segunda-feira, 30 de setembro de 2019

ELO PERDIDO GANHA NOVO LANÇAMENTO EM DVD


De passo em passo, o mercado de home video nacional vai tentando sobreviver, em um momento onde as grandes distribuidoras passam a tratar o Brasil quase que um país marginal no mercado mundial, negando ao público consumidor vários filmes e séries que possuem muitos fãs e apreciadores por aqui. Um destes exemplos é o fato de o Brasil ter ficado praticamente órfão dos mais recentes lançamentos da Fox, devido à sua compra por parte da Disney, com os produtos da marca da raposa sendo praticamente paralisados em nosso país, e sem data para serem retomados.
Em meio a isso, o público consumidor de seriados de TV também vem sendo afetado, e castigado pelas atitudes ineptas das distribuidoras, com lançamentos que se iniciam para logo depois serem cancelados, ou largados à própria sorte, deixando vários consumidores e colecionadores com suas coleções desfalcadas pelo fato de não haver continuidade dos lançamentos. No mercado de séries clássicas e antigas, contudo, algumas empresas “menores” vem tentando resgatar algumas séries que há muito tempo deixaram de ser reprisadas em nossas emissoras de TV, conseguindo satisfazer um público que andava carente de lançamentos nesta área específica.
E uma destas empresas, a One Movies, prepara para o próximo mês de outubro, se não houverem atrasos, o lançamento de mais uma destas antigas séries, que atende pelo nome de “O Elo Perdido” (Land of the Lost, no original em inglês). O ELO PERDIDO – A SÉRIE COMPLETA, será um box contendo todas as três temporadas do seriado, com seus 43 episódios. Mas, a exemplo do box da série Xena, lançado recentemente, haverá também a opção de compra das temporadas em boxes individuais, para quem não tiver condições de comprar o box com a série completa. Os discos trarão todos os episódios com opção de áudio em inglês e português, e opção de legendas em português. Até o fechamento desta matéria, ainda não havia sido divulgado o preço da caixa completa, nem dos boxes das temporadas individuais.
Trata-se na verdade de um relançamento do seriado por parte da One Movies, já que a série havia sido lançada completa em DVD há vários anos atrás, pela Focus Filmes, nos mesmos moldes. Levando-se em conta que a empresa já relançou algumas outras séries que haviam sido disponibilizadas pela Focus recentemente, como o desenho animado do Capitão Marvel (Filmation) e a série da Poderosa Ísis, este novo lançamento de O Elo Perdido deve seguir os mesmos moldes, o que não deixa de ser uma oportunidade para novos e velhos fãs de adquirirem a série, se não tiveram a oportunidade de fazê-lo quando foi lançada pela Focus.
Na trama, Rick Marshall (Spencer Milligan) e seus dois filhos, Will (Wesley Eure) e Holly (Kathy Coleman), estavam fazendo uma expedição de canoa em um rio caudaloso, quando eles são pegos de surpresa por um redemoinho que os leva por um desfiladeiro desconhecido, despencando em uma cachoeira. Quando acordam, eles se veem em um mundo perdido pela passagem do tempo. Um mundo diferente, com criaturas estranhas e outras já extintas no curso da história de nosso planeta, como os dinossauros. Enquanto tentam sobreviver neste diferente local, eles precisam descobrir uma maneira de como sair deste lugar e voltar para casa. Os efeitos da série para mostrar os dinossauros eram feitos em stop motion, entre outras técnicas, usando bonecos e miniaturas, e os cenários eram quase sempre os mesmos, em uma caracterização que já era considerada pobre na época, mas que tempos depois acabou sendo considerada até trash, mas mesmo assim, ainda tendo a simpatia de muitos que assistiram o seriado, que apesar de infantil e até meio ingênuo, tratava de assuntos até complicados, como fendas no tempo, eras perdidas, realidades alternativas, e realidades fantásticas, com direito até a seres alienígenas.
Produzida pelos irmãos Sid and Marty Krofft, em conjunto com Allan Foshko, e David Gerrold, Elo Perdido foi exibida nos Estados Unidos pela TV NBC, entre setembro de 1974 a dezembro de 1976, com um total de 43 episódios divididos em 3 temporadas. Na terceira e última temporada, o personagem Rick Marshall foi substituído por seu irmão Jack (Ron Harper), que estava à procura de seus familiares, a acabou tragado pela mesma fenda temporal que os levou para aquele período perdido do tempo, acabando por trocar de lugar com Rick, que volta para o presente e nunca mais foi visto na série. Outro personagem fixo era Cha-Ka, um estranho representante de um povo pré-histórico que habitava o lugar, chamado Pakuni. No Brasil, Elo Perdido foi exibido inicialmente pela TV Globo entre 1975 e 1977. Na década de 1980, a série foi reprisada inúmeras vezes pela TVS/SBT, até o início dos anos 1990. Aliás, nessa década, a Kroft Productions chegou a lançar uma nova versão da série, que até ganharia um filme em 2009, baseado na série. Por enquanto, o que está ganhando nova chance no mercado nacional de home vídeo é a série original dos anos 1970. Pode não ser a mais vistosa ou inspirada série de personagens que ficam perdidos no tempo, ou até mesmo original no seu conceito (alguém aí lembra de O Vale dos Dinossauros, série em animação da Hanna-Barbera, onde uma família também ficava presa em um lugar parecido? E que, coincidentemente também estreou na TV americana em setembro de 1974?), mas teve os seus fãs e admiradores, por mais tosca ou ingênua que pudesse parecer. Portanto, que aproveitem para matar a saudade, e que possamos ver novos lançamentos e/ou relançamentos de séries clássicas e antigas no nosso mercado nacional de vídeo. Na falta de produções mais novas, dá para quebrar alguns galhos...


Um comentário:

  1. Boa noite. Sabe se conseguiram colocar à venda este box O Elo Perdido? Obrigado

    ResponderExcluir