Eddy Barrows;
# Chico Bento Especial – Esperança (formato americano), capa por Ivan Reis;
# Magali Especial – Muita fome para muita velocidade (formato americano), capa com arte de Felipe Watanabe;
# Mônica Especial – O plano infalível e a lanterna verde (formato americano), capa com arte de Adriana Melo;
# Turma da Mônica Especial – O níver (formato americano), capa por Ivan Reis;
# Turma da Mônica Jovem – Os mais jovens heróis da Terra (formato americano), capa com arte de Danilo Beyruth;
# Turma da Mônica Jovem – Odisseia Infinita (formato americano), capa com arte de Robson Costa.

                Os fãs ainda tiveram o lançamento de um box especial, contendo todas estas edições, pelo preço promocional de R$ 120,40, que estava disponível para compra no estande da Panini Comics na CCXP, e atualmente no site da própria editora, pelo valor citado acima, no endereço https://loja.panini.com.br/panini/produto/MSP-Box-Crossover-Turma-da-Monica-e-Liga-da-justica.aspx. Infelizmente, para aqueles que desejavam adquirir apenas as edições convencionais ou as edições com capas variantes, durante o megaevento que teve lugar entre os dias 6 e 9 deste mês na capital paulista, o estande da editora nunca estava com todas as edições disponíveis para venda, obrigando muitos a terem de comprar o box para ter todas as edições, infelizmente com o ônus de ter de levar as demais edições, que talvez não desejassem comprar. Afinal, são apenas 8 aventuras, que são repetidas em 18 revistas, sendo que uma delas, a da edição Nº 44 de Turma da Mônica, tem 4 edições, sendo duas delas em idiomas espanhol e inglês. Para sorte dos compradores, o box estava com preço promocional no evento, de modo que o gasto era menor, embora isso pudesse não compensar pela necessidade de comprar todas as edições trazidas pela caixa. Aliás, a Panini, mesmo já sendo a 5ª edição da CCXP, marcou bobeira neste quesito, não disponibilizando para os fãs todas as edições avulsas durante a realização do evento, ao mesmo tempo em que deixava de oferecer várias edições de lançamentos que já se encontravam disponíveis em banca e na Amazon Brasil, perdendo a oportunidade de vender no evento, e decepcionando vários fãs que desejavam adquirir estas edições lá.
                Todas as edições já se encontram disponíveis para venda no site da Panini Comics, em https://loja.panini.com.br, sendo que várias já se encontram distribuídas para as bancas de todo o país. O lançamento destes cross-overs foi muito comemorado pelos fãs, e pelo próprio Mauricio de Sousa, que declarou que “por quase 60 anos, meus quadrinhos têm entretido muitas gerações de leitores brasileiros. Agora, todos eles, assim como eu, vão aproveitar este momento muito especial: o crossover de Mônica e seus amigos com os super-heróis da DC Comics”. O entusiasmo também foi compartilhado, à época do anúncio do cross-over, por Marco M. Lupoi, diretor geral de publicações do Grupo Panini: "Se você achava impossível misturar o universo do bairro do Limoeiro com as atmosferas de Metrópolis, de Gotham City e de Paradise Island, prepare-se para a grande surpresa que está por vir em nossas publicações", comentou.
                Portanto, fãs da Turma da Mônica e dos heróis da DC Comics, é hora de vibrar com os mais insólitos encontros entre os personagens, como a Magali encontrando o Flash para solucionar um mistério que está atingindo o Bairro do Limoeiro, Cebolinha encontrando ninguém menos que o Batman, e Chico Bento cruzando com o Superman e a Mulher-Maravilha, entre outras aventuras. E para breve, os personagens de Mauricio de Sousa já terão novos encontros com outros diferentes personagens, como Astro Boy e Hello Kitty, e não está descartado novos encontros com os heróis da DC, dependendo das circunstâncias. Portanto, os fãs de Mônica & cia. tem um desfecho de ano com chave de ouro para comemorar não apenas os novos projetos anunciados na CCXP para 2019, mas também pelo belo lançamento deste megacross-over dos personagens junto aos famosos heróis da Liga da Justiça. Que possamos ver novos encontros assim no futuro...


Nenhum comentário:

Postar um comentário