quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

IDW LANÇARÁ SÉRIE DE "JEM E AS HOLOGRAMAS"



                Mais uma série clássica dos anos 1980 prepara seu retorno triunfal em 2015. Contando com um filme em live-action que já se encontra em produção, com vistas a estrear em outubro do ano que vem, a IDW Publishing se antecipa e lançará no início de março nas comic shops dos Estados Unidos as novas aventuras de ninguém menos do que Jem e as Hologramas. JEM AND THE HOLOGRAMS será uma série mensal, e terá roteiros de Kelly Thompson. A arte das histórias ficará a cabo de Ross Campbell, enquanto as capas serão assinadas por Sara Richard. O preço será de US$ 3,99, e como atração especial, a primeira edição terá nada menos do que 5 capas diferentes, com uma delas mostrando o grupo todo das Hologramas, e as outras capas enfocando cada membro da banda (Jem, Kimber, Aja, e Shana).
                "Desde criança eu era uma grande fã do desenho animado original de JEM dos anos 1980, e por isso ter a oportunidade de dar vida nova para ela para um público moderno, para não mencionar a chance de trabalhar com Ross, um artista praticamente destinado a desenhar estas histórias, é realmente um sonho tornado realidade", disse a escritora da série, Kelly Thompson.
                "Conseguir os quadrinhos de Jem e as Hologramas era uma de minhas prioridades quando comecei na IDW", afirmou o editor sênior John Barber. "Levou três anos, mas Kelly e Ross finalmente encontraram a atitude e estilo que faz juz a Jem. Eles entenderam o apelo que Jem possui, e não poderíamos menosprezar o impacto que a personagem tem em toda uma geração de fãs e leitores de quadrinhos", completa.
                A série pretende começar do zero, adaptando a história e as personagens ao século XXI, e será uma série que mostrará o mundo da moda, arte, ação, e estilo de vida do meio artístico. É hora de conhecermos a jovem banda conhecida como "As Hologramas", um grupo de garotas que possui o som e a atitude certas para se tornarem um grande sucesso musical. Mas sua vocalista, Jerrica Benton, está com um problema peculiar - medo dos palcos. Felizmente, uma descoberta inesperada de um presente deixado por seu falecido pai levará Jerrica a ter uma ferramenta única para lidar com seu temor, e ajudar a superar todas as adversidades. E, além destes problemas, as jovens vão descobrir que o meio artístico é um mundo de competição e disputa mais selvagem e perigoso do que todas imaginavam.
                "Jem e as Hologramas" foi uma série de animação criada em 1985 pela Marvel Productions e Sunbow a pedido da Hasbro, que queria lançar uma série de brinquedos voltada para o público feminino, para competir com a famosa boneca Barbie, da rival Mattel. A exemplo do que já havia sido feito na série Transformers, em 1984, e Comandos em Ação (G.I. Joe), a Marvel criou uma história para as personagens que teriam as bonecas lançadas. Christy Marx, que já havia roteirizado vários episódios da série G.I. Joe, elaborou o quadro completo dos personagens que estrelariam a série, que serviria de promoção para os brinquedos que a Hasbro lançaria no mercado.
                Na história, Jem e as Hologramas são um famoso conjunto de música que vive os desafios do show bizz americano. Composto por Jem (vocalista), o grupo conta com Kimber Benton (tecladista), Aja Leith (guitarrista), e Shana Elmsford (baterista). Suas maiores rivais são o conjunto As Desajustadas, formado pela riquinha esnobe Urânia, Roxy, e Electra, além das jogadas sujas de Eric Raymond, que as empresaria. Um dos motes do sucesso das Hologramas é a misteriosa identidade de Jem, que sem que o público saiba, é na verdade Jerrica Benton, que também é empresária do grupo, e proprietária da empresa Starlight Music, que vende os discos das Hologramas. Jem mantém sua dupla identidade graças aos brincos especiais que usa, que a permitem se "transformar" em Jem e disfarçar completamente sua identidade. Esta mudança é possível através de Energia (Sinergy, no original em inglês), um supercomputador dotado de inteligência artificial capaz de gerar os mais espetaculares hologramas de todo tipo de imagem, criado por seu falecido pai. Os brincos de Jerrica são emissores portáteis, e ao seu comando, Energia cobre Jerrica com a imagem de Jem, além de permitir que ela possa usar seus hologramas para sair de algumas encrencas e perigos.
                A animação durou 3 temporadas, totalizando 65 episódios, produzidos entre 1985 e 1988. Apesar da boa audiência que a série tinha, figurando entre os desenhos mais assistidos, os brinquedos não vendiam no ritmo desejado pela Hasbro, que decidiu pelo cancelamento da animação, que na sua opinião não davam o retorno esperado. Foi uma série que deixou saudades em muitos fãs, uma vez que a temática dos episódios muitas vezes tocavam em problemas do cotidiano, como os percalços do mundo do show bizz, as dificuldades de manutenção de um orfanato que era mantido pela Starlight Music, problemas familiares, romance, etc, fugindo do panorama geral das séries mais famosas da época, que quase sempre focavam batalhas do bem contra o mal (Thundercats, He-Man, Centurions, G.I. Joe, etc), além dos problemas que Jerrica tinha de enfrentar para manter sua dupla identidade, especialmente no meio artístico, lugar cheio dos tradicionais paparazzi, repórteres que adoram fuçar a vida e as intimidades dos astros. E Jerrica ainda tinha um problema adicional, quando seu amigo de infância e grande amor de sua vida, Rio, exibia uma queda justamente pela sua alter ego, deixando-a em dúvida sobre quem ele realmente ama.
                No Brasil, a série foi exibida pela TVS/SBT, ganhando uma competente dublagem do estúdio BKS. Todos os episódios foram exibidos, com diversas reprises até os primeiros anos da década de 1990, quando saíram do ar, para nunca mais voltarem a ser exibidos, tanto na TV aberta quanto na TV paga, deixando muitos fãs na saudade. E, enquanto nos Estados Unidos a série já ganhou até lançamento em box DVD, por aqui absolutamente nada foi lançado, nem em DVD, nem em fita nos tempos do VHS, para decepção dos fãs.
                E os fãs americanos ainda terão a oportunidade de ver a nova série em quadrinhos de Jem. Resta esperar se a atualizada que os personagens sofreram em seu visual, bem como as histórias, caiam no gosto dos leitores atuais, bem como dos velhos fãs. Não é a primeira vez que Jem ganha uma série de quadrinhos. Entre 1986 e 1987, durante a exibição internacional da série animada, a personagem ganhou uma série mensal publicada pela editora britânica London Editions Magazines, do grupo Egmont. Foram 13 edições mensais e 2 edições especiais com várias histórias retratando com fidelidade o visual do e o clima das histórias do desenho animado, que foram publicadas em outros países da Europa. Houve até uma série produzida no México, que durou poucas edições, com histórias criadas pelos próprios mexicanos, para aproveitar o sucesso da série animada. E, como não poderia deixar de ser, são materiais que nunca vieram para o Brasil, da mesma forma que não dá para se ter muitas esperanças da nova série da IDW ser lançada por aqui, se bem que, a julgar pelo novo visual das personagens, para quem já teve chance de ver as artes previamente anunciadas, o novo visual das personagens, radicalmente diferente das versões originais, mais parecendo punks rebeldes, é possível que os fãs não curtam muito a nova identidade visual da série, receio que também ronda parte dos fãs americanos. Fica a esperança de que pelo menos o lançamento do filme com atores do ano que vem possa servir de motivação para pelo menos lançarem a série no mercado de DVD nacional, o que seria o máximo para os velhos fãs, e de preferência com a dublagem original em português. Sonhar não custa...
                O filme da série está sendo produzido pela Universal, e conta com a direção de Jon M. Chu. Jerrica/Jem será interpretada por Aubrey Peeples. Stefanie Scott será Kimber, e teremos Hayley Kiyoko como Aja e Aurora Perrineau como Shana. Para os fãs, resta esperar que o filme não vire uma "bomba" como aconteceu com algumas adaptações de outras antigas séries realizadas nos últimos anos...


Um comentário: