sexta-feira, 30 de março de 2018

NOVO FILME DE MAZINGER EM EXIBIÇÃO NA AMÉRICA LATINA


                No ano em que completa 50 anos de carreira, Go Nagai comemora o lançamento do mais novo longa-metragem animado para cinema de uma de suas mais famosas criações: Mazinger. O primeiro super robô da história da animação japonesa é a estrela do filme MAZINGER Z INFINITY, uma das mais recentes produções da Toei Animation, estúdio responsável por todas as séries do artista. O filme também comemora os 45 anos comemorados no ano passado do lançamento da primeira série no Japão, no já distante ano de 1972, e que promoveria uma verdadeira revolução no mercado da animação nipônica, desencadeando a febre dos super mechas de combate, com batalhas devastadoras e violência desenfreada nas lutas.
                O estouro de audiência de Mazinger foi tão grande que várias outras produtoras na época resolveram imitar o estilo, lançando também seus animes de super mechas. Tendo saído na dianteira, Go Nagai, o criador de Mazinger, resolveu expandir suas criações, criando em seguida outro super robô, o Getter Robo G, no mesmo estilo. E, logo em seguida, criaria o Great Mazinger, continuação direta da história de Mazinger. De lá para cá, graças à fama de suas criações, Mazinger volta e meia sempre ganhava novas produções, fosse em novas séries de TV, especiais de vídeo, ou longas animados para o cinema, do qual Mazinger Z Infinity é o mais recente deles. A produção estreeou nos cinemas japoneses em janeiro deste ano, mas já havia tido pré-estréia na Europa ainda no ano passado, no Festival de Cinema de Roma, indo em seguida para os cinemas italianos.
                Em janeiro, uma semana após a estréia no Japão, o novo longa também estreou nos cinemas da Espanha. E o longa também chegou à América. Em fevereiro, estreou nos Estados Unidos, e agora no início do mês de abril, estreará em vários países da América Latina, onde está sendo distribuído pela Diamond Films. Entre os países que verão a mais nova aventura do poderoso robô de Go Nagai estão a Argentina, o Chile, o México, o Perú, a Colômbia, e a Bolívia, com possíveis exibições também no Uruguai e no Equador. No canal oficial da distribuidora, no You Tube, já estão disponíveis há algumas semanas os trailers oficiais do filme, com áudio em espanhol, para deixar os fãs impacientes para verem a ação nas telas grandes das salas de cinema.
                O longa tem duração de 95 minutos. Na história, 10 anos se passaram desde que Koji Kabuto derrotou de uma vez por todas as forças malignas do Império Subterrâneo comandadas pelo perverso Doutor Hell, que queria conquistar o mundo e submeter a humanidade a seus desejos. Utilizando seus monstros robôs, o cientista teria tido sucesso se não fosse pelos esforços de Koji e do pessoal do Laboratório Fotônico, que frustraram as investidas alucinadas de Hell. Koji agora é um cientista com méritos próprios, seguindo os passos de seu pai e seu avô. O Dr. Yumi, antigo chefe de Koji no Laboratório Fotônico é agora o primeiro ministro do Japão, e Sayaka Yumi, sua filha, e antiga namorada de Koji, assumiu a chefia do laboratório. A tecnologia que permitiu a criação do Mazinger se disseminou pelo planeta, com a criação de robôs para uso nas mais diversas atividades, e o mundo, apesar de alguns percalços, está em paz. Mas, ao examinar estranhas ruínas encontradas nos subterrâneos do Monte Fuji, Koji acaba descobrindo algo tenebroso: uma espécie de réplica de Mazinger, em escala muito maior, e com um aspecto ainda mais ameaçador, chamada Infinity,e uma garota em animação suspensa chamada Lisa. Inadvertidamente, ele pode ter desenterrado um poder com capacidade para aniquilar toda a humanidade e trazer o fim do mundo. Um poder que não pode cair em mãos erradas. Mas eis que, para preocupação de todos, o nefasto Dr. Hell volta a dar as caras, após anos desaparecido, mostrando que ainda alimenta seus sonhos insanos. E quanto ele desencadeia um ataque total de suas bestas-feras para tomar o controle do misterioso Infinity encontrado nas ruínas, e usá-lo para enfim subjugar a humanidade, o destino do mundo pende mais uma vez na balança. E para deter esta ameaça, Koji retorna para a batalha no comando do mais poderoso super robô já criado na Terra, o Mazinger Z! Mas poderá o grande super mecha, sob o comando do intrépido Koji, ser capaz de deter as forças do Império Subterrâneo, impedir a ameaça e salvar o mundo do perigo iminente de sua destruição? Ou opróprio Infinity será uma ameaça ainda maior a ser confrontada do que os exércitos de monstros do Dr. Hell? Essa é a deixa para o início de uma das mais renhidas batalhas de mechas, para deixar os antigos e novos fãs babando com a qualidade da animação moderna aplicada a um dos mais clássicos robôs de combate da animação japonesa. E com direito a uma versão atualizada da música-tema original da primeira série de TV, que continua a cativar e deixar qualquer um empolgado só de ouvi-la, na performance de Ichiro Mizuki, que também cantou a versao original da música-tema na produção de 1972. A música do novo longa, aliás, foi composta por Toshiyuki Watanabe, filho de Michiaki Watanabe, compositor da música na série original.
                Até o fechamento desta matéria, ainda não havia qualquer menção sobre a possibilidade deste longa também ser exibido no Brasil. Aliás, nosso país parece não ter muita sorte em conseguir atrair lançamentos de anime nos cinemas nacionais, com raras exceções, infelizmente. No caso de Mazinger, a série original permanece inédita até hoje em nosso país, sendo possível acompanhar somente por fansubbers. Das produções da franquia, apenas a série “Mazinger Edition Z: The Impact!”, produzida em 2009, foi exibida no Brasil, através do canal de streaming da Netflix, há alguns anos. Quem sabe o investimento da distribuidora aumente, e esta produção seja lançada por aqui, se não nos cinemas, pelo menos no mercado nacional de vídeo, ou até mesmo nos canais de streaming. Fica muito chato ver os fãs dos países vizinhos, com economias muito menores do que a brasileira, terem a sorte de acompanhar produções recentes de anime em seus cinemas, enquanto os fãs nacionais de animação nipônica infelizmente ficam chupando o dedo, apesar de nossa economia ser muito maior e mais dinâmica, apesar dos percalços que sofre atualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário