domingo, 30 de setembro de 2018

PANINI REPUBLICA FASE CLÁSSICA DOS NOVOS TITÃS


                A Panini Comics continua dando sequência à sua série de publicações de histórias clássicas. Na Marvel, estes lançamentos tem o nome de Coleção Histórica, e tem trazido recentemente as aventuras do Wolverine em seu título-solo dos anos 1990, bem como as histórias do Mestre do Kung Fu, e a série Paladinos Marvel, trazendo histórias do Demolidor, Cavaleiro da Lua, Luke Cage e Punho de Ferro. Já pelo lado da DC, a coleção tem o nome de Lendas do Universo DC,e geralmente são selecionadas por personagens/artistas. E a mais nova seleção de histórias promete fazer a alegria dos velhos fãs do supergrupo de heróis adolescentes dos Novos Titãs, trazendo a fase clássica que consagrou a fama do grupo na década de 1980, fazendo-os ocupar seu lugar de direito no panteão dos grandes nomes da DC Comics.
LENDAS DO UNIVERSO DC – OS NOVOS TITÃS – GEORGE PÉREZ – VOLUME 01, será uma coleção com 4 volumes iniciais, que serão lançados este ano, com o primeiro volume acabando de chegar às bancas, comic shops e livrarias do país. A primeira edição tem cerca de 180 páginas, e compila as histórias publicadas em DC Comics Presents Nº 26, e New Teen Titans Nºs 1 a 6, com preço de R$ 26,90. Os roteiros são de Marv Wolfman, com desenhos de George Pérez, e arte-final de Dick Giordano. A Panini deverá publicar toda a fase inicial da série nas 4 edições planejadas para este ano, que reformulou o grupo de heróis adolescentes surgidos inicialmente nos anos 1960, e os revigorou completamente nos anos 1980.
Os jovens heróis, agora adultos, são reunidos pela misteriosa Ravena, sob a alegação de que eles precisam unir forças para deter uma ameaça sem igual que promete tomar o nosso planeta. E, para conseguir esse intento, ela recorre a Robin, Moça-Maravilha, Kid Flash, Mutano, a alienígena Estelar, e o misterioso Cyborg, para que eles possam deter esse perigo, que nada mais é do que o demônio Trigon, que não medirá forças para se livrar de tudo em seu caminho para atingir seus objetivos.
Ao lado dos personagens já conhecidos, Wolfman e Pérez apresentaram novos personagens, como Victor Stone, o Cyborg, que era um rapaz normal até sofrer um acidente que obrigou seu pai a reconstruir o corpo do próprio com partes cibernéticas, tornando-o um ciborgue. A eles se juntam a empata Ravena, que entre outras coisas revelaria ser filha do próprio Trigon, que jurou nunca permitir que seu pai levasse adiante seus planos de conquista da Terra, e a princesa alienígena do planeta Tamaran, Koriander, que fugindo de seu mundo, vem parar em nosso planeta, e acaba se juntando ao novo grupo de heróis.
Lançado em novembro de 1980 pela DC Comics nos Estados Unidos, New Teen Titans fez grande sucesso, tendo inicialmente 40 edições lançadas até 1984, quando a série mudou de nome para Tales of The Teen Titans, prosseguindo até a edição 91, que em seguida seria substituída por New Teen Titans volume 2, com mais 49 edições, e The New Titans, prosseguindo do número 50 até a edição final 130. Quase todas estas aventuras foram publicadas no Brasil ainda nos tempos da Editora Abril, que era a casa dos heróis DC nos anos 1980 e 1990, começando por aventuras nos títulos de linha da editora, que depois, em 1986, lançou um título próprio para o grupo de jovens super-heróis, que durou 10 anos, com 126 números lançados até 1996. A fama dos Novos Titãs ainda propiciou um cross-over entre a Marvel e a DC Comics em 1982, com uma aventura do grupo encontrando com os X-Men, tendo de enfrentar uma trama orquestrada por Darkseid para fazer renascer a Fênix Negra, e utilizar o poder da entidade que um dia foi a X-Man Jean Grey em seus planos de conquista. Este cross-over foi inclusive publicado no Brasil pela Abril, primeiro nos anos 1980, e posteriormente republicada nos anos 1990.
Não é a primeira vez que a Panini republica estas aventuras do início da série dos Novos Titãs. Em 2008, seguindo o mesmo estilo que a editora estava fazendo com a coleçao Biblioteca Histórica Marvel, que  republicava na sequência as aventuras de vários títulos dos heróis da Marvel, a Panini lançou a coleção Biblioteca DC, trazendo justamente as aventuras iniciais dos Novos Titãs. A diferença é que aquele volume, que acabou sendo o único lançado, trazia além da história lançada em DC Comics Presents 26, as aventuras dos 8 primeiros números de New Teen Titans. Infelizmente, aquela excelente série de edições acabou descontinuada, e atualmente a Panini prefere as edições com acabamento mais simples, como as mencionadas séries citadas no início do texto, por serem mais acessíveis ao público, neste momento onde a crise econômica persistente começa a se fazer sentir mais do que nunca também no mercado editorial nacional.
Para os fãs dos Titãs, novos e antigos, trata-se de um excelente lançamento, por trazer a melhor fase do grupo até hoje, pelas mãos competentes de Marv Wolfman, e pelos excelentes desenhos de George Pérez, que já tinha tido bons momentos ilustrando as aventuras dos Vingadores, na Marvel Comics, antes de iniciar esta série dos Novos Titãs. E depois dos quatro volumes previstos para este ano, outros podem vir em 2019, continuando a republicação destes materiais que foram lançados pela Abril há 30 anos atrás. E que venham mais novidades nesta área, pois é um material que vale e muito a pena ser relançado, e disponibilizado à atual geração de leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário