domingo, 21 de abril de 2019

PRÍNCIPE VALENTE GANHA COLEÇÃO ESPECIAL


                Um dos personagens mais clássicos dos quadrinhos mundiais está ganhando uma belíssima coleção de luxo no Brasil a partir deste mês. A editora Planeta DeAgostini estará lançando a série PRÍNCIPE VALENTE, uma coleção de álbuns de luxo que promete compilar todos as tiras de quadrinhos lançadas do personagem, de sua estréia em 1937, até o final de 2018. A exemplo de outras coleções lançadas, a Planeta DeAgostini fez um lançamento teste no segundo semestre do ano passado, para avaliar a viabilidade da coleção, que agora está tendo o seu lançamento definitivo, com o início das pré-vendas das edições, que inicialmente estarão acessíveis somente por assinatura, que pode ser feita diretamente no site da editora, no endereço eletrônico https://www.planetadeagostini.com.br/cultural/principe-valente.
                De acordo com o release oficial, a coleção será composta de 82 volumes, com acabamento de luxo, com capa dura, com acabamento envernizado, e papel no miolo de excelente qualidade. Os volumes serão no formato 22,5 x 31 cm, e cada um trará todas as tiras publicadas em cada ano de publicação. O primeiro volume trará as tiras lançadas no seu ano de estréia, 1937; o segundo volume trará as tiras publicadas em 1938, e assim por diante, com o volume 82 compilando as tiras lançadas em todo o ano passado. A tira, que estreou em 13 de fevereiro de 1937, continua sendo lançada até hoje, aos domingos, e é publicada em mais de 300 jornais só nos Estados Unidos, sendo distribuída pela King Features Syndicate.
                Todas as tiras foram restauradas, apresentando as cores originais de sua publicação. Além das tiras, cada volume trará matérias especiais, onde especialistas retratam a obra com profundidade, dissertando sobre sua ambientação, sua técnica, a genialidade da história, o tema arturiano, a inspiração e a documentação de Hal Foster na concepção das aventuras, oferecendo um rico material que permite situar o leitor a respeito dos temas abordados nas histórias. Cada volume terá preço de R$ 44,90, sendo que as primeiras edições serão oferecidas com desconto aos assinantes, sendo que o primeiro envio incluirá os três primeiros livros juntos pelo preço de R$ 39,98 (o segundo volume é composto de dois livros). No segundo envio, os livros 4 e 5 terão 50% de desconto. E quem assinar a coleção também ganhará alguns brindes, entre os quais um conjunto de pôsteres, caderno de notas e uma caneta modelo tipo roller com o logo da coleção.
                A série foi criada por Harold Rudolf Foster, retratando as aventuras de Valente, um príncipe de um reino situado ao norte da Bretanha,Thule, na época da idade média, que resolve se tornar um dos cavaleiros a serviço do famoso Rei Arthur, de Camelot, visando recuperar o trono de seu pai, que fora deposto. Com este objetivo em mente, Valente deixa seu reino, rumo ao de Arthur, onde junto com novos amigos, passará por diversas provações e aventuras, para ganhar o status de cavaleiro, além de cumprir com o objetivo de restaurar a posição de seu pai como rei de Thule, entre outros feitos. Suas aventuras, a príncipio no reino de Camelot, o levaram a outras paragens pela Europa, e até por outros continentes, como África e América, numa saga que até hoje não chegou ao seu final. As tiras, publicadas inicialmente aos sábados, e posteriormente aos domingos, conta sua história de vida, em um conto épico de aventuras que se tornou um clássico dos quadrinhos. Foster roteirizou a série até o início dos anos 1980, quando se aposentou, tendo falecido em 1982. Desde então, outros artistas deram continuidade às grandes aventuras vividas por Valente e seus amigos, no universo concebido pelo autor.
                As primeiras tiras do personagem foram publicadas no Brasil ainda em 1937, na revista Suplemento Juvenil, passando a ser publicada posteriormente por outras revistas e editoras. Em 1974, a Ebal iniciaria a publicação da série em edições de luxo, compilando todas as tiras em ordem cronológica. Foram 15 volumes publicados até 1991, quando a editora, já em seus últimos momentos de vida, encerrou a publicação. Na década seguinte, a editora Opera Graphica deu continuidade ao lançamento da coleção iniciada pela Ebal, com mais 5 novos volumes, totalizando 20 na coleção, antes de também fechar as portas. Mais recentemente, em 2016, a Pixel Media chegou a lançar uma nova coleção, em edições de luxo, mas que não passou do primeiro volume. Em todos os 80 anos de vida da publicação das tiras, completados em 2018, o Príncipe Valente teve suas aventuras lançadas em diversas outras revistas no mercado nacional, mas os leitores nunca tiveram a chance de acompanhar as aventuras com tanta frequência como gostariam. O lançamento desta nova coleção, pela Planeta DeAgostini, é o mais completo já feito até hoje no Brasil, oferecendo aos leitores amantes de quadrinhos, e fãs do personagem, a tão aguardada oportunidade de acompanhar a sua longa saga de aventuras.
                Questionada sobre o comprometimento da editora com a coleção, a Planeta DeAgostini garantiu que toda a série será lançada, procurando acalmar os leitores receosos sobre a possibilidade de a série ser cancelada no meio de sua publicação. E o temor não é para menos, uma vez que recentemente, a Salvat Editora anunciou o cancelamento de praticamente todas as suas coleções de graphic novels dos heróis da Marvel Comics, pegando os leitores de surpresa, e recebendo diversas críticas por parte do público leitor que adquiria as edições. Um cancelamento que, se por um lado deixa o público consumidor de quadrinhos ressabiado quanto à duração da nova coleção de edições de luxo, por outro lado, também facilita um pouco para a Planeta DeAgostini, que não terá a concorrência das coleções até recentemente publicadas pela Salvat, que certamente dividiria as atenções e intenções de compra do público leitor de quadrinhos.
                O único receio é sobre a popularidade do personagem, que apesar de ser um verdadeiro clássico dos quadrinhos, pode não ser exatamente muito conhecido do grande público leitor de quadrinhos em nosso país, apesar dos álbuns já lançados por aqui. A fama da criação de Hal Foster, contudo, já o fez ganhar por duas vezes adaptações em filmes para cinema, a primeira delas nos anos 1950, com Robert Wagner interpretando Valente; e em 1997, agora com Stephen Moyer no papel-título. O Príncipe Valente ainda ganhou uma série animada produzida nos Estados Unidos, com um total de 65 episódios. O filme de 1954 chegou a ser exibido no Brasil, e até lançado no mercado de vídeo nacional. Já o desenho animado chegou a ser parcialmente exibido na TV Globo nos anos 1990. Fica a dúvida se esta exposição do personagem, bem como os álbuns lançados na década passada pela Opera Graphica, e mais recentemente pela Pixel, garantirão ao personagem afeição por parte do grande público consumidor de quadrinhos.
                Pela importância da série no universo mundial dos quadrinhos, Príncipe Valente é uma série que merece muito ler lida por todos aqueles que amam publicações da arte sequencial. É uma saga épica que transcende o tempo, e sua publicação ininterrupta até hoje apenas comprova a qualidade da sua história. A coleção da Planeta DeAgostini oferece uma oportunidade única para os leitores nacionais poderem acompanhar esta vasta e rica história, mostrando que os quadrinhos tem muito mais o que oferecer além de aventuras de super-heróis e séries de mangás. Que a empreitada da Planeta DeAgostini seja bem-sucedida, e os amantes nacionais de quadrinhos possam se inteirar da grande obra dos personagens concebidos por Hal Foster durante estes mais de 80 anos de criação da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário