terça-feira, 24 de dezembro de 2019

FANTOMIUS GANHA PRIMEIRO VOLUME PELA PANINI COMICS


Os fãs dos quadrinhos Disney ficaram particularmente felizes este ano. Além de seus personagens amados de longa data terem encontrado uma nova editora, a Culturama, decidida a trazer de volta os títulos mensais dos personagens, após as publicações terem sido canceladas pela Editora Abril, eles tiveram a boa notícia de que a Panini Comics daria sequência ao lançamento das coleções especiais que a editora fundada por Victor Civita havia iniciado, como a Coleção Carl Barks, as tiras de jornais do Mickey, e a Biblioteca Don Rosa. Mas, a Panini deixou os leitores e fãs contentes também por anunciar o lançamento de outras edições em formato de luxo, a exemplo do que a Abril vinha fazendo nos últimos anos, com alguns títulos interessantes nas promessas de novos lançamentos, em especial para 2020.
Mas não foi preciso nem esperar o ano novo chegar para ver o primeiro destes novos lançamentos, e ele trata das aventuras de Fantomius, o Ladrão de Casaca, na edição FANTOMIUS – LADRÃO DE CASACA – VOLUME 01, que foi lançado já no início deste mês. A edição, em formato 28,5 x 18,5 cm, tem 224 páginas, e capa dura, trazendo 8 aventuras do intrépido ladrão justiceiro: O Monte Rosa; A Fuga de Fantomius; Fantomius a Bordo; Brutfagor; Silêncio na Sala; A Maldição do Faraó; A Oitava Maravilha do Mundo; e Fantomius na Neve. O preço da edição é de R$ 99,90, e já está à venda na loja virtual da Panini, assim como em outras livrarias, como a Amazon.
O personagem foi criado originalmente pelo roteirista Guido Martina e o desenhista Giovan Battista Carpi, que em 1969, após várias reclamações de leitores italianos devido ao Pato Donald ser mostrado frequentemente como um fracassado e perdedor, criaram para o pato uma identidade secreta de um super-herói vingador. Na história, após ganhar por engano a posse de uma vila desabitada nos arredores de Patópolis, Donald, ao verificar o lugar, acaba descobrindo o traje e o diário de um sujeito chamado Fantomius, que décadas antes atuou como um ladrão justiceiro punindo os ricos por seus desvarios e injustiças cometidas contra os pobres e menos afortunados, numa espécie de Robin Hood. Impressionado com a audácia e destreza do autor do diário, e sentindo-se igualmente desprezado e injustiçado até por seus parentes, como o Tio Patinhas e seu primo Gastão, que sempre desdenhavam dele, Donald resolveu assumir o legado justiceiro de Fantomius, adotando a identidade do Superpato, com a qual se vingaria das humilhações sofridas pelos parentes, utilizando o traje do notório ladrão, além de seus equipamentos e artimanhas, e contando com a ajuda providencial do Professor Pardal para lhe confeccionar novos equipamentos.
A princípio usando esta identidade apenas para se vingar das agruras sofridas por causa do Gastão ou de seu Tio Patinhas, não demorou para Donald transformar-se em um verdadeiro herói, passando a enfrentar outras ameaças e criminosos que infernizavam Patópolis, como os Metralhas, por exemplo. Isso levou o Superpato a ganhar muitas novas aventuras, inclusive uma nova série com ares de ficção científica, onde Donald tinha muitas outras ameaças a enfrentar, até alienígenas, e contando com equipamentos de alta tecnologia. Mas surgiu também, mais recentemente, a oportunidade de mostrar as aventuras daquele que inspirou Donald a adotar sua nova identidade super-heróica: Fantomius.
Vivendo na Patópolis dos anos 1920, e com base em alguns detalhes revelados nas aventuras do Superpato, o artista italiano Marco Gervasio concebeu uma série de histórias mostrando as aventuras do intrépido ladrão de casaca, sob o título “As Espantosas Façanhas de Fantomius – Ladrão de Casaca”, onde vemos o intrépido ladrão justiceiro, que na verdade era Lorde John Lamont Quackett, um aristocrata da elite de Patópolis, que desgostoso com a maneira como os ricos e nobres cometiam injustiças contra os pobres e oprimidos, assume a identidade do justiceiro vingador para dar-lhes a merecida lição. Contando com os euipamentos desenvolvidos por Copérnico Pardal, e tendo a seu lado sua namorada e aventureira mascarada conhecida como Dolly Páprika, Fantomius assombra os poderosos do período, que temem terem seus tesouros afanados pelo audacioso e intrépido ladrão.
Mas o anti-herói também tem em seu encalço o implacável Inspetor Pinko, da Polícia de Patópolis, que sempre fracassa em tentar prender o notório ladrão, que sempre tem um truque na manga para conseguir escapar, ou os embates com os famosos detetives Hercule Patorot e Patock Holmes. Esta série de aventuras vinha sendo publicada pela Editora Abril no título mensal do Tio Patinhas, e já haviam planos de se lançar uma edição de luxo reunindo todas as histórias, quando a editora resolveu cancelar toda a sua linha de quadrinhos, em julho de 2018. Agora, enfim, os leitores poderão admirar as proezas de Fantomius, nesta que é apenas a primeira edição da série, com estas oito primeiras histórias. E o melhor de tudo é que a Panini já anunciou que teremos o segundo volume em 2020, ainda em data a ser confirmada.
As espantosas façanhas do cavalheiro fora da lei que apavorou a aristocracia de Patópolis nos anos 1920 ganham uma série de luxo! Fazendo-se passar por um fanfarrão desastrado, Lorde John Quackett não atrai suspeitas dos nobres, nem da polícia. Melhor para ele, pois tem liberdade para atuar como Fantomius, um gatuno mascarado que rouba dos ricos para dar aos pobres - e a si mesmo. Ao lado da namorada e cúmplice Dolly Páprika, o criminoso aplica os golpes mais ousados com a ajuda dos inventos futuristas de Copérnico, o bisavô do Professor Pardal. O primeiro volume da saga de Fantomius reúne oito histórias repletas de caricaturas de celebridades, fictícias ou não, como astros do cinema mudo e detetives da literatura. A edição traz ainda duas entrevistas com o autor.
Certamente, um final feliz para aqueles que desejavam conhecer toda a saga das aventuras de Fantomius, o justiceiro e ladrão vingador cujo diário de aventuras fez nascer, décadas depois, o Superpato, herdeiro de sua coragem intrépida e audácia para enfrentar os malfeitores. Que venham as façanhas do Ladrão de Casaca, e que os malfeitores tremam. Fantomius sempre consegue roubar seus alvos, por mais difíceis que sejam, e é hora de confirmar sua eficária...


Nenhum comentário:

Postar um comentário