segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MYTHOS CANCELA REVISTA MENSAL DO JUIZ DREDD



                Foi bom enquanto durou, mas a dura realidade econômica acaba de decretar o fim de mais um título de quadrinhos no mercado nacional. A revista JUIZ DREDD MEGAZINE, que nos últimos dois anos brindou os leitores nacionais com material da conceituada publicação inglesa 2000AD, tendo as histórias do Juiz Dredd como principal atrativo, está sendo encerrado pela Mythos Editora, que levou adiante a publicação do título no mercado nacional. E o motivo é mais claro possível: baixas vendas. E sem vender, nenhuma revista consegue se manter firme nas bancas. Com isso, é mais uma opção de bons quadrinhos que o leitor nacional perde nos últimos meses, após a HQM Editora também anunciar o cancelamento da publicação dos títulos da Valiant Comics que editava pelo mesmo motivo.
                Lançada em maio de 2013, a revista era um mix com histórias de vários personagens publicados na Inglaterra pela revista 2000 AD, capitaneada pelo Juiz Dredd, que era o personagem mais conhecido por aqui, e o de maior apelo comercial. Com formato "magazine", periodicidade mensal, e 68 páginas ao preço de R$ 10,90, o título foi lançado nas bancas em caráter experimental pela Mythos, que programou um lote de 6 números para testar a viabilidade da publicação. Com as vendas apresentando números bem satisfatórios, o título foi aprovado e seguiu saindo pela editora, oferecendo um bom material de quadrinhos aos leitores nacionais, e fazendo da empreitada a mais duradoura publicação de material da 2000AD por aqui até hoje, superando de longe a publicação mensal mantida pela saudosa Ebal no final dos anos 1970, quando chegou a ter 10 números lançados aqui com o título "Ano 2000". A derradeira edição da publicação da Mythos é a 24, lançada neste mês de agosto nas bancas nacionais.
                Infelizmente, a exemplo do que aconteceu com os títulos de super-heróis da Valiant da editora HQM, que também começaram muito bem de vendas nos primeiros números, as vendas começaram a despencar perigosamente já no ano passado, de acordo com Pedro Bouça, editor-assistente e tradutor das revistas e encadernados da Mythos, que em entrevista ao site 2000AD Brasil, explicou as razões para o cancelamento do título mensal. Segundo ele, a editora se esforçou para manter a viabilidade do título, mas a crise econômica que estourou esse ano, aliada à feroz concorrência dos títulos de super-heróis das bancas nacionais, acabaram por tornar a revista deficitária, o que levou a seu cancelamento.
                Para Bouça, de acordo com suas declarações ao site 2000AD Brasil, o esquema de "mix" da publicação, trazendo histórias de personagens variados, usando o Juiz Dredd como principal atrativo da publicação, infelizmente não deu certo, e mesmo com a qualidade dos outros títulos publicados, os leitores não corresponderam da forma que se esperava, e as vendas foram ficando críticas.
                Para os fãs do juiz mais durão de Mega City 1, ainda resta uma esperança: a Mythos pretende lançar aventuras do personagem em encadernados, sendo que agora em setembro já deverão ser lançados dois volumes: a primeira edição é JUIZ DREDD NAS GARRAS DO JUIZ MORTE, encadernado com cerca de 240 páginas, capa dura, ao preço de R$ 79,90. Esta edição compila as histórias em que Dredd enfrentou o Juiz Morte, um ser vindo de uma dimensão paralela onde a própria vida passou a ser considerada um crime, uma vez que só os vivos cometiam crimes. E, tendo matado todos aqueles em seu mundo, o Juiz Morte e seus asseclas acabam cruzando as barreiras dimensionais e preparam-se para aplicar sua "justiça" também na Mega City 1 desta dimensão, dando a Dredd e seus companheiros, como a Juíza Anderson, um dos mais mortais desafios já enfrentados na história da metrópole do futuro. Também está programado a edição PREDADOR VS JUIZ DREDD VS ALIENS, reunindo duas minisséries clássicas onde o implacável juiz enfrenta os mais mortais alienígenas já conhecidos, que resolvem fazer de Mega City 1 seu campo de caça, prometendo causar um verdadeiro massacre. Esta edição terá 180 páginas, com capa dura, sendo que o preço ainda não foi divulgado.
                O recado de Pedro Bouça é claro: se os encadernados venderem bem, Dredd continuará ganhando edições especiais no formato de tempos em tempos. Se as vendas não forem boas, as chances de novas aventuras serem publicadas pela Mythos podem ser esquecidas. Como desgraça pouca é bobagem, a alta do dólar nos últimos meses, decorrente da crise de confiança no mercado nacional, só ajudou a complicar o mercado nacional de quadrinhos, uma vez que os direitos de publicação são negociados totalmente em dólar, e com a cotação mais elevada, as editoras nacionais têm que gastar muito mais dinheiro no licenciamento dos títulos, aumentando o seu custo de produção, e logicamente, tendo de cobrar mais caro pelas edições à venda para terem o necessário retorno. E, na situação econômica atual, com dinheiro curto, edições caras levam desvantagem no mercado de quadrinhos, cuja concorrência anda bem forte nos últimos tempos. No caso do material da 2000AD, segundo Bouça informou, os valores de licenciamento praticados pela 2000 AD já não são exatamente baratos, custando bem mais caro do que títulos de editoras como Marvel ou DC, que são negociados em valores bem mais acessíveis.
                Os leitores, obviamente, sempre querem ter mais opções de títulos à venda nas bancas, gibiterias, e livrarias. Mas não basta as editoras promoverem o lançamento destes títulos. O leitor que diz querer estes materiais precisam dar o seu apoio adquirindo os mesmos, de forma que os esforços despendidos pelas editoras tenham retorno. Infelizmente, os números de vendas, por mais que os leitores afirmem que fazem sua parte, nem sempre correspondem aos necessários para se manter a viabilidade econômica da publicação. E se o título não gera lucro, infelizmente o cancelamento é certo. Iniciativas como a da Mythos, que conseguiu publicar a revista mensal com o Juiz Dredd e outros personagens da 2000 AD por tanto tempo, podem ser consideradas heróicas, a exemplo do que a HQM fez com os títulos da Valiant Comics, mas uma hora, infelizmente, a realidade se impõe, e mostra que não é mais possível continuar. E a mais nova vítima é o Juiz Dredd. Que os encadernados com o personagem consigam apresentar boas vendas para que os leitores nacionais continuem tendo a chance de ler suas aventuras. Apenas reclamar que tal personagem não é publicado aqui infelizmente não vai ajudar a melhorar a situação do nosso mercado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário