domingo, 19 de março de 2017

DYNAMITE REPUBLICARÁ HISTÓRIAS CLÁSSICAS DE XENA



                Xena, a princesa guerreira, ganhou recentemente novas aventuras em quadrinhos publicadas nos Estados Unidos pela Dynamite Entertainment, para alegria dos fãs da personagem, cujo seriado, produzido a partir da série Hércules, foi exibida na TV dos Estados Unidos entre 1995 e 2001, totalizando 134 episódios em 6 temporadas. No auge do sucesso do seriado, as aventuras da personagem já tinham ganhado adaptações em quadrinhos, primeiro pela editora Topps, e pouco depois, pela Dark Horse, que produziram inúmeras aventuras, ajudando a expandir a fama do seriado. Pois parte deste material estará sendo relançado pela Dynamite, no mês de maio, para alegria dos fãs, que há muito esperavam pela chance de rever este material.
                XENA, WARRIOR PRINCESS: THE CLASSIC YEARS OMNIBUS VOL.1 TRADE PAPERBACK será uma edição com capa dura, em formato americano, com cerca de 360 páginas, ao preço de cerca de US$ 30,00, compilando 14 edições da série mensal de Xena, publicada pela Dark Horse durante os anos de 2000 e 2001. O ponto positivo desta edição é que ela abrange três arcos completos de histórias publicadas na época: "The Warrior Way of Death", "Slave", and "Blood and Shadows". A arte da capa é de Arthur Adams, e as histórias tem argumentos de John Wagner e Ian Edginton. Os desenhos das aventuras ficaram a cargo de Joyce Chin, Clint Hilinski, Davide Fabbri, e dos brasileiros Mike Deodato Jr., Ivan Reis, e Fabiano Neves.
                Estas histórias se passam simultaneamente aos acontecimentos mostrados na série de TV, durante a quinta e a sexta temporada. É hora de acompanhar novamente as aventuras de Xena e de sua amiga Gabrielle, enfrentando os mais diversos perigos e adversários, bem ao estilo das histórias que fizeram da série de Tv sucesso no mundo inteiro. E este promete ser apenas o primeiro volume trazendo estas histórias antigas de Xena. A Dynamite tem planos de trazer novamente aos leitores muito mais deste material, produzido há quase 20 anos atrás.
                Xena foi uma personagem introduzida na série de TV Hércules: A Jornada Lendária, estrelada por Kevin Sorbo. Uma guerreira impiedosa, Xena ambicionava vencer Hércules e aumentar a sua fama de guerreira, já alta por inúmeras batalhas que travou, e infelizmente, com muitas mortes e atos cruéis. Ao ser vencida pelo herói, contudo, ele a fez confrontar seus atos perversos, e dali em diante, Xena passou a lutar para defender os fracos, procurando redimir-se de seus pecados. A personagem ganhou muitos fãs, o que motivou a Universal, produtora da série Hércules, a aproveitar a oportunidade, com Xena ganhando sua própria série, e logo no início, também uma amiga, Gabrielle, que passa a acompanhá-la para testemunhar seus feitos em busca de espiar seus pecados.
                O Brasil foi apenas mais um dos países onde a série foi exibida, tanto na Tv aberta quanto na Tv por assinatura. As aventuras em quadrinhos de Xena já chegaram a ser publicados em nosso país. Em 2001, a editora Atlantis lançou quatro edições nas bancas, publicando uma história completa em três partes nas primeiras três edições, e deixando a história iniciada na quarta edição sem conclusão. Este material havia sido produzido pela Topps Comics, a primeira editora a lançar aventuras em quadrinhos da personagem. De lá para cá, entretanto, Xena nunca mais teve suas histórias em quadrinhos lançadas no Brasil. Todas as aventuras lançadas pela Dark Horse, bem como as novas produções criadas pela Dynamite Entertainment seguem completamente inéditas em nosso país.
                Apesar da fama que Hércules e Xena tiveram em nosso país, isso não se refletiu no lançamento das séries no mercado de vídeo. Hércules teve apenas seus telefilmes, que deram início à série de TV lançados nos anos 1990, ainda nos tempos do VHS, e início do DVD, tendo inclusive um lançamento compilando os primeiros encontros de Hércules e Xena. A princesa guerreira ainda teve a sua primeira temporada lançada em DVD pela Universal por aqui, mas ficou apenas nisso. Já Hércules não teve nenhuma de suas temporadas lançadas no Brasil. O máximo que tiveram foi o lançamento, m VHS, da animação Hércules e Xena: a Batalha do Monte Olimpo, e nada mais.
                Portanto, não é de se estranhar que as aventuras em quadrinhos da série não tenham sido lançadas por aqui. Nos últimos tempos, contudo, vários materiais da Dynamite tem saído no Brasil através da Mythos Editora, e quem sabe, em um golpe de sorte, não temos a esperança de vermos alguma parte deste material sair por aqui? Sonhar ainda é permitido, e a variedade de quadrinhos lançada atualmente em nosso país até permite que possamos pensar na possibilidade. E, se o estado geral de nossa economia melhorar, quem sabe isso não vira realidade? Aguardemos, portanto. Mas, como é bom lembrar, seguro já morreu de velho muitas vezes por aqui, então, não criemos expectativas exageradas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário