segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DEVIR CONCLUI REPUBLICAÇÃO DE TARZAN DE JOE KUBERT



Tarzan, a famosa criação do escritor Edgar Rice Burroughs, já ganhou, desde sua estréia há cerca de um século atrás, diversas adaptações tanto no cinema quanto na TV e nos quadrinhos. Dos filmes, os mais famosos foram protagonizados por Johnny Weissmuller, enquanto na TV, o seriado mais lembrado foi estrelado nos anos 1960 por Ron Ely. Nos quadrinhos, uma das fases mais cultuadas do personagem foi nos anos 1970, quando teve suas aventuras publicadas pela DC Comics, que encarregou o artista Joe Kubert de escrever e desenhar suas aventuras. Estas aventuras começaram a ser republicadas no Brasil há poucos anos, quando a Devir Livraria lançou o primeiro volume de uma série de 3 edições que compilou as histórias do Homem-Macaco lançadas pela DC. Uma série que agora chega ao seu final, com o lançamento, por parte da Devir, do 3° e último volume da coleção, finalizando o ciclo de trabalho de Kubert no famoso herói das selvas.
TARZAN: O HOMEM-LEÃO E OUTRAS HISTÓRIAS tem um belo acabamento gráfico, com acabamento brochura com laminação brilhante e orelhas. O miolo é em papel off-set 90 g/m², no formato 16,5 x 24,0 cm, com 232 páginas totalmente recuperadas digitalmente e recolorizadas, utilizado guias das cores originais das publicações, o que garante a grande fidelidade artística do traço de Kubert, um dos gigantes dos quadrinhos americanos. O preço da edição é 43,50, e a distribuição é para comic shops e livrarias. Após ter sua publicação encerrada pela DC Comics, a Marvel adquiriu a licença para lançar as aventuras de Tarzan em quadrinhos, que durou pouco mais de dois anos, até ter sua publicação cancelada. Mas os fãs de Tarzan, e dos quadrinhos, agora tem a chance de acompanhar toda a célebre fase de Joe Kubert à frente do personagem, na coleção de 3 volumes lançada pela Devir. E não são poucas aventuras.
Neste volume que encerra a série, vamos conhecer um paraíso selvagem ao lado de um dos grandes mestres da narrativa gráfica, acompanhando o lendário Homem-Macaco enquanto ele tenta proteger duas belas atrizes e uma equipe de filmagem de Hollywood dos muitos perigos que espreitam as selvas africanas, para não mencionar um geneticista louco que chama a si mesmo de “Deus”! Ainda temos uma fiel adaptação para os quadrinhos de um dos mais clássicos romances do personagem: Tarzan e O Homem-Leão. Aliás, Joe Kubert foi extremamente competente na sua passagem pelas aventuras de Tarzan, sabendo como ninguém adaptar os vários livros escritos por Edgar Rice Burroughs em empolgantes aventuras nos quadrinhos que desenhou. Histórias como “A Fera da Lua”, “Selva de Gelo”, “A Erva Mágica”, “Julgamento de Sangue!” entre outras histórias em quadrinhos memoráveis, como a breve aventura de Korak, na qual o autor teve a chance de trabalhar ao lado de outras duas lendas dos quadrinhos: Bob Kanigher e Russ Heath!
Todas as histórias desta série de Tarzan criada e desenhada por Joe Kubert foi magistralmente lançada no mercado americano pela Dark Horse Comics na década passada, e foi muito feliz a opção da Devir em trazer tal material para cá, que há muito merecia ser revisto e conhecido pela atual geração de leitores de quadrinhos. Não apenas a qualidade artística de Joe Kubert é excelente, como as histórias são também um material que todo fã de quadrinho merece ter a chance de acompanhar. O trabalho de restauração das artes originais, bem como das cores, foi impecável, e estes eternos contos de aventura com certeza irão resgatar as emoções que os antigos fãs sentiram anos atrás, e ainda arrebatar as imaginações de incontáveis gerações futuras!
E uma edição como esta não ficaria completa se não trouxesse alguns materiais extras bem interessantes, e a Devir não deixou os leitores a ver navios: a edição traz uma matéria especial contando a história do personagem no nas novelas de rádio, no teatro e na TV, dos anos 1930 até os dias de hoje, além de uma biografia de Ron Ely, o ator que interpretou Tarzan no seriado de TV no final dos anos 1960, que teve parte de suas cenas rodadas no Brasil, inclusive! E tendo completado um século de existência no ano passado, o mito de Tarzan ainda desperta a paixão dos amantes de grandes aventuras em um mundo que, mesmo hoje no século XXI, ainda apresenta mistério e fascínio: a selva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário