quinta-feira, 9 de novembro de 2017

CROSS-OVER DE JORNADA NAS ESTRELAS E PLANETA DOS MACACOS É LANÇADO NO BRASIL



                Quem espera sempre alcança, diz o tradicional ditado, mas quando se trata de quadrinhos, muitos materiais que são lançados nos Estados Unidos raramente tem a oportunidade de serem publicados no Brasil. Felizmente, uma exceção a estes casos é o belo cross-over envolvendo duas famosas franquias da TV e do cinema, que acaba de ganhar uma bela edição nacional através do selo Geektopia, da editora Novo Século, que já está disponível nas livrarias e comic shops do país: JORNADA NAS ESTRELAS/PLANETA DOS MACACOS: A DIRETRIZ PRIMATA.
                Lançada no formato 17,5 x 26,5 cm, com cerca de 136 páginas, e capa dura, ao preço de R$ 49,90, a edição compila a minissérie lançada nos Estados Unidos no final de 2014 e início de 2015 pela IDW Publishing, atual detentora dos direitos de publicação de quadrinhos de Jornada, e a Boom! Studios, que detém os direitos relativos a Planeta dos Macacos. O roteiro ficou a cargo dos irmãos Scott e David Tipton, e a arte das histórias é de Rachael Stott. Os irmãos Tipton já haviam criado um belo cross-over anterior de Jornada nas Estrelas, com a tripulação da Nova Geração junto com Doctor Who, enfrentando ninguém menos do que os borgs, com bons elogios tanto dos fãs quanto da crítica, e partiram para repetir a dose, agora com a turma da Entreprise clássica, liderada pelo bom e velho capitão James T. Kirk, tentando descobrir o que os tradicionais rivais da Federação, os Klingons, andam aprontando, cujos relatórios da Frota Estelar têm apresentado informações de atividades incomuns dos beligerantes guerreiros em um quadrante estelar aparentemente sem importância.
                E o que eles descobrem é absurdamente perturbador: impedidos de conquistarem os mundos da Federação devido ao tratado de Organia, os Klingons desenvolveram um aparelho que lhes permite viajar para uma realidade paralela, onde naturalmente a restrição de Organia não os afeta. E o primeiro planeta onde eles resolvem interferir é um mundo muito similar à Terra, com a única diferença de que a espécie dominante são... os macacos. Descobrindo o rastro dos Klingons neste mundo, Kirk, Spock, McCoy e toda atripulação da NCC-1701 dos tempos da série clássica de TV precisarão encontrar uma maneira de deter os planos dos Klingons de alterarem o equilíbrio de poder neste mundo dominado pelos primatas, e de modo a não infringirem sua famosa primeira diretriz. E para isso, eles precisarão do auxílio de alguns dos próprios primatas, como Zira e Cornelius, que por acaso também conhecem outro humano que poderá tanto auxiliar quanto criar ainda mais problemas para a tripulação da Enterprise, um astronauta chamado George Taylor, que já teve sua própria experiência com estes primatas sensientes, e não gostou nem um pouco da experiência. Vendo o potencial da tecnologia da nave Enterprise, Taylor começa a ter suas próprias idéias em relação às possibilidades de auxiliar a turma de Kirk & cia., e isso pode se revelar uma ameaça tão ou até mais complicada do que os Klingons, que por si sós jà são uma encrenca daquelas para o pessoal da Federação.
                Com uma perfeita ambientação reproduzindo os ambientes tanto da série clássica de TV de Jornada, quanto do filme original de Planeta dos Macacos, a história da minissérie consegue se manter fiel às caracterizações dos personagens, com direito a um final que, se não é perfeito, acaba por ser interessante para quem acompanhou ambas as franquias e conhece suas histórias, embora alguns achem que poderia ter sido melhor finalizado. Mas, é uma bela história de ficção científica, devidamente plausível para um encontro entre ambas as franquias. "O Planeta dos Macacos e Jornada nas Estrelas são franquias inovadoras de ficção científica, e ambos lidam com muitos dos mesmos temas e problemas sociais", declarou Greg Goldstein, presidente e chefe de operações da IDW Publishing, à época do anúncio do lançamento da minissérie nos Estados Unidos. "Um cruzamento entre os dois é algo mais do que natural e vem com muito atraso.", finalizou. "Antes que eu conseguisse ler histórias em quadrinhos quando era criança, eu podia assistir ficção científica na televisão. Meu pai costumava me acordar quando já tinha passado da minha hora de dormir para assistir a Jornada nas Estrelas, e eu levava uma lancheira de Planeta dos Macacos comigo ao jardim de infância todos os dias", declarou Ross Richie, fundador e CEO da BOOM! Studios. "Basta dizer que, juntar estes dois titãs da ficção científica numa mesma página, de uma forma que provavelmente nunca aconteceria nas telas, é um grande momento para mim tanto pessoal como emocionalmente.", completou.
                Para os fãs de Jornada Nas Estrelas, o lançamento desta minissérie é praticamente um marco inédito, pois trata-se do primeiro cross-over de quadrinhos envolvendo a franquia no Brasil. Nos anos 1990, o cross-over envolvendo a tripulação clássica da Enterprise e os X-Men estava praticamente pronto para ser publicado pela Abril Jovem quando o projeto da edição acabou cancelado na última hora. Outros cross-overs envolvendo a franquia de Jornada tem sido desenvolvidos recentemente pela IDW Publishing nos Estados Unidos, como por exemplo o encontro da tripulação da Enterprise, versão pós-reboot do filme de 2009, com a Tropa dos Lanternas Verdes, da DC Comics, que já rendeu duas minisséries, ainda inéditas em nosso país. Quem sabe, dependendo da receptividade deste lançamento da Editora Novo Século, não venham os outros cross-overs com a turma de Jornada? A esperança é a última que morre. E é preciso ter perseverança. Afinal, sem isso não se chega a lugar nenhum, e com a economia brasileira ainda claudicante, lançamentos como este têm de ser comemorados. Vida longa e próspera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário