quinta-feira, 9 de novembro de 2017

SOBRINHOS DO DONALD GANHAM EDIÇÃO DE 80 ANOS



                A Editora Abril continua investindo forte nas edições especiais, e acaba de lançar mais uma, agora comemorando nada menos que os 80 anos de Hughinho, Zezinho e Luisinho, os sobrinhos do Pato Donald, que surgiram numa série de tiras lançadas em outubro de 1937, concebidas pelo artista Al Taliaferro. De meninos endiabrados que se envolviam em brigas homéricas com seu Tio Donald, a quem foram confiiados por Dunbella, irmã gêmea de Donald, os garotos evoluíram bastante, ganhando novas personalidades e sendo até mais sensatos e “maduros” que seu tio, a quem passaram a ajudar e livrar de inúmeras encrencas, ao mesmo tempo em que passaram a se aventurar mundo afora nas viagens empreendidas pelo Tio Patinhas.
                HUGUINHO, ZEZINHO E LUISINHO – 80 ANOS DOS SOBRINHOS DO DONALD é uma bela edição no formato 16 x 23 cm, com capa dura e cerca de 400 páginas, ao preço de R$ 59,90, trazendo 30 histórias estreladas pelos garotos, várias delas completamente inéditas no Brasil, publicadas pela primeira vez nesta edição especial, que traz, entre outras preciosidades, a primeira aparição dos garotos na história “Os sobrinhos do Donald”, compilando as primeiras seis tiras dominicais lançadas em 17, 24 e 31 de outubro, e 07, 14 e 21 de novembro de 1937, concebidas por Al Taliaferro (argumento e arte) e Ted Osborne (roteiro), pela primeira vez em ordem cronológica, e em sua formatação original no Brasil. Desta primeira aparição, até os dias de hoje, a vida do pato mais esquentado de Patópolis nunca mais foi a mesma, para o bem e para o mal, e a felicidade de gerações de leitores que até hoje se deliciam com as peripécias envolvendo Donald e seus sobrinhos, nas mais variadas situações.
                Das situações de brigas familiares e situações próprias do confronto de idéias entre adultos e crianças, os garotos já viveram de tudo, tornando-se renomados generais da tropa de escoteiros-mirins de Patópolis, a aventuras nos mais diversos lugares e situações, e até mesmo indo ao espaço sideral, sejam pelas encrencas arrumadas por eles próprios ou por seu Tio Donald, ou arrastados para as mais diversas aventuras ao lado do Tio Patinhas. E sempre com seu infalível Manual do Escoteiro Mirim a tiracolo, com informações indispensáveis para ajudá-los a tirar seus tios das mais variadas enrascadas possíveis.
                Com a estréia das animações de Walt Disney, Donald não demorou a estrelar suas aventuras em celulóide, e seus sobrinhos também não tardaram a aparecer nelas, repetindo muitas das aventuras e situações vividas nos quadrinhos até então. Se Al Taliaferro criou e desenvolveu as primeiras aventuras do trio de patinhos, Carl Barks tratou de inclui-los em grandes aventuras, reforçando o seu papel como membros indispensáveis da Família Pato. Em Ducktales, série animada dos anos 1980, baseada em várias das histórias criadas pelo Homem dos Patos, Huguinho, Zezinho e Luisinho são as estrelas, ao lado do Tio Patinhas, estando sempre juntos em suas aventuras, sejam em Patópolis ou qualquer lugar, ainda que tenham deixado Donald de lado em quase todas as histórias, ao alistá-lo na marinha, e forçando-o a deixar os meninos aos cuidados de seu tio quaquilionário. No remake da série, que acabou de estrear na TV americana, os garotos estão lá, ao lado de ambos, mais uma vez, para viverem as mais diversas aventuras. Os garotos também apareceram na série de TV TV Quaquack (Quack Pack, no original), ao lado de Donald e Margarida, mas como adolescentes, e não como crianças.
                Como de costume, a edição da Abril conta com alguns materiais interessantes, entre eles um prefácio sobre a origem dos sobrinhos do Donald por Rivaldo Ribeiro e Edenilson Rodrigues, do site Planeta Gibi (www.planetagibi.com.br) além de comentários sobre as histórias reunidas na edição, contando também com storyboards, curiosidades arespeito da história dos trigêmeos nestas 8 décadas de vida, uma pequena biografia de Al Taliaferro, galeria de capas das edições, e outros mimos, para deixar o leitor completamente por dentro da história dos meninos.
                Sem dúvida, uma obra muito interessante para os fãs da Família Pato da Disney, e dos sobrinhos do Donald, que chegaram para morar com seu tio naquele distante ano de 1937, e nunca mais se separaram, vivendo aventuras conjuntas até hoje, e com fôlego para muito, muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário