quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O GORDO E O MAGRO GANHARÃO NOVA SÉRIE DE QUADRINHOS


                Nos bons e mais inocentes tempos da comédia, uma dupla que permanece até hoje na memória de muitos, era a formada por Stan Laurel e seu parceiro Oliver Hardy, que aqui no Brasil ganharam o nome de “O Gordo e o Magro”, em referência ao biotipo físico de ambos: o magro Stan e o gordo Hardy. A dupla começou a trabalhar junta na segunda metade da década de 1920, e de suas performances em teatros, eles ganharam fama mundial com os curta-metragens de cinema e filmes de comédia que protagonizaram nos anos seguintes. Com um humor por vezes pastelão, com muitas piadas visuais, e por vezes surreais, a dupla de comediantes se tornou muito famosa, rivalizando em fama com os Três Patetas. Em 1945, após pasarem por estúdios como Fox e MGM, com vários curtas e longa-metragens produzidos, eles deram uma pausa nas produções de cinema, para se concentrarem em apresentações teatrais, fazendo turnês por vários países.
                O reínicio das produções cinematográficas no início dos anos 1950, porém, pegou os artistas com problemas de saúde que começaram a se avolumar. Oliver Hardy sofreu um infarto em 1954, o que debilitou muito sua saúde, vindo a falecer em 1957. Stan Laurel, que também já vinha sofrendo com problemas variados, ficou arrasado com a morte do parceiro e grande amigo, uma vez que ambos eram verdadeiramente como irmãos, tamanha a ligação de amizade entre ambos em todos os anos da carreira. Sem ter mais Hardy em sua companhia, Laurel passou a trabalhar apenas atrás das câmeras, escrevendo e dirigindo. Ele faleceria em 1965. A fama de ambos, contudo, já os tornava praticamente imortais na história do entretenimento, e por isso mesmo, eles ganhariam em 1966 um desenho animado, produzido pela Hanna-Barbera, em parceria com a Larry Harmon, detentora dos direitos sobre os trabalhos da dupla.
                O sucesso da animação motivou a editora Thorpe & Porter a publicar no Reino Unido uma série de quadrinhos com histórias baseadas nela, rendendo um total de 136 edições. Repetindo, tanto na animação como nos quadrinhos o modelo de humor praticado pela dupla, Stan Laurel e Oliver Hardy continuaram a divertir gerações muitos anos após a morte de ambos. Existem poucos nomes na história da comédia que conseguiram resistir à passagem do tempo. Trazendo risadas a gerações como poucas antes ou depois delas, Laurel e Hardy foram reconhecidos como um modelo para o humor moderno, que faz sucesso até hoje. Stan Laurel e Oliver Hardy eram o ápice do gênio cômico de seu tempo. Mas, muito tempo se passou desde que foi produzido o desenho animado, e a série de quadrinhos. Durante esse longo tempo, um ou outro filme foi feito com a dupla, interpretada por outros atores, tentando incorporar tanto quanto possível seus estilos e personalidades, de forma a manter viva a memória de ambos.

               Pois agora, é hora de um retorno mais do que triunfal de O Gordo e o Magro, que ganharão uma nova série de quadrinhos que deverá chegar às Comic Shops dos Estados Unidos no mês de abril. A responsável é a American Mythology Comics, a mesma empresa que trouxe há algum tempo atrás Os Três Patetas (The Three Stooges) de volta ao mundo das histórias em quadrinhos, e que estará trazendo os amados trocadilhos da dupla Laurel & Hardy de volta para sua legião de fãs com o lançamento de uma nova revista! A editora de quadrinhos planeja celebrar e homenagear o legado de Stan e Ollie, trazendo novas histórias para toda uma nova geração de fãs, bem como para os antigos fãs que ainda lembram com carinho das estripulias perpetradas pela dupla. A AMC também tem planos de reimprimir algumas de suas histórias produzidas há muito tempo atrás.
                A arte para a nova série será criada pelo veterano artista Jorge Pacheco (Rocky & Bullwinkle, Pantera Cor-de-Rosa, Looney Tunes). Pacheco é bem versado em ilustrar a dupla de comediantes, já tendo feito isso há mais de 30 anos, quando Stan e Ollie viraram páginas de histórias em quadrinhos. As histórias para a edição de estréia serão fornecidas pelo romancista e escritor de quadrinhos, S.A. Check (Os Três Patetas, Gasparzinho), e pelo escritor multimídia, Jordan Gershowitz (Tom e Jerry, Danger Mouse, Vila Sésamo). Ambas as novas histórias se concentrarão em honrar o tom e a sensação dos esquetes originais que se tornaram famosos pelos comediantes.
                "Às vezes você só tem sorte", disse o artista Jorge Pacheco. “Meu padrasto trouxe uma revista em quadrinhos para mim. Era um livro de monstros com arte de Jack Kirby e Steve Ditko. Como eu deveria saber, minha primeira exposição aos quadrinhos foi provavelmente desenhada pelos dois maiores artistas de quadrinhos de todos os tempos. Então, um dia, eu estava navegando na TV quando me deparei com esse ‘cara gordinho e seu amigo bobo’. Eu assisti e fiquei imediatamente viciado. Mal sabia eu, eu estava assistindo a maior dupla cômica de todos os tempos, Laurel & Hardy. Mais uma vez, tive sorte. Então, durante toda a infância, eu li quadrinhos, assisti shows de monstros e os ótimos filmes de O Gordo e o Magro em um mini projetor de filmes que minha mãe havia me comprado, até que os filmes virassem farrapos. Recentemente, meus bons amigos da American Mythology perguntaram se eu gostaria de ser um artista em um novo projeto para a editora. Eu estava animado e perguntei qual livro? Eles disseram Laurel e Hardy. Às vezes, a sorte é uma coisa maravilhosa. Espero que todos gostem das palhaçadas da dupla cômica, tanto quanto eu gostei de trazer O Gordo e o Magro de volta à vida nessas páginas de quadrinhos!”
                "É uma ocasião rara para um escritor contribuir na celebração de dois gênios cômicos como Stan Laurel e Oliver Hardy", disse o escritor S.A. Check. “Quando eu descobri que a American Mythology tinha uma chance de trabalhar com a Larry Harmon Pictures para trazer esses ícones da comédia de volta aos fãs, eu fui o primeiro na fila a ter uma chance de trabalhar no livro. Uma das minhas partes favoritas do processo foi mergulhar de volta nos esquetes e filmes e inúmeros artigos escritos sobre os comediantes, e lembrando por que tantos fãs continuam a o trabalho da dupla em tão alta consideração. Estou muito orgulhosa do meu trabalho no projeto, e só espero conseguir trazer uma fração da magia que eles compartilharam no palco para poder exibir para os fãs atuais de quadrinhos”.
"Estamos entusiasmados e honrados em trabalhar com a American Mythology em uma nova linha de quadrinhos de O Gordo e o Magro. Com o lançamento internacional de nosso novo filme de Laurel & Hardy, Stan & Ollie, o momento é perfeito para reintroduzir os quadrinhos da dupla para as novas gerações de fãs de Laurel & Hardy, bem como, é claro, para os milhões de fãs existentes em todo o mundo", disse Marci Breth, vice-presidente da Larry Harmon Pictures Corporation.
                No Brasil, além da exibição dos curtas e dos filmes, o desenho animado também foi exibido várias vezes na TV. A Editora Abril, de 1973 a 1981, publicou uma revista em quadrinhos com a dupla, que rendeu 32 edições. Infelizmente, estas histórias em quadrinhos deixaram de ser lançadas por aqui desde então. Já as produções cinematográficas da dupla foram reprisadas inúmeras vezes nas emissoras de TV, e alguns filmes chegaram a ser lançados no mercado de vídeo nacional há alguns anos, mas sempre lançamentos esparsos, e com pouca divulgação. Apesar desse “abandono” pela programação das redes de TV nos anos mais recentes, Stan Laurel e Oliver Hardy continuam firmes nas lembranças de todos aqueles que tiveram chance de assistir às suas apresentações, seja no cinema, na TV, ou nos quadrinhos. Foram cerca de 107 filmes entre 1927 e 1950. Não é pouca coisa. Vida longa à dupla O Gordo e o Magro. E que a nova série de quadrinhos honre o espírito da comédia representada pelos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário