domingo, 26 de maio de 2019

JOHN ROMITA SR. GANHA EDIÇÃO ESPECIAL DA MARVEL


                John Romita pode não ter o mesmo prestígio de certos desenhistas como Jack “The King” Kirby, ou de Stan Lee, mas ele foi quase tão importante na Marvel Comics nos anos 1960 e 1970 quanto a principal dupla criadora do Universo Marvel, principalmente nas aventuras do Homem-Aranha, que ganharam um novo dinamismo com a entrada do desenhista no seu título regular, após a saída tempestuosa de Steve Ditko, que já não se entendia mais direito com Stan Lee quanto aos rumos da condução da série do herói aracnídeo. Romita permaneceu ativo na Marvel durante muitos anos, não apenas ilustrando as aventuras do Aranha, mas desenhando também várias aventuras de outros heróis da Casa das Idéias.
                E, como que honrando o legado de seu pai, seu filho, John Romita Junior, tornou-se também um grande artista nas fileiras da editora, tendo proporcionado aos leitores a ilustração de várias aventuras, entre elas, também do Homem-Aranha, entre outros vários personagens. E o veterano desenhista está ganhando uma edição especial da Marvel Comics, compilando algumas de suas mais icônicas histórias prouzidas para a editora.
                MARVEL VISIONARIES: JOHN ROMITA SR. é uma edição com capa dura, com cerca de 336 páginas, em formato americano, ao preço de cerca de US$ 35, reunindo várias aventuras desenhadas pelo artista. Comemore a carreira de um verdadeiro visionário da Marvel! Dos fabulosos anos cinquenta ao futuro das Femizonas, John Romita trouxe o seu estilo distintivo e definitivo para todos os cantos do Universo Marvel! Testemunhe a chegada do Capitão América, caçador de comunistas! Um confronto furioso entre o Homem-Aranha e o mortal Duende Verde! A estréia da filha do diabo! Os pais de Peter Parker em situações perigosas! E histórias clássicas apresentando o Quarteto Fantástico, Demolidor, Nick Fury, Wolverine, o Rei do Crime e muito mais - incluindo contos raramente vistos do período da Atlas Comics! Esta edição compila as aventuras apresentadas em AMAZING SPIDER-MAN (1963) Números 39, 40, 42, 50, 108, e 109; CAPTAIN AMERICA (1968) número 138; DAREDEVIL (1964) números 16 e 17; FANTASTIC FOUR (1961) números 105 e 106; UNTOLD TALES OF SPIDER-MAN Nº 1; e materiais apresentados em VAMPIRE TALES número 2, STRANGE TALES (1951) Nº 4, MENACE números 6 e 11, YOUNG MEN números 24 e 26, WESTERN KID (1954) Nº 12, TALES TO ASTONISH (1959) Nº 77, e AMAZING SPIDER-MAN (1963) Nº 365.
                A intenção da Marvel é lançar várias destas edições, sob o título de “Visionaries”, afirmando que os artistas que serão enfocados deram suas contribuições, às suas maneiras, para o Universo Marvel ser o que é hoje, que eles foram “visionários” em seus trabalhos, ajudando a Marvel a entreter gerações com as histórias que produziram. E não se pode negar que o traço de John Romita Sr. por si só já torna esta edição altamente atrativa, em que pese boa parte dos leitores brasileiros conhecerem o trabalho de Romita Sr. apenas pelas aventuras ilustradas do Homem-Aranha, muitas vezes desconhecendo a míriade de títulos em que o artista trabalhou ao longo de sua carreira, em especial os materiais da década de 1950 trazidos nesta edição especial, aventuras muito pouco conhecidas pelos leitores atuais, e que merecem ser apreciadas como amostras do talento de John Romita em sua época. Quem sabe a Panini não se anima a lançar esta edição por aqui? Seria interessante, especialmente para se conhecer os outros trabalhos menos conhecidos do desenhista. Sonhar ainda é possível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário