terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PANINI LANÇA ENCONTRO DE HE-MAN COM O UNIVERSO DC



                Um dos encontros mais esperados pelos leitores de quadrinhos há tempos enfim tem seu lançamento realizado nas bancas nacionais. He-Man, o poderoso defensor do planeta Etérnia, e seus aliados, travarão um confronto de grandes proporções com ninguém menos do que os heróis do Universo DC, com especial destaque, claro, para a Liga da Justiça. Esse o mote da edição UNIVERSO DC VS HE-MAN E OS MESTRES DO UNIVERSO, que chegou às bancas e comic shops nacionais no final do mês de novembro. A edição tem 156 páginas, em formato americano, com capa cartão, ao preço de R$ 21,90, e compila a minissérie "DC Universe VS The Masters of the Universe", em 6 edições, publicada há meses atrás nos Estados Unidos. Para felicidade dos leitores nacionais, a edição traz a aventura completa, e mostra o primeiro cross-over de He-Man com outros heróis após suas aventuras animadas.
                O único ponto negativo do lançamento é que a Panini ainda está devendo as primeiras aventuras da nova série regular de He-Man e os Mestres do Universo, lançada no ano passado pela DC Comics, nova editora dos personagens, e que se passam logo após as aventuras mostradas na minissérie compilada na edição lançada pela multinacional italiana no mercado nacional no primeiro semestre deste ano, que serve de reboot para as aventuras dos heróis de Etérnia. Após todos terem recuperado suas identidades e derrotado Esqueleto, uma nova ameaça surgiu em Etérnia: a ameaça da Horda, que pegando a todos os heróis de surpresa, inclusive com a ajuda de uma aliada que ninguém imaginava, o planeta foi tomado. O exército do planeta, comandado pelo rei Randor, acabou disperso, e agora nossos heróis não passam de rebeldes tentando recuperar o mundo que lhes pertencia, que vai sendo cada vez mais solapado pelas forças malignas comandadas por Hordak. Para melhor enfrentá-los, He-Man aprimora seus poderes, adotando um novo visual, não apenas para si, mas também para a sua espada do poder, que se torna mais poderosa. Mesmo assim, as forças do mal continuam avançando sem clemência por toda Etérnia.
                Enfraquecidos, nossos heróis acabam libertando uma de suas maiores inimigas: Maligna, a feiticeira que participava dos planos perversos de Esqueleto. Sabendo que Esqueleto não é propriamente um aliado confiável, mas que também não quer a Horda atrapalhando seus planos, eles tencionam encontrá-lo para conseguir que ele os ajude no combate às forças de Hordak. Mas há um problema: Esqueleto desapareceu após ter sido derrotado pelo renascido He-Man, e seu paradeiro é desconhecido. Através de um feitiço, Maligna consegue teleportar He-Man e Teela com ela para o mundo onde seu ex-mestre se encontra, e todos vem parar...na Terra, onde o outrora grande vilão de Etérnia está desempenhando um plano perverso com o objetivo de sugar toda a força mística do planeta, em um processo que pode desencadear a destruição de nosso mundo.
                Com a chegada de He-Man à Terra, Esqueleto logo trata de arrumar aliados para destruir seu grande inimigo, e ele acaba por dominar as mentes de ninguém menos do que a Liga da Justiça. Apenas o Batman consegue escapar de seu controle, mas sozinho, nem mesmo o Cavaleiro das Trevas poderá impedir os planos do perverso vilão, que joga os heróis dominados da Liga contra He-Man em confronto direto. Cabe a Marlena, ex-rainha de Etérnia, agora exilada em seu mundo natal, contar com a ajuda de John Constantine, Madame Xanadu, e do próprio Batman para descobrir o que Esqueleto planeja para nosso mundo, enquanto Mentor e os demais Mestres do Universo acabam travando duelo com vários dos heróis do Universo DC. Para piorar tudo, o destino de nosso planeta pende na balança da trama do verdadeiro arquiteto da presença de Esqueleto na Terra, o que só torna a situação ainda mais complicada para os heróis de ambos os mundos. Conseguirão eles resolverem suas diferenças e unirem forças a tempo de salvar não apenas a Terra, mas também Etérnia? É o que os leitores poderão conferir nesta aventura, que tem os roteiros de Keith Giffen e Tony Bedard, com arte de Dexter Soy, Derlis Santacruz, Andres Ponce, e Pop Mhan. As capas das edições americanas estão reproduzidas na edição, e são do brasileiro Ed Benes.
                De quebra, a edição ainda traz de brinde, publicando pela primeira vez no Brasil, a primeira aparição oficial de He-Man, que se deu nos Estados Unidos, na edição número 47 da revista DC Comics Presents, lançada em julho de 1982, onde ocorreu, na verdade, o primeiro encontro de um herói da DC com o defensor de Etérnia, que fazia ali sua primeira aparição. O roteiro foi de Paul Kupperberg, com arte do veterano Curt Swan. Na história, o Super-Homem, após atravessar um estranho fenômeno místico surgido nos céus da Terra, acaba indo parar no distante mundo de Etérnia, que por sua vez, está com o Castelo de Grayskull sendo vítima de mais um ataque do perverso Esqueleto, que após travar um breve combate com o Homem de Aço, domina o kryptoniano, e planeja utilizar seu grande poder para conseguir os segredos de Grayskull. Mas, para defender o castelo místico, eis que surge seu defensor, o poderoso He-Man, que trava um grande duelo com o herói da Terra, até que este consegue libertar-se do encanto de Esqueleto. Juntos, He-Man e Super-Homem frustram os planos do vilão, e o Homem de Aço retorna à Terra, ciente de ter feito um novo amigo. A história serviu mais para apresentar He-Man ao público, mas o personagem ainda estava sendo desenvolvido. O Príncipe Adam, identidade secreta do herói, era até irritante de tão bagunceiro e irresponsável que dava a entender. E nem usava espada para se transformar no herói, cortesia que ficava por conta da Feiticeira de Grayskull, com um visual diferente do que viria a ser conhecida. No ano seguinte, com a estréia da série animada pela Filmation, é que o herói ganharia suas características definitivas, que o tornaram um dos personagens mais famosos da década, graças à série animada de 130 episódios produzidos entre 1983 e 1986.
                Nos quadrinhos, o personagem passou por várias editoras, como Marvel, Image, e agora na DC Comics. No Brasil, algumas aventuras foram publicadas na década de 1980 pela editora Abril, em virtude da fama do desenho animado, contando inclusive com várias histórias criadas por artistas nacionais. Na década passada, a Panini Comics publicou a minissérie lançada pela Image Comics. E no primeiro semestre deste ano, a mesma Panini lançou uma edição compilando a primeira minissérie dos Mestres de Etérnia, que serviu de ponto de partida para a nova série regular do personagem, em publicação pela editora americana. O lançamento desta nova edição com o personagem e seu encontro com os heróis da DC é certamente bem-vinda, tanto para os antigos quanto novos fãs, ainda que a versão atual dos heróis do Universo DC, conhecida como "Novos 52", ainda não tenha cativado os leitores em muitos aspectos. Fica agora a esperança da Panini lançar novas edições com as aventuras do herói de Etérnia mostradas em sua nova série regular nos Estados Unidos, o que certamente fará muitos leitores saudosos do desenho animado dos anos 1980 felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário