quarta-feira, 25 de novembro de 2015

SALVAT ANUNCIA EXPANSÃO DA COLEÇÃO GRAPHICS MARVEL




                Há pouco mais de dois anos, a editora Salvat provocou um rebuliço no mercado nacional de quadrinhos com o lançamento da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, que seria composta de 60 edições de luxo trazendo várias sagas dos super-heróis da Marvel Comics, por preços muito mais acessíveis do que os cobrados até então pela Panini Comics, editora "oficial" da Marvel no Brasil. Tirando alguns problemas ocasionais, os leitores puderam encontrar edições com excelente acabamento gráfico, em capa dura e papel de miolo excelente, republicando várias sagas que fizeram história na Marvel Comics, como "A Queda de Murdock", "Guerras Secretas", "A Última Caçada de Kraven", "Marvels", "Guerra Civil", etc.
                Para felicidade dos leitores de quadrinhos de super-heróis, e principalmente os marvetes, a coleção fez sucesso, a ponto de incentivar outras editoras a investir em esquemas similares, como a Planeta DeAgostini, que lançou uma coleção com os quadrinhos da saga Guerra nas Estrelas (Star Wars), inclusive lançando material clássico produzido pela Marvel que muito pouco havia sido lançado em nosso país décadas atrás. E, mais recentemente, a Eaglemoss, famosa pelas coleções de miniaturas que produz, inclusive de super-heróis, também entrou na parada, produzindo uma coleção de Graphic Novels no mesmo estilo da Salvat, mas voltada para os heróis da DC Comics, cujos leitores até então estavam apenas na inveja de ver apenas os heróis da Marvel tendo tratamento de primeira neste tipo de lançamento.
                Com o sucesso da primeira coleção, produzida em parceria com a Panini, e vendo os rivais se armarem, a Salvat lançou, no início deste ano, uma segunda coleção de Graphics Marvel, esta voltada mais para personagens da Marvel do que sagas propriamente, de forma a resguardar a sua fatia de mercado. Felicidade em dobro para os marvetes, que tinham agora duas coleções de luxo sendo lançadas nas bancas. E a coleção original de Graphics, neste final de ano, encaminhava-se para a sua conclusão, como resultado de uma missão bem-sucedida feita pela Salvat, para felicidade geral dos leitores, que poderiam dar uma pequena folga a seus bolsos, cada vez mais apertados pela crise econômica que nosso país atravessa, certo? Errado!!
                O bom desempenho da Coleção de Graphic Novels Marvel motivou a editora a confirmar aquilo que muitos leitores já imaginavam que poderia ocorrer: na Europa, onde a Salvat lançou esta coleção, após os 60 números iniciais, as boas vendas fizeram com que a coleção fosse ampliada para 120 edições, com novos 60 números sendo adicionados, para felicidade dos leitores, que teriam muito mais aventuras à disposição. E a Salvat acaba de confirmar que, assim como fez na Europa, a coleção brasileira também terá a mesma ampliação, passando a ter 120 números no seu total (isso se a mesma não sofrer ampliações futuras), que continuarão sendo lançados em bancas no mesmo esquema já utilizado nas 60 edições iniciais, com um número novo chegando às bancas a cada 15 dias, seguindo o cronograma de distribuição já estabelecido.
                Para os leitores, trata-se de uma ótima notícia, ao verem que terão muito mais histórias pela frente, a serem publicadas com o excelente grau de impressão e qualidade que as edições da Salvat vem apresentando. O ponto negativo é que quem imaginava poder economizar alguns trocados, terá de adiar seus planos, se quiser continuar adquirindo as edições da coleção. E, para piorar, os materiais que esta segunda fase irá trazer, na opinião de muitos, supera e muito algumas das sagas trazidas na primeira fase da coleção. A expansão será dividida entre uma "continuação" da primeira série, com a numeração dos volumes começando na edição 61 e indo até a edição 80, totalizando 20 novos volumes, com sagas mais recentes das aventuras da "Casa das Idéias"; e uma fase "clássica", que será alocada antes dos volumes 1 a 60 da Coleção, e que irá trazer somente aventuras antigas dos heróis da Marvel, algumas delas completamente inéditas em nosso país, enquanto outras não são republicadas há décadas em nosso país.
                A arte da lombada das edições será ampliada, de modo que todas as novos 60 números se encaixarão perfeitamente aos 60 volumes já lançados. A numeração da fase clássica, aliás, para não conflitar com a numeração dos 80 volumes "atuais", será feita em numerais romanos (edições I a XL), sendo acondicionadas, portanto, "antes" dos 60 números originais da coleção. O preço de cada uma das edições, atualmente, é de R$ 36,90.
                Entre os materiais que serão lançados nesta fase clássica estão "Nick Fury - Agente da SHIELD", desenhada por Jim Steranko, que teve parte das histórias lançada nos formatinhos da Editora Abril no início dos anos 1980; "Capitão América e Falcão - A Bomba da Loucura", desenhada por Jack Kirby, e publicada nos formatinhos da Editora Bloch nos anos 1970; "Thor: Contos de Asgard", parcialmente publicada nos formatinhos da Editora Abril; "Vingadores Versus Defensores"; "O Que Aconteceria Se...?"; "Vingadores: A Saga de Korvac"; "Surfista Prateado - Origem"; "Capitão América e Falcão: Império Secreto"; "Origens Marvel" (anos 1960 e 1980); "Vida e Morte do Capitão Marvel"; "Vingadores - A Guerra Kree/Skrull"; "Quarteto Fantástico: A Chegada de Galactus"; "Homem de Ferro: Tragédia e Triunfo"; e muitas outras aventuras. Trata-se de um material que há muito os fãs desejavam uma reimpressão ou finalmente serem publicadas no Brasil, e de um tempo onde a Marvel realmente fazia juz à expressão "Casa das Idéias", com muitas aventuras antológicas e inesquecíveis para muitos fãs.
                Assim, pelo menos por um bom tempo, os fãs da Marvel continuarão vendo o lançamento de títulos de duas coleções da Salvat nas bancas, com a expansão da linha de Graphic Novels original, e com o andamento da Coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel, que em suas últimas edições, enfocaram os personagens Falcão e Namor, o Príncipe Submarino, reimprimindo um material que fora publicado há mais de trinta e vinte anos nos títulos em formatinho da Editora Abril, respectivamente, dando chance aos leitores de reverem ou conhecerem histórias bem antigas de ambos os personagens.
                Infelizmente, algo que os fãs pedem, e que a Salvat ainda não disponibiliza, é a oportunidade de se fazer assinatura das suas coleções, que só podem ser adquiridas em banca ou em algumas lojas especializadas, ou pelo serviço de atendimento ao cliente da editora, no caso de números atrasados. Vários leitores já pediram que a editora oferecesse esse método de compra, mas a Salvat, em resposta, disse que ainda não disponibiliza assinaturas, embora tenha anotado a sugestão para possível implantação futura.
                Se por um lado é de se comemorar a ampliação da coleção da Salvat, ainda mais por trazer materiais que há muito mereciam ser relançados, o público leitor continuará tendo de se esforçar se quiser adquirir todos os números que serão lançados, já que apesar do preço ser bem acessível pelo padrão de qualidade apresentado, em comparação com outras edições de luxo, o fato de terem 4 edições lançadas por mês em ambas as coleções certamente vai pesar no bolso, ainda mais no momento delicado pelo qual passa nossa economia. E isso sem contar quem quiser adquirir também as edições da coleção de graphics da DC que está sendo lançada pela Eaglemoss. Mais do que nunca, o leitor terá que mostrar a capacidade de um verdadeiro super-herói para conseguir adquirir todas as edições que planejar. Mas que boa parte delas vale a pena, isso vale.


Nenhum comentário:

Postar um comentário