terça-feira, 24 de dezembro de 2019

COMUNIDADE TREKKER EM LUTO NESTE MÊS DE DEZEMBRO


O início deste mês de dezembro definitivamente não foi dos mais agradáveis para a comunidade trekker, os fãs da mais famosa franquia de TV da história, a Jornada nas Estrelas, iniciada em 1964, e com produções nos mais diversos segmentos da cultura pop até hoje. No espaço de menos de uma semana, tivemos o falecimento de alguns atores e profissionais que trabalharam na franquia que deixaram saudades nos fãs.
A primeira perda, no último dia 2, foi de Dorothy Catherine Fontana, aos 80 anos. DC Fontana, como era mais conhecida (e durante muito tempo muitos fãs pensavam até que se tratava de um homem), foi roteirista de vários episódios da série clássica de Jornada nas Estrelas, além de ter feito o mesmo papel na série animada. Entre alguns dos episódios roteirizados pela profissional estão “Charlie X”, o primeiro que ela escreveu, e onde provou que tinha capacidade para criar as histórias que Gene Roddenberry precisava para a série, quando reescreveu o episódio “This Side of Paradise”. É também de sua autoria os episódios “Tomorrow Is Yesterday” e “Journey to Babel”, que se tornaram clássicos entre os fãs de Jornada.
Nascida em 1939, em Sussex, Nova Jérsey, DC Fontana já atuava como roteirista para séries de TV no início da década de 1960, tendo inclusive se tornado secretária de Roddenberry, até ter a chance de escrever suas primeiras histórias para o seriado. Ela acabaria por assumir a função de editora de histórias, cargo que ocupou até o fim da segunda temporada, onde resolveu partir para novos desafios profissionais em sua carreira, onde tinha o objetivo de trabalhar de forma mais independente, e não ficar “presa” a Jornada nas Estrelas. Mesmo assim, ela ainda roteirizou mais alguns episódios de Jornada, antes da série ser cancelada definitivamente ao fim da terceira temporada.
Fontana então mostrou serviço como escritora para as mais variadas séries de TV em produção na época, sempre roteirizando episódios esporádicos para as produções, mantendo sua posição de não ficar atrelada em definitivo a nenhuma série. Isso lhe permitiu escrever histórias para os mais variados seriados, como Bonanza, Chaparral, O Grande Vale, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Fuga das Estrelas, Kung Fu, Viagem Fantástica, os Waltons, Dallas, e até mesmo episódios de séries animadas, como He-Man e os Mestres do Universo, A Lenda do Príncipe Valente, Reboot, Surfista Prateado, e Beast Wars: Transformers. Ela também voltaria a Jornada nas Estrelas, tendo escrito o episódio “Yesteryear” da série animada, além de ter roteirizado o episódio “Encontro em Longínqua”, piloto da série Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, e também roteirizado um episódio de Deep Space Nince.
Entre outras produções para as quais escreveu roteiros, temos Babylon 5, Buck Rogers no Século XXV, Guerra dos Mundos, Elo Perdido, entre outros. Apesar de já estar afastada há muitos anos de Jornada nas Estrelas, seu nome sempre era lembrado e respeitado pelos fãs da franquia, pelas histórias que havia criado para Jornada, e seu falecimento deixou muitos fãs consternados, por motivos mais do que óbvios. Nos últimos anos, ela ainda se mantinha extremamente ativa, prestando consultoria para vários projetos de TV. Que descanse em paz.
A perda seguinte foi de Robert Hudson Walker Jr., aos 79 anos de idade, ator que interpretou o personagem alienígena Charlie Evans no episódio “Charlie X” (coincidentemente, escrito por DC Fontana, falecida alguns dias antes), no dia 5. Assim como Fontana, como ator, Robert participou de inúmeras séries de TV ao longo de sua carreira, como Combate!, Túnel do Tempo, Bonanza, Columbo, Chips, As Panteras, entre outras produções.
E, por último, no dia 8, faleceu René Murat Auberjonois, também aos 79 anos, ator que fez o inesquecível Comissário Odo, o alienígena transmorfo em Deep Space Nine. O ator já tinha feito alguns papéis em Jornada nas Estrelas, mas Odo foi o seu único papel fixo, e que lhe deu um tremendo destaque na série, quando seu personagem é revelado como sendo da raça do Fundadores, os criadores do Dominium, uma força de um quadrante longínquo da galáxia que viria a se transformar numa das maiores ameaças para a Federação Unida de Planetas, e até mesmo o Império Klingon e o Império Romulano, quando se aliaram aos cardassianos para conquistar o setor da galáxia além da Fenda Espacial descoberta próxima ao planeta Bajor.
Nascido em Nova Iorque, em 1940, Auberjonois iniciou sua carreira artística na década de 1960, tendo atuado em teatro e também como cantor. Nos anos 1970, ele começou a participar de filmes e produções de séries de TV, entre elas Mod Squad, Mulher-Maravilha, Casal McMillam, As Panteras, Sra. Columbo, e mais posteriormente, Chicago Hope, Grey’s Anatomy, Criminal Minds, e Justiça Sem Limites. René também atuou como dublador, tendo emprestado sua voz a diversas animações ao longo dos anos, como Os Smurfs, Os Superamigos, Gobots, Tartarugas Ninjas, Batman – The Animated Series, Os Novos Caça-Fantasmas, Liga da Justiça, Duck Dodgers, Avatar – A Lenda de Ang, Bem 10, Homens de Preto, Scooby-Doo, A Pequena Sereia, entre muitos outros.
Em agosto de 2018, o ator foi o principal convidado do evento StarCon – 25 anos de DS9, realizado pelo fã-clube Nova Frota, grupo que sucedeu a antiga Frota Estelar Brasil. O grupo realizou uma campanha angariando apoio entre os fãs de Jornada nas Estrelas para poder trazer o artista ao Brasil para a convenção, onde René conquistou a todos com seu carisma, atendendo a todos com muita dedicação. A grande comunidade trekker mundial lamentou a morte do ator que deu vida a um dos personagens mais carismáticos de todo o universo de Jornada nas Estrelas.
A todos eles, os respeitosos votos de terem cumprido com suas “missões” não apenas em Jornada nas Estrelas, mas em suas respectivas carreiras artísticas. Que descansem em paz.

Um comentário: