domingo, 16 de setembro de 2018

DICK TRACY ESTÁ DE VOLTA EM MINISSÉRIE DA IDW


                Mais um personagem clássico dos quadrinhos está para ganhar novas aventuras nos Estados Unidos. E a nova investida da IDW Publishing é com Dick Tracy, o detetive policial criado por Chester Gold em 1931, sendo publicado em tiras de jornais desde então, até hoje. O herói ganhará uma minissérie em 4 edições pela editora, que chegará às comic shops dos EUA neste mês de setembro. As aventuras terão roteiro dos irmãos Michael e Lee Allred, com desenhos de Rich Tommaso, e arte de capas por Michael Allred. DICK TRACY: DEAD OR ALIVE terá periodicidade mensal e preço de US$ 3,99.
No anúncio destas novas aventuras, a IDW Publishing orgulhosamente apresenta o renascimento de um dos mais emblemáticos heróis da história em quadrinhos de todos os tempos, Dick Tracy! O detetive acabou de fazer o maior colarinho de sua carreira, e isso só lhe custou o seu emprego! Mas agora o honesto policial fez suas malas, mudando-se para "a cidade à beira do lago", e seus criminosos devem estar atentos, pois demitido ou não, Tracy ainda é um policial, e os fora-da-lei de sua nova cidade estão em sua mira! Reimaginado para o século 21 através de uma lente retro pela equipe de estrelas composta por Michael Allred, Lee Allred, Rich Tommaso e Laura Allred, esta minissérie tem tudo para ser um dos eventos do ano de 2018 nos quadrinhos dos Estados Unidos. Afinal, ela terá tudo o que deveria estar presente numa aventura de Dick Tracy: Vilões bizarros! Policiais corruptos! Armas de fogo em abundância! E tudo isso ainda com as artes das capa e que também co-escreve as histórias do superstar ganhador do prêmio Eisner, Michael Allred (Madman, iZombie, Silver Surfer, Batman '66)! E com direito a capas alternativas por parte de Rich Tommaso!
“Dick Tracy é um ícone da velha escola instantaneamente reconhecível, como Mickey Mouse e Superman, mas ele está fora dos holofotes há algum tempo, e com um pouco de poeira sobre sua importância. Queremos sacudir essa poeira e mostrar o brilho no século 21”, diz Michael Allred. “Eu sempre recebo um grande pontapé trabalhando com meu primeiro colaborador e irmão mais velho, Lee Allred, assim como minha favorita colorista e esposa favorita, Laura. Mas estou louco por trabalhar com o Rich Tommaso! Ele é um dos cartunistas mais inovadores e emocionantes que trabalham em quadrinhos. Eu estou iluminado com o choque vertiginoso que ele está deixando cair na tinta em seus lápis lindamente renderizados, mantendo-me na ponta dos pés para fazer o trabalho de justiça nesta série emocionante!”, conclui
O co-escritor Lee Allred também revela seu entusiasmo, e diz: “ Dead or Alive derruba Dick Tracy, um campeão da Lei e da Ordem, contra não apenas chefes brutais do crime, mas contra as forças corruptas da própria lei. Toda mão, policial e bandido estarão contra Tracy enquanto ele luta contra os inimigos da verdadeira justiça. Com Rich, Mike e Laura como a equipe de arte, o drama criminal clássico nunca pareceu tão bom”. Encarregado de ilustrar as histórias deste retorno de Dick Tracy a uma série regular, Rich Tommaso também dá a sua opinião sobre o projeto da IDW: "Estou emocionado por colocar a minha mão em tentar desenhar este lendário e polposo clássico do crime. Junto com Roy Crane, Milton Caniff, Noel Sickles, Jack Cole e Alex Toth, Chester Gould é um cartunista que me inspira perpetuamente quando estou trabalhando em minhas próprias histórias de crime. Então, este é um projeto que eu sinto bem dentro do leme na minha casa. O elenco de personagens de Dick Tracy torna essa história em quadrinhos muito divertida de se desenhar diariamente. Eu só espero que todos nós possamos trazer algo grande para a história em quadrinhos enquanto, simultaneamente, e mantemos a verdade às suas origens. Não é uma tarefa fácil, mas sinto que vale a pena tentar.”
Desde 1931, Dick Tracy, quando o personagem criado por Chester Gould estreou sua primeira tira, ele já emocionou milhões de histórias e contos de mocinhos contra vilões, enquanto apresentava as mais recentes técnicas de criminologia e valores considerados até antiquados. Ao longo dos anos, o detetive por excelência já teve inúmeros parceiros e mandou milhares de trapaceiros para trás das grades ou, na pior das situações, direto para os seus túmulos, e sempre após encerrar um caso, já haviam outros vilões, alguns até bizarros e de fora deste mundo, com direito a nomes engraçados e rostos medonhos, a serem perseguidos, para responderem à justiça por seus atos criminosos.
Chester Gould desenhou o personagem desde o seu início em 1931 até se aposentar, em 1977, quando então a tira do herói de distintivo passou a ser escrito e desenhado por outros artistas, que mantém a tira ativa e sendo publicada até os dias atuais. O sucesso do personagem, como não poderia deixar de ser, o fez ganhar programas de rádio, seriados de cinema, e até filmes, sendo o mais recente o de 1990, estrelado por Warren Beaty no papel-título.
E desde 2006, os fãs do personagem nos Estados Unidos tem tido a oportunidade de rever as tiras do personagem, numa coleção de livros editados pela IDW, compilando todas as tiras de jornal publicadas, tendo até o presente momento nada menos do que 24 volumes lançados, reunindo todas as tiras lançadas até 1969, e ainda com muito material para ser relançado para as atuais gerações de leitores e fãs de quadrinhos, além dos fãs do próprio personagem.
No Brasil o personagem começou a ser publicado em 1934, no Suplemento Juvenil, e nos álbuns da Biblioteca Mirim, junto com muitos outros personagens da época. Dick Tracy chegou a ganhar alguns gibis próprios pelas editoras RGE e Saber, mas com curta duração. Com exceção de alguns jornais que ainda estejam publicando tiras do personagem, Tracy teve pela última vez uma edição lançada por aqui em 1988, quando ganhou uma edição da L&PM. Portanto, há muito, muito tempo, o implacável detetive não dá as caras de forma decente no mercado editorial nacional, o que é uma pena. Ainda mais em tempos de Operação Lava Jato, e tanta corrupção e bandidagem empestiando os jornais brasileiros, seria bom poder ler aventuras onde os criminosos e corruptos realmente levam o que merecem. Precisaríamos de um exército de Dick Tracys para passarmos nosso país a limpo, infelizmente.
Mais uma bela empreitada da IDW Publishing, reapresentando para as atuais gerações de leitores de quadrinhos um dos mais icônicos personagens da arte sequencial, e que há muito merecia receber um tratamento e atenção mais adequados, além das tradicionais tiras de jornal ainda publicadas com o herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário