domingo, 22 de abril de 2018

PANINI REPUBLICARÁ “O MESTRE DO KUNG FU”


                O mercado atual de quadrinhos no Brasil, apesar da forte crise econômica que já dura alguns anos, ainda segue apresentando uma grande variedade de lançamentos, por várias editoras, e com muitos materiais sendo disponibilizados aos leitores, inclusive alguns bem antigos, quando se trata do gênero super-heróis, e envolvendo os personagens da Marvel e da DC Comics. No que tange à Marvel, os fãs ainda têm a felicidade de verem alguns lançamentos feitos pela editora Salvat em suas coleções de graphic novels lançarem e/ou relançarem algumas histórias há muito tempo produzidas lá fora, e que foram publicadas aqui há muito, muito tempo, ou nem mesmo haviam sido vistas por aqui. E agora em maio, uma antiga série dos anos 1970 poderá ser novamente revisitada pelos fãs, novos e velhos: a saga do Mestre do Kung Fu, Shang-Chi, uma série que foi bastante popular em seu tempo, e que será um dos novos títulos da série Coleção Histórica Marvel, da Panini, cuja primeira edição chega agora no início do mês de maio, nas bancas e livrarias. COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL – MESTRE DO KUNG FU – Volume 01, trará as primeiras aventuras de Shang-Chi, e irá reapresentar aos leitores as aventuras deste personagem mestre da milenar arte do kung fu. A primeira edição terá 164 páginas, com capa cartão, ao preço de R$ 24,90.
                Há muito os leitores ansiavam pela oportunidade de rever este material, cujas histórias foram publicadas pela última vez, em sua fase original, no título do Capitão América, ainda nos tempos da Editora Abril. Mas, nos últimos tempos, havia empecilhos legais para o relançamento deste material, por questão de direitos autorais de personagens que não pertenciam à Marvel Comics, mas faziam parte das aventuras de Shang-Chi. Problemas legais que foram parcialmente solucionados apenas recentemente, o que abriu a possibilidade de, enfim, os leitores poderem rever estas aventuras.
                Criado em 1973 por Steve Englehart e Jim Starlin, Shang-Chi foi criado pela Marvel para aproveitar o sucesso da série “Kung Fu”, estrelada por David Carradine, além da fama de Bruce Lee. Como a editora não conseguiu os direitos para produzir aventuras de quadrinhos com o personagem de David Carradine, tratou de criar o seu próprio personagem mestre das artes marciais. E assim nasceu Shang-Chi. Mas a Marvel tratou de dar à série uma ambientação mais complexa, tornando o personagem não apenas um lutador, mas alguém em constante conflito com sua natureza, até mesmo por questões familiares. A editora adquiriu a licença para utilizar em suas histórias o grande vilão concebido pelo escritor inglês Sax Rohmer, o chinês Fu Manchu, e alguns de seus antagonistas, como Sir Denis Nayland Smith e seu grande amigo, Dr. Petrie, incorporando-os à saga de Shang-Chi, que seria filho do próprio Fu Manchu.
                Criado sob severo treinamento desde a mais tenra idade nas mais variadas artes marciais, Shang-Chi tornou-se um grande lutador, talvez o maior de toda a terra, dominando principalmente a técnica do kung fu, além de saber lutar em vários outros estilos de luta. Educado por Fu Manchu, a quem Shang acreditava ser um benfeitor da humanidade, injustamente perseguido, Chi deveria se tornar o seu principal assassino, e para tanto, ele foi mandado ao Ocidente para assassinar o Dr. Petrie, o braço direito de Denis Nayland Smith, até então o grande adversário que frustrava os planos perversos de Fu Manchu. A missão era um teste para Chi, que aparentemente a executou com êxito, mas isso o fez questionar tudo o que havia aprendido durante sua vida, em especial o desejo de paz, e o respeito à vida. Confrontado por Denis Nayland Smith, e pelo Dr. Petrie, que na verdade não havia sido assassinado, Shang descobre toda a verdade sobre seu pai, e decide renegá-lo, passando a lutar ao lado de Smith e Petrie para frustrar os planos perversos de Fu Manchu, que obviamente, não aceita passivamente a rebeldia de seu filho, e o coloca no topo da lista de inimigos a serem eliminados durante sua ambição de dominar o mundo.
                E assim começam as aventuras de Chi, que vai fazendo novos amigos, como Black Jack Tarr, Clive Reston, que se torna seu melhor amigo, e Leiko Wu, que viria a ser o seu grande amor. E, em todas as histórias, além da ação, muitas lições e questionamentos do personagem procurando conciliar seu desejo de paz e justiça, ao mesmo tempo em que tem de participar de aventuras que envolvem traição, espionagem, ganância, e outras situações que lhe mostram o lado bom e ruim do ser humano, que não consegue conciliar seus desejos válidos com a busca por poder, maldades sendo cometidas, e outras situações deprimentes da natureza humana. Cada luta é uma batalha não apenas para fazer o bem prevalecer e frustrar os planos perversos dos inimigos, mas também para tentar se manter fiel a si mesmo, e não desvirtuar seu espírito, tentando lutar apenas quando necessário, mas sendo obrigado a recorrer aos punhos e aos seus conhecimentos de artes marciais muito mais do que gostaria que fosse necessário, devido aos inimigos que atacam, em especial os assassinos da organização Si-Fan, comandada por seu pai, e que possui alcance mundial.
