sábado, 15 de agosto de 2015

COM "SAILOR V", JBC ENCERRA O UNIVERSO DE SAILOR MOON



                No ano passado, a JBC Editora realizou um dos grandes sonhos dos fãs de mangás e animes, ao finalmente conseguir trazer para o Brasil os quadrinhos originais de uma das mais famosas séries dos anos 1990: Sailor Moon! A série de anime das super-heroínas vestidas com roupa de marinheiro fez sucesso quando foi exibida pela TV Manchete, durante o boom de animes provocado pela série Cavaleiros do Zodíaco em nosso país, o que fez as emissoras correrem atrás dos desenhos animados nipônicos.
                Com a crise da TV Manchete, Sailor Moon teve apenas sua primeira fase exibida por aqui, e só vários anos depois, o restante da animação chegaria ao Brasil, sendo exibida pelo canal pago Cartoon Network. E a grande legião de fãs, vendo os mangás tomarem de assalto as bancas nacionais, começaram a sonhar com a publicação das aventuras originais criadas por Naoko Takeuchi em nosso país. Depois de muitos problemas e atrasos, eis que a JBC conseguiu finalmente s direitos da publicação, e lançou a série nas bancas brasileiras em março de 2014, e com a promessa de lançar absolutamente todos os quadrinhos do universo de Sailor Moon. Após a publicação da série original, que aqui teve 12 volumes em sua nova compilação, a editora nipo-brasileira lançou mais dois volumes, trazendo histórias curtas de Sailor Moon e suas amigas, em momentos que se passam durante os eventos mostrados na série.
                E agora, nos últimos dias de julho, chegou às bancas nacionais o último lançamento que faltava para fechar a publicação de Sailor Moon no Brasil: CODENAME SAILOR V (Codinome Sailor V), com as aventuras solo da Sailor Venus. Serão dois volumes, fechando o ciclo de aventuras das guerreiras lunares em solo nacional. Cada edição de Sailor V tem cerca de 282 páginas, ao preço de R$ 16,50, e com impressão nos mesmos moldes das republicações de outras séries feitas recentemente pela editora, com papel de excelente gramatura, e com direito a algumas páginas coloridas.
                Na verdade, Sailor V veio antes de Sailor Moon, sendo na verdade a precursora das aventuras da Princesa Lunar. O mangá, de autoria de Naoko Takeuchi, começou a ser publicado na revista Run-Run, da Editora Kodansha. Na trama, a jovem estudante Minako Aino, de apenas 13 anos, tem sua vida mudada ao cruzar com o gato branco Artemis, que podendo falar, revela que ela é uma guerreira escolhida para defender a paz e a justiça em nosso mundo, e lhe dá uma caneta que a permite se transformar na heróina Sailor V (Sailor Venus), ganhando poderes e habilidades que terá de usar na luta contra criminosos e outras ameaças que surjam na cidade. O resultado agradou à direção da Kodansha, e a própria Naoko começou a desenvolver melhor a idéia, expandindo o conceito de uma heroína solo para um grupo nos mesmos moldes, a exemplo do que acontecia nas séries Super Sentai. Vendo o potencial desta nova série, a Kodansha escolheu a revista Nakayoshi para a publicação da nova série, Bishoujo Senshi Sailor Moon, aprimorando os conceitos exibidos na série da Sailor Venus, que mais adiante, também se juntou às heróinas da nova série. Na verdade, quando a série Sailor Moon começa, Sailor Venus já é uma heróina conhecida do público, pelos seus atos heróicos e de combate ao crime, salvando as pessoas, e ela serve de inspiração para as novas heroínas em Sailor Moon.
                Mesmo com a estréia de Sailor Moon, que já de início começou a fazer um grande sucesso, ganhando quase ao mesmo tempo versão em anime, o mangá de Sailor V continuou sendo publicado na revista Run-Run, que tinha uma periodicidade maior do que a Nakayoshi. Devido a esta diferença de periodicidade, o mangá de Sailor V, apesar de muito menor do que o de Sailor Moon, demorou quase tanto para ser encerrado, totalizando então 3 volumes encadernados, enquanto Sailor Moon teve 18 volumes. Com as revisões sofridas pela série, que modificou a estrutura dos volumes, tornando-os maiores, Sailor Moon ficou com 12 volumes, versão que foi lançada aqui pela JBC, enquanto Sailor V ficou em 2 volumes apenas, que agora estão sendo lançados no mercado nacional.
                Com o desenvolvimento de ambas as séries, Naoko começou a incluir "participações especiais" das personagens de Sailor Moon na série da Sailor Venus, uma vez que as aventuras desta se passam antes dos eventos mostrados em Sailor Moon. Ao final, a série Sailor V acabou ficando à sombra de Sailor Moon, dado o sucesso retumbante da nova versão criada por Naoko Takeuchi, que depois da versão em anime, ainda ganhou uma produção em live-action, e recentemente, ganhou um remake em animação, contando a história do mangá de forma muito mais fiel. Mas, mesmo sem ter tido a mesma fama, Sailor V foi o pontapé inicial que permitiu o surgimento de Sailor Moon, e isso não pode ser menosprezado. Na verdade, muitos fãs até gostariam que a heroína ganhasse sua própria versão em anime de suas aventuras-solo, o que não parece algo impossível de acontecer, uma vez que as guerreiras lunares ganharam nova produção animada, e a franquia nunca esteve em baixa popularidade, seja no Japão, ou em diversos outros países onde foi Sailor Moon foi publicado e/ou exibido.
                Mas o que é mais importante é que a JBC manteve sua promessa de lançar Sailor Moon na íntegra, e com os dois volumes de Sailor V, fecha a saga das heroínas lunares com todos os méritos, para deleite da grande legião de fãs nacionais das personagens. Vida longa à Sailor Venus e às demais guerreiras Sailors!

Nenhum comentário:

Postar um comentário