domingo, 10 de setembro de 2017

ABRIL ENFIM LANÇA A “BIBLIOTECA DON ROSA”



                Na disputa das edições de luxo no mercado nacional de quadrinhos, a Editora Abril continua caprichando nos lançamentos que vem fazendo com os personagens da Disney. Além da bela coleção de tiras do Mickey, publicadas em ordem cronológica, trazendo as primeiras aventuras do aventureiro camundongo que hoje é praticamente o símbolo do império empresarial que a Disney se tornou, a editora também vem lançando em edições definitivas a série “Pateta Faz História”, além da coleção “Pato Donald por Carl Barks”, entre outros lançamentos. E não pretende parar por aí. Agora neste mês de setembro, uma das obras mais esperadas pelos fãs estará finalmente chegando às bancas, livrarias e comic shops nacionais: TIO PATINHAS E PATO DONALDO: BIBLIOTECA DON ROSA.
                Baseada na coleção homônima lançada nos Estados Unidos pela Fantagraphics, esta série compila todas as aventuras da família Pato concebidas pelo artista Keno Don Rosa, considerado pelos fãs o legítimo herdeiro de Carl Barks, artista que ficou conhecido como “Homem dos Patos” pela imensa obra que produziu durante décadas para as publicações Disney, tendo sido inclusive o criador do Tio Patinhas. A coleção foi lançada nos Estados Unidos em 2014, como parte das comemorações dos 80 anos de criação do Pato Donald, e tinha uma qualidade gráfica primorosa, reunindo em 10 volumes toda a obra de Don Rosa, e que agora poderá ser conferida pelos fãs nacionais neste novo lançamento da Abril.
                O primeiro volume intitula-se “O Filho do Sol”, e traz a primeira aventura criada pelo artista ainda em 1987, onde Tio Patinhas, Donald e seus sobrinhos, acabam indo parar no meio dos Andes, em mais uma busca por tesouros perdidos, em decorrência de uma aposta do tio quaquilionário dos patos com um de seus rivais mais ferrenhos, Mac Mônei. No segundo volume, que já tem data de lançamento programada para o fim do mês de outubro, Don Rosa aproveita para mostrar toda a sua devoção e inspiração à obra de Carl Barks, com a história "Retorno a Quadradópolis", onde nossos patos aventureiros estão novamente às voltas com o povo mais quadrado das montanhas andinas, se metendo em várias confusões, numa sequência da história original criada por Barks décadas antes.
                Cada edição terá direito a capa dura, , no formato 21,0 x 27,8 cm, e o já tradicional tratamento gráfico de luxo que vem sendo conferido nas demais edições do gênero lançadas pela Abril no mercado. A primeira edição terá nada menos do que 208 páginas, sendo que além das histórias, haverá vários textos explicativos, supervisionados pelo próprio Don Rosa. O preço de cada volume será de R$ 79,90, e a intenção da Abril é concluir a obra já no próximo ano. Por enquanto, a editora anunciou apenas as datas dos primeiros dois volumes, que sairão neste mês de setembro e em outubro. Nos Estados Unidos, a versão da Fantagraphics lançou em ordem cronológica todas as aventuras criadas por Don Rosa com a Família Pato, inclusive a mais famosa obra do artista, a “Saga do Tio Patinhas”, onde conta toda a história do pato mais rico do mundo desde o nascimento até a conquista de sua grande fortuna. Embora já tenham sido lançadas em edição de luxo pela editora Abril, estas histórias também estarão presentes nesta coleção, oferecendo uma nova oportunidade para aqueles que não a adquiriram, e agora poderão ter todas as aventuras do artista.
                Aliás, há motivos para se comemorar o lançamento desta coleção no Brasil, pois há alguns anos atrás, Don Rosa e a Editora Abril tiveram alguns desentendimentos com relação ao uso do nome do artista, e por este motivo, a editora chegou a lançar várias das histórias sem menção expressa do nome do desenhista. Felizmente, os problemas que deram origem a estes percalços foram superados, e agora os fãs nacionais de quadrinhos, sejam eles Disney ou não, poderão conferir este belo material que será disponibilizado pela primeira vez neste formato, de forma completa e em ordem cronológica. Desde o lançamento da coleção americana da Fantagraphics, há três anos atrás, os fãs sonhavam com essa possibilidade, que agora se torna realidade, enfim. A espera valeu a pena, e a Abril garantiu que está tomando todos os cuidados para que a edição nacional em nada fique devendo em qualidade à americana. Nos EUA, inclusive, a Fantagraphics chegou a lançar a coleeção em boxes, reunindo dois volumes, com belas caixas. Segundo Paulo Maffia, da Editora Abril, a possibilidade da coleção nacional oferecer este tipo de caixa ainda está sendo estudado.
                As duas edições já se encontram em pré-venda em algumas livrarias virtuais. A Abril não oferece opção de assinaturas para este tipo de lançamento. Está difícil conseguir colecionar quadrinhos no Brasil ultimamente. Não apenas a crise econômica tem dificultado as coisas para muitos leitores, como o grande número de lançamentos que têm sido feitos pelas editoras tem colocado muitos leitores em dúvida sobre o que comprar, dada não só a variedade de títulos, como a grande qualidade de diversos materiais. E esta coleção das histórias Disney de Don Rosa, estrelada pelo Pato Donald e pelo Tio Patinhas, é mais um material imperdível que deve ter lugar nas estantes de todos os fãs de quadrinhos.

Um comentário:

  1. vou comprar
    no Comix Book Shop
    muito bom volume 1 79,90 e volume 2 63,92
    as capas são lindas

    ResponderExcluir