quarta-feira, 31 de outubro de 2018

FRANQUIA PRETTY CURE NO LIVRO DOS RECORDES


                Os fãs da franquia de animação japonesa Pretty Cure tem mais um motivo para comemorar neste final de outubro: além da divulgação pela Toei Animation, do nome da nova série da franquia em 2019, Star Twinkle Precure, a estréia do 25º longa-metragem animado nos cinemas nipônicos foi acompanhado de um feito nada desprezível: a série de guerreiras mágicas acaba de entrar para o Livro dos Recordes do Guiness. O motivo é a presença, no novo filme da franquia, do número recorde de guerreiras mágicas presentes em uma única produção animada japonesa.
                Eiga Hugtto! Pretty Cure Futari wa Pretty Cure - All Stars Memories, apesar de ser teoricamente o filme “solo” da série Precure de 2018, Hugtto! Precure, traz a presença de todas as heroínas das séries anteriores, que juntamente com as guerreiras da série atual, perfazem o total de 55 heroínas em ação na história. O destaque maior fica, obviamente, para as heroínas da série atual, Cure Yell, Cure Ange, Cure Etóile, Cure Ma Cherie, e Cure Amour, mas também tem a participação de destaque das primeiras heroínas da franquia, Cure Black e Cure White, além de Shiny Luminous, e dali em diante, de todas as demais guerreiras.
                O anúncio foi feito neste último dia 27 de outubro, na estréia do longa metragem nos cinemas do Japão, no Shinjuku Wald 9, em Tóquio, com direito à presença de Katsuhiro Takagi, presidente da Toei, e de parte do elenco de vozes da franquia, junto de Kaori Ishikawa, representante do Guiness.
                Pretty Cure surgiu em 2004 na TV japonesa, entre várias produções animadas da Toei, que buscava um novo produto para explorar o gênero “garotas mágicas” (mahou shoujo, no original), depois do sucesso de Sailor Moon na década anterior. O resultado foi a série Futari Wa Pretty Cure, que mostrava duas estudantes do ensino médio com características e personalidades opostas que, repentinamente, ganham superpoderes de duas fadas de outra dimensão, tornando-se Cure Black e Cure White, e passam a enfrentar monstros concebidos por um grupo de vilões que quer dominar o reino do Jardim da Luz, com consequências nefastas para nosso mundo também. A série fez um sucesso até maior do que o esperado, a ponto deganhar uma continuação no ano seguinte, com novas aventuras para a dupla de super-heroínas mágicas, que tornaram-se um trio com a adição de uma nova integrante, Hikari Kujo, que se torna Shiny Luminous. O sucesso só aumentou, de modo que Pretty Cure foi ganhando novas produções todos os anos, mas passando dali em diante a ser uma franquia, com novos personagens e novas heroínas sendo lançadas a cada novo ano.
                Junto com a segunda temporada de Pretty Cure, as heroínas passaram a ganhar também longa-metragens animados para cinema, lançados costumeiramente no mês de outubro de cada ano. E, a partir de 2009, a Toei passou a lançar também filmes “reunions” no mês de março de cada ano, reunindo as heroínas da série em exibição com as personagens de suas séries antecessoras, criando os filmes “All Stars”, produzidos até 2016, quando houve a última produção reunindo todas as heroínas.Os filmes reunions de 2017 e 2018 passaram a trazer apenas as heroínas das duas últimas séries, junto às heroínas atuais, o que diminuiu muito o número de personagens nas histórias, até o retorno de todas neste 25º filme, que faz parte das comemorações dos 15 anos da franquia Precure, junto com a série atual Hugtto! Precure. Curiosamente, a aventura do filme foi precedida pelo encontro de todas as heroínas nos episódios 36 e 37 da série de TV.
                Junto com as franquias Super Sentai e Kamen Rider, Precure compõe a trinca de principais produções da Toei para o mercado de cultura pop do Japão,com novas séries sendo lançadas todos os anos, e que não deve parar tão cedo. No Brasil, apenas duas séries da franquia puderam ser vistas por aqui, através do sistema de streaming da Netflix, mas infelizmente versões “americanizadas” das séries Smile e Doki Doki, com muitas adaptações e tesouradas que deixaram muitos fãs indignados. As séries originais até chegaram a ser oferecidas na década passada, mas nenhuma emissora de TV demonstrou interesse, e com isso, as séries Precure, pelo menos em suas versões originais, continuam completamente inéditas no Brasil, a exemplo das séries Super Sentai de 1993 para cá, substituídas pela exibição das versões americanas como Power Rangers.
                A marca reconhecida pelo Guiness Book of Records em relação a este último filme da franquia não deixa de ser mais uma conquista para a produção Precure da Toei, apesar de ser algo apenas relativo. Afinal, que outra série ou país possui produções animadas do gênero, e com tamanho número de personagens? É um número a ser comemorado, e apenas isso, e olha que o número de heroínas terá tudo para continuar crescendo nos próximos anos, se a Toei resolver juntar todo mundo novamente em outra aventura nos cinemas. O filme atual, aliás, já poderia ter o número de 56 heroínas, mas deixaram de fora a Cure Echo, personagem criada no filme Eiga Precure All Stars New Stage, que que participou de mais dois filmes, e até apareceu no episódio 37 de Hugtto! Precure. Tudo indica que esse recorde de 55 heroínas pode ser batido já no ano que vem, dependendo de como a Toei planejar os filmes da franquia Precure de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário