quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MORREU RON SMITH, DESENHISTA DO JUIZ DREDD


                Dizem que cada personagem sempre foi marcado por algum desenhista de suas aventuras em especial. No caso do durão Juiz Dredd, o agente da lei mais temido da metrópole futurista de Mega City 1, Ron Smith foi um de seus artistas mais icônicos, e mesmo tendo trabalhado pela última vez com o personagem em 1994, era lembrado por muitos fãs até hoje. O ex-desenhista faleceu aos 94 anos, no último dia 10 de janeiro, em sua casa, após passar os últimos anos lutando contra o Mal de Parkinson.
                Nascido em Bournemouth, Inglaterra, em 1924, Ron começou sua carreira artística após o fim da Segunda Guerra Mundial, onde atuou como piloto. Em 1947, ele entrou no estúdio de animação Gaumont, e após a quebra desta empresa em 1949, ele começou a trabalhar com quadrinhos, tendo em 1952 passado a trabalhar para a editora DC Thomson & Co. como ilustrador e desenhista de histórias em geral, tendo permanecido até 1972, quando passou a atuar como artista freelancer, trabalhando para várias editoras.
                Em 1979, ele passaria a integrar a equipe de desenhistas da revista AD 2000, passando a ilustrar as aventuras do mais popular personagem da publicação britânica, o implacável Juiz Dredd. Ron Smith acabou se tornando de longe o artista mais prolífico a trabalhar com o personagem, e juntamente com feras como Brian Bolland e Mike McMahon, ele contribuiu para algumas das mais populares aventuras épicas do personagem, como as histórias "The Day the Law Died" e "The Judge Child". Não por acaso, ele só deixou de trabalhar com o personagem em 1994, depois de praticamente 15 anos atuando no desenho das aventuras do personagem.
                Entre os personagens mais conhecidos criados por Ron Smith nas histórias de Dredd estava Otto Sump, o homem mais feio de toda Mega-City 1; co-criou o o anti-herói anarquista Chopper, e também Dave, o orangotango que acabou por se tornar o prefeito de Mega-City 1. Seu estilo de arte casou tão bem com a série futurista, que quando o jornal Daily Star ia passar a publicar tiras semanais do Juiz Dredd, em 1981, ele foi o nome escolhido para ilustrar essa série que seria publicada no jornal, tendo desenhado praticamente todas elas, até o seu encerramento, em 1998, tendo permanecido ainda mais tempo nessa função do que na série de aventuras que eram publicadas na revista AD 2000, onde já tinha saído após 1994.
                "Lamentamos muito que o artista de Juiz Dredd, Ron Smith, tenha falecido", dizia a postagem do perfil oficial da revista AD 2000 no Twitter. "Da co-criação de Chopper, ao esquisito Otto Sump, e ao maravilhoso Prefeito Dave, ele foi um artista incrível com uma carreira de décadas. Nossas mais profundas condolências à sua família." Quem também se manifestou foi o artista Dave Gibbons, também através do Twitter: "Más notícias. Ron era um dos artistas mais icônicos do Juiz Dredd e um grande sujeito. Tive a sorte de conhecer alguns de seus personagens para a DC Thomson & Co., no início da minha carreira, e aprendi muito estudando o trabalho dele."
                Smith aposentou-se dos quadrinhos ao final da década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário