sexta-feira, 28 de julho de 2017

DR. SLUMP ESTÁ DE VOLTA AO BRASIL, AGORA PELA PANINI



                Os fãs dos quadrinhos japoneses não podem reclamar dos lançamentos recentes feitos pelas editoras nacionais, que com crise ou sem crise, continuam oferecendo ao público leitor uma variedade de títulos para ninguém botar defeito. E quem é fã de Akira Toriyama, famoso criador de Dragon Ball, uma das séries mais cultuadas dos mangás, e dos animes, terá motivos para comemorar agora em agosto, quando o primeiro grande sucesso do mangaká estará voltando ao mercado editorial brasileiro, depois de uma longa ausência, após sua primeira incursão em bancas nacionais. Trata-se da série DR. SLUMP, que chegará às bancas nacionais agora através da Panini Comics.
                O formato será o tradicional tankhohon, tamanho 20 x 13,7 cm, com 192 páginas, com miolo em papel pisa brite, ao preço de R$ 13,90, com periodicidade mensal. Publicada no Japão iniciamente de 1980 a 1984, na revista semanal Shonen Jump, da editora Sueisha, Dr. Slump alcançou grande sucesso, tornando famoso o seu criador, Akira Toriyama. A série rendeu 18 volumes encadernados, e uma versão em anime, produzida pela Toei Animation, e exibida pela Fuji Television entre 1981 e 1986, contando com 243 episódios. Após o sucesso desta série, encerradapor Toriyama que admitiu ser muito difícil manter o nível dos textos em uma série cômica, ele deu início àquela que seria a sua série mais consagrada, Dragon Ball, que também ganharia versão em anime, que se tornaria famosa no mundo inteiro. Curiosamente, após o fim da produção original do anime de Dragon Ball, na fase GT, a Toei produziu um remake da série animada de Dr. Slump, que não conseguiu alcançar o mesmo sucesso da primeira animação, tendo sido encerrada com apenas 74 episódios exibidos entre 1997 e 1999, intitulada New Dr. Slump. A versão animada de Dr. Slump ainda ganhou mais 11 filmes para cinema, número bem respeitável para uma série de animação na Terra do Sol Nascente.
                Dr. Slump narra as aventuras de Arale, uma pequena garota-robô criada pelo inventor Sembei Norimaki, cujo apelido é Dr. Slump, e que se acha o inventor mais genial do mundo (pelo menos, ele se acha isso), tão genial que, nem bem Arale é ativada, ela descobre que não consegue enxergar direito, tendo de usar óculos a partir de então, já que Norimaki conseguiu a proeza de criar uma robozinha míope. Aliás, este é o motivo de seu apelido ser “Dr. Slump”, que significaria “Dr. Fracasso”, numa tradução literal. Vivendo junto com seu criador na Vila Pinguim, um lugar onde humanos convivem com os seres e animais mais estranhos que aparecem, Arale vive suas aventuras, causando muita confusão com sua ingenuidade e ignorância dos acontecimentos da vida, acabando com o sossego de seu criador, e de parte dos habitantes da vila, que já são confusos e enrolados por si sós, com os tipos mais malucos que já se ouviu falar. Com vários toques de nonsense e comédia, passando por toques escrachados, pitadas de humor inteligente e sutil, e diversas situações pra lá de cômicas, Dr. Slump fez grande sucesso entre os japoneses, tornando Akira Toriyama um dos mangakás mais badalados da Shonen Jump, posição que foi ainda mais elevada com o sucesso de Dragon Ball.
                Aliás, foi o sucesso de Dragon Ball que motivou a primeira publicação de Dr. Slump no Brasil, na década passada. A Conrad Editora, que havia sacudido o mercado editorial nacional com os lançamentos das séries de Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, apostou que a fama de Toriyama seria o suficiente para os fãs experimentarem o seu primeiro grande sucesso, e assim, em 2002, Dr. Slump chegou pela primeira vez à bancas brasileiras, no mesmo formato gráfico usado nas outras séries publicadas pela Conrad. Apesar da bem cuidada produção gráfica das edições da série, Dr. Slump não caiu no gosto dos leitores, mesmo sendo uma criação do autor de Dragon Ball, que na época se mostrava um sucesso absoluto de vendas, e de audiência na TV. Foram apenas 14 números lançados, o equivalente aos 7 primeiros volumes da série, devido às baixas vendas.
                Agora, uma década e meia depois, espera-se que a nova oportunidade propiciada pela Panini Comics seja mais bem- sucedida, e os fãs e leitores nacionais de quadrinhos e mangás tenham a oportunidade de conferir a série na íntegra. O acabamento gráfico é o padrão da editora, incluusive no preço, e como agora será lançado no formato de volume igual à versão japonesa, a série estará encerrada em um ano e meio, bem mais rápido do que quando foi lançada pela Conrad, na primeira metade da década passada. É uma série bem divertida e oferece boas risadas pelas situações mais insólitas e doidas em que Arale e seus amigos se metem, não apenas na Vila Pinguim, mas em todos os lugares por onde se aventuram.
                Os brasileiros, aliás, antes mesmo da primeira publicação de Dr. Slump, tiveram uma pequena amostra desta série pela primeira vez durante a exibição da versão animada de Dragon Ball em nosso país, ainda na década de 1990, uma vez que nos episódios 55 a 58, Goku, o herói de Dragon Ball, acaba indo parar na tresloucada Vila Pinguim, durante a perseguição ao perverso General Blue, das forças Red Ribbon, que havia roubado as esferas do dragão do então pequeno herói. Neste encontro, mostrado também no mangá original da série, Toriyama aproveitou para fazer um cross-over entre seus personagens, com Goku acabando por conhecer a pequena Arale, e parte dos personagens de Dr. Slump, que aproveitam para dar o ar da graça no então novo sucesso de seu autorr, tendo como ponto alto o combate onde Goku e Arale enfrentam juntos o General Blue. Arale ainda ganhou um novo encontro com Goku na atual série Dragon Ball Super, no episódio 69, onde Sembei Norimaki se encontra em um evento para ganhar um prêmio por sua última invenção, mas seu finado rival, o Dr. Mashirito, aparece para complicar as coisas, e faz Arale enfrentar não apenas Vegeta como o próprio Guku, em algumas cenas hilárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário