terça-feira, 14 de maio de 2019

“ESQUADRÃO DE POLÍCIA” GANHA EDIÇÃO EM DVD


                Dizer que o mercado de vídeo nacional anda sem rumo não é mera força de expressão. As distribuidoras nunca estiveram tão fracas em seus lançamentos por aqui, e para variar, repetem motivos que já não convencem tanto o público consumidor que só não compra mais produtos por causa da crise econômica, e da falta de opções de lançamentos vivida nos últimos tempos. Dizer que a pirataria prejudica já não serve de desculpa, enquanto os serviços de streaming que chegam ao mercado tem sido muito mais cômodos para muitos consumidores que antes frequentavam as videolocadoras, lojas que mantinham um mercado de home video até forte em tempos passados, mas que hoje encontram-se em extinção. E nem entro na questão do blu-ray, que entrou em decadência por aqui pela apatia do grande público, aliada à incompetência das distribuidoras e da indústria eletrônica, que nunca soube capitalizar adequadamente o formato dos discos de alta definição. Um problema que ocorre também lá fora, mas aqui é potencializado muito mais.
                Por isso mesmo, é gratificante quando vemos algumas distribuidoras, ainda que de maneiras não totalmente “oficiais”, lançando alguns produtos que certamente merecem a atenção do público consumidor que não apenas assiste, mas gosta de comprar discos e boxes para ter na estante para assistir à hora de que der vontade. Infelizmente, o grosso destes lançamentos tem sido feito quase exclusivamente em DVD, mas como também a imensa maioria do material é de produções antigas e clássicas, está de bom tamanho, desde que produzido adequadamente.
                E uma destas produções clássicas dos anos 1980, enfim, está ganhando um merecido lançamento em DVD no mercado nacional, através da distribuidora One Movies, que junto a empresas como Cult Classic, Vinyx, e World Classics, tem ao menos resgatado alguns materiais antigos, oferecendo ao consumidor alguma opção para compra, em um mercado cada vez mais negligenciado pelas grandes distribuidoras, que parecem ter esquecido como tratar o consumidor nacional. A produção em questão chama-se ESQUADRÃO DE POLÍCIA (Police Squad, no original), produzida em 1982 nos Estados Unidos. Dirigida pelos irmãos Jerry e David Zucker, em parceria com Jim Abrahams, e estrelada por Leslie Nielsen, a série era uma paródia dos seriados policiais da época. O trio de direção já havia conquistado muitos fãs com o filme Airplane! (Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!, em português), um filme besteirol reunindo o maior número de piadas dos filmes-catástrofe de aviões e similares.
                Na série, Leslie Nielsen interpreta o tenente Frank Drebin, detetive da Polícia de Los Angeles, que tenta combater o crime na cidade, ao mesmo tempo em que comete várias trapalhadas no cumprimento do dever e nos procedimentos policiais. O seriado de TV acabou tendo vida curta, sendo cancelado após 6 episódios apenas, com a emissora ABC, que exibia a série, reclamando que os telespectadores tinham que pensar muito para entender as piadas mostradas na série. Uma das particularidades de “Esquadrão de Polícia” eram os “convidados especiais”, que na verdade só apareciam na abertura dos episódios, sendo assassinados a tiros ou através de algum outro recurso. Para Matt Groening, criador da famosa série “Os Simpsons”, “Esquadrão de Polícia” era uma série à frente de seu tempo, e se tivesse sido lançada muitos anos depois, provavelmente seria um grande sucesso da TV. E de certa forma, isso se concretizou, quando os irmãos Zucker e Jim Abrahams resolveram levar a produção para o cinema, no filme Naked Gun (Corra que a Polícia vem aí!, em português), em 1988, onde Leslie Nielsen retoma o personagem de Frank Drebin, agora envolvo numa investigação sobre um possível plano para assassinar a Rainha da Inglaterra em visita oficial a Los Angeles. Todo o clima da série foi levado para o cinema, e a produção se tornou um grande sucesso de bilheteria, rendendo mais duas continuações com as mesmas palhaçadas e besteirol que não fizeram a série de TV decolar vários anos antes.
                Todos os seis episódios vem em um único disco, ao preço de R$ 54,90. Há opções de legendas em inglês e português, e os episódios não possuem dublagem em português, uma vez que a série nunca foi exibida na TV brasileira. O ponto positivo são alguns extras que o disco traz, como uma entrevista com Leslie Nielsen, o minidocumentário “Behind The Freeze Frames”, erros de Gravação, Testes do Elenco, com Alan North, e Ed Williams, Galeria de Fotos da Produção, Lista de Celebridades Assassinadas, e Notas da Produção.
                Esquadrão de Polícia já havia sido lançado no mercado de vídeo nacional. Nos tempos do VHS, a distribuidora CIC Vídeo chegou a lançar a série completa, com todos os seus seis episódios, em duas fitas, em opção apenas legendada. Mesmo com o advento do DVD, e a criação do mercado de vídeo nacional, a série acabou nunca ganhando lançamento em formato digital, ao passo que os três filmes de Corra que a Polícia vem aí! foram lançados tanto em DVD como até mesmo em Blu-ray, há tempos atrás, depois de terem sido oferecidos em versão VHS, lá no início dos anos 1990. Agora, ao menos, Esquadrão de Polícia finalmente ganha sua chance em DVD, e merece uma nova vista, para podermos curtir as trapalhadas de Fran Drebin em seu dia-a-dia para manter a cidade a salvo dos criminosos, ainda que para muitos, quem é que protege a cidade das trapalhadas do tenente da polícia?



Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto, obrigado por comentar e explicar em detalhes o conteúdo dessa edição.

    ResponderExcluir