                O personagem estreou na edição Nº 15 da revista “Special Marvel Edition”, lançada em dezembro de1973, estrelando também a edição seguinte. A boa receptividade do novo herói marcial motivou a Marvel a mudar o título da revista já na edição Nº 17 para "The Hands of Shang-Chi: Master of Kung Fu" (As Mãos de Shang-Chi: Mestre do Kung Fu). O título seria publicado ininterruptamente até 1983, sendo encerrado com a edição 125, lançada em junho daquele ano. O estilo das aventuras do personagem caiu no gosto dos leitores, e Shang-Chi não tardou a encontrar, em suas batalhas contra o mal, diversos outros heróis da Marvel, como o Punho de Ferro, o Homem-Aranha, Tigre Branco, Nick Fury, entre outros. Além do título regular, ganhou também algumas edições especiais e anuais. Após o final da série regular do personagem, Shang-Chi apareceu esporaridamente no Universo Marvel, como convidado em algumas histórias, aparentemente tentando eliminar alguns focos remanescentes das organizações outrora comandadas por seu pai, Fu Manchu, que havia sido morto definitivamente no final da série regular, após conseguir novamente enganar seus inimigos, fazendo-os pensar que havia morrido de fato. Entre os artistas que ajudaram a produzir a série na época, tivemos Doug Moench, Paul Gulacy, Mike Zeck, Gene Day, Sal Buscema, Gil Kane, George Pérez, Lein Wein, David Mazzucchelli, e Mike Mignola, entre outros nomes.
                Posteriormente, a Marvel não renovou a licença de uso dos personagens de Sax Rohmer, de modo que nas aventuras posteriores com a presença de Chi, inclusive a ameaça de seu pai, que aparentemente estava de volta, não podia mais se referir a ele pelo nome original, razão pela qual foi criada a justificativa de que seu verdadeiro nome seria Zheng Zu, dando a entender indiretamente que”Fu Manchu” seria apenas uma alcunha utilizada por ele, em sua miríade de tramas para confundir seus inimigos. Mas o personagem acabou até descaracterizado nas últimas aventuras, ganhando até alguns poderes, como o de criar cópias de si mesmo, utilizando este recurso nos combates que trava atualmente, já tendo até participado dos Vingadores.
                No Brasil, o personagem teve suas primeiras aventuras publicadas na revista Kung Fu, publicada pela Ebal, em 1974. No ano seguinte, o herói estrelaria sua própria revista mensal, já pela Bloch, que lançaria suas primeiras aventuras em ordem cronológica, e que duraria até 1978, quando o título foi cancelado. O personagem voltaria a ser publicado na década seguinte, agora nos vários títulos Marvel publicados pela Abril, que lançou a grande maioria das aventuras do herói, com direito até a algumas edições especiais, até encerrar o seu ciclo no título do Capitão América, já em 1990.
                Em 2015, a Marvel conseguiu autorização para republicar as histórias do Mestre do Kung Fu publicadas na década de 1970, o que permitiu à editora relançar estas histórias nas famosas edições “omnibus”. E agora, com a iniciativa da Panini, os leitores nacionais poderão conferir e/ou rever a maior parte das aventuras de Shang-Chi. Para este ano, a editora planeja lançar quatro edições dentro da série “Coleção Histórica Marvel”, ficando o restante para ser lançado em 2019. Nesta primeira edição, temos reunidas as histórias lançadas em “Special Marvel Edition” edições 15 e 16, “The Hands of Shang-Chi: Master of Kung Fu” edições 17 a 20, e “Giant-Size Master of Kung Fu” nº 1. A editora deve seguir nesta coleção o mesmo esquema de outra série, Tumba de Drácula, onde está republicando, em ordem cronológica, todas as histórias do rei dos vampiros tanto em seu título-solo, lançado pela editora na década de 1970, como suas participações nas aventuras de outros personagens, como o Dr. Estranho, por exemplo. O que é uma boa iniciativa, pois proporcionará aos leitores acompanharem todas as histórias do personagem em ordem.
                Para completar a festa, só mesmo a Marvel poder republicar as últimas aventuras da fase clássica do personagem, lançadas nos anos 1980. O acordo feito, por hora, permite relançar apenas as histórias dos anos 1970, e não permite à editora utilizar os personagens licenciados nas novas aventuras que forem produzidas do herói, de forma que não teremos novas participações de Sir Denis Nayland Smith, do Dr. Petrie, ou ouvirmos novamente o nome de Fu Manchu. Mas, pelo menos, já é um grande passo, por ter permitido à editora relançar a maior parte de uma série que foi muito famosa e angariou muitos fãs nos anos 1970, e que merecia ser republicada e lida pela atual geraçao de leitores, oportunidade agora que será dada aos leitores nacionais, por se tratar de um material muito antigo, e que nunca foi lido por grande parte da atual geração de leitores que não tenha tido a sorte de encontrar estas aventuras nos antigos títulos Marvel publicados pela Abril em sebos ou scans na internet. Méritos à Panini por finalmente disponibilizar este material, e esperemos que os leitores possam apreciar as histórias e as discussões filosóficas que nortearam o personagem em suas aventuras. Vida longa ao Mestre do Kung Fu.

sexta-feira, 30 de março de 2018

CCXP 2018 INICIA VENDA DE INGRESSOS EM ABRIL


                A maior convenção dedicada à cultura pop/nerd/geek, a Comic Con Experience, dá a sua largada para a edição de 2018 com o início da venda das entradas para o evento, com data prevista para ser realizada nos dias 6 a 9 de dezembro, em São Paulo, capital, no já conhecido local de sempre, o São Paulo Exhibition & Convention Center, no bairro do Jabaquara, próximo ao Terminal Rododiário, e ao lada da Rodovia dos Imigrantes. O evento, que vem sempre batendo suas marcas de visitantes, teve um público de 227 mil pessoas na edição de 2017. E, mais uma vez, a meta para a convenção deste ano, é superar este número. Para isso, a venda dos ingressos da edição 2018 da Comic Con Experience terá início no dia 05 de abril, a partir das 20:00 Hrs., no site oficial do evento, no endereço www.ccxp.com.br/ingressos. Os valores dos ingressos deste ano serão os seguintes:

INGRESSOS INDIVIDUAIS
Quinta-Feira, dia 06.12: R$ 89,99 (meia-entrada); R$ 179,98 (inteira)
Sexta-Feira, dia 07.12: R$ 119,99 (meia-entrada); R$ 239,98 (inteira)
Sábado, dia 08.12: R$ 159,99 (meia-entrada); R$ 319,98 (inteira)
Domingo, dia 09.12: R$ 149,99 (meia-entrada); R$ 299,98 (inteira)

INGRESSOS ESPECIAIS
Quatro Dias (dias 6 a 9.12): R$ 429,99 (meia-entrada); R$ 859,98 (inteira)
Epic Experience (dias 6 a 9.12): R$ 1.099,99
Full Experience (dias 6 a 9.12): R$ 7.499,99
Unlock (dias 6 a 9.12): R$ 1.499,99

                Tanto os ingressos individuais, quanto o ingresso especial válido para os quatro dias terão opções de preços de meia-entrada. Para poder adquirir o ingresso com esse valor, é necessário efetuar a doação de um livro, procedimento que já foi realizado nas edições anteriores da CCXP. Esse livro deverá ser entregue na recepção da CCXP no primeiro dia em que o visitante for participar do evento, sendo que, no caso dos ingressos individuais, deverá ser doado um livro para cada dia de visitação. Para o ingresso de quatro dias, é necessário doar apenas um livro. Cada ingresso consistirá em uma credencial com arte personalizada, as quais serão divulgadas posteriormente, e entregues de forma aleatória aos compradores, que terão seu nome estampado na credencial. Uma vez adquirido o ingresso, ele é pessoal e intransferível a terceiros. Se o comprador não puder comparecer ao evento, ele pode transferir sua credencial para outra pessoa, mediante pagamento de taxa. Os ingressos poderão ser recebidos via correio, ou retirados na portaria do evento, nos seus dias de realização, à escolha do comprador.
                O benefício da meia-entrada também vale para estudantes, desde que com a apresentação da respectiva carteira expedida por estabelecimento de ensino fundamental, médio, superior ou pela respectiva associação e ou agremiação. Também terão direito ao benefício Professores das redes estadual ou municipal, também com a apresentação de documento funcional com foto juntamente com holerite atual ou declaração da instituição em papel timbrado informando cargo e escola que leciona; aposentados, com apresentação do cartão de benefício do INSS e documento com foto; idosos, também com apresentação de documento oficial com foto que comprove idade superior a 60 anos; etambém pessoas com deficiência, desde que estejam portando documentos que comprovem sua condição, bem como seu acompanhante. É imprescindível a apresentação do documento comprobatório do beneficiário adquirente do ingresso no valor da meia-entrada no acesso ao evento. O promotor do evento informa que se reserva o direito de não permitir o acesso do portador da credencial em caso de não comprovação da condição de beneficiário, estando sujeito a efetuar a troca pelo valor inteiro, mediante pagamento da diferença entre o preço das credenciais.
                O ingresso Epic Experience, além do acesso normal dos ingressos diários e dos quatro dias, proporcionará ao visitante alguns privilégios, entre eles: participar do Spoiler Night, a pré-abertura da CCXP, que ocorre na noite do dia anterior ao primeiro dia de realização do evento, além de entrar uma hora antes da abertura dos portões durante os quatro dias, e também irá receber o kit EPIC, composto de uma camiseta oficial da CCXP, um pôster oficial do evento, um pôster com arte exclusiva do Bane Deluxe Art Scale 1/10 desenhado pelo artista Ivan Reis, um pin da CCXP, um pin da Iron Studios e um cordão, além de desconto de 10% nas lojas Mundo Geek, Harry Potter, Oficial CCXP e Chiaroscuro Studios dentro do festival, e um voucher que dará direito a uma foto ou um autógrafo com um dos artistas convidados do evento, cuja relação será divulgada oportunamente. Este tipo de ingresso possui valor único.
                E há também o ingresso Full Experience, classe VIP, que oferecerá ao seu comprador, os seguintes benefícios: Uma credencial colecionável exclusiva que dá direito a acesso prioritário ao pavilhão nos quatro dias do evento, sem pegar fila; Entrada garantida e assento reservado e personalizado em área VIP próxima ao palco no Auditório Cinemark principal em todas as atividades, incluindo as concorridas pré-estreias de filmes; Uma Foto e um autógrafo com quatro dos artistas convidados do evento; Acesso ao estacionamento VIP, sem custo adicional; 4 colecionáveis em escala 1:10 produzidos pela Iron Studios que serão vendidos exclusivamente na CCXP; Pôster oficial do evento autografado pelo artista; Camiseta, boné, chaveiro e caneca oficiais da CCXP; Acesso ao VIP Lounge, com alimentação e serviço de concierge; e uma sacola exclusiva do evento. Assim como o ingresso Epic Experience, este ingresso também possui valor único.
                O ingresso Unlock, além do acesso a todo o restante do evento, como os ingressos diários e dos quatro dias, dará acesso a atividades paralelas que ocorrerão dentro da CCXP, voltadas ao público profissional que trabalha na área, em um espaço exclusivo para este fim. Ele dará direito a participar das palestras e conteúdos de negócios que serão realizados nos quatro dias da convenção, das 8:00 às 17:00 Hrs., com direito a café da manhã e almoço inclusos, passeio guiado na montagem da Comic Con Experience na quarta-feira, dia 05.12, além de entrada antecipada no evento, de 1 hora antes da abertura dos portões. Este ingresso também possui valor único, não havendo valor de meia-entrada.
                E vale lembrar que estes preços dos ingressos para a CCXP 2018 referem-se ao primeiro lote, cuja venda irá do dia 05 até o dia 30 de abril. Novos lotes de ingressos serão oferecidos posteriormente a esta data, mas os valores poderão sofrer aumentos, conforme disponibilidade e procura, à medida que a data de realização da convenção for se aproximando. No ano passado, a CCXP iniciou a venda dos ingressos no mês de maio, bem mais tarde do que foi feito no ano anterior, também no mês de abril. Em 2017, contudo, a organização da convenção também realizou um evento na região Nordeste, na cidade de Recife, a CCXP Tour, que por enquanto não terá uma nova edição este ano, até o presente momento. Sem este segundo evento, a organização da CCXP já pode retomar a data de início das vendas dos ingressos agora em abril. As opções de pagamento aceitas serão cartões de crédito, com opção de parcelamento dos valores, ou boleto, sendo que neste caso a opção será apenas para pagamento à vista.
                Os valores sofreram um aumento em relação aos cobrados inicialmente no ano passado. O aumento foi de R$ 10 nos ingressos da quinta e sexta, e de R$ 20 nos de sábado e domingo. E o ingresso válido para os 4 dias ficou R$ 50 mais elevado. Os aumentos foram ainda maiores nos demais ingressos especiais. Em um momento onde a inflação está em baixa, estes aumentos não deixam de serem significativos, o que pode impactar na opção de compra por parte de muitos fãs que almejam participar do evento, até porque a economia brasileira, apesar de em recuperação, ainda inspira cuidados, e muitos ainda não estão em posição de usufruir das melhoras que o panorama econômico tem proporcionado mais recentemente. A organização do evento se justifica pelo fato de muitos dos custos de produção do evento serem realizados em dólar, junto a artistas e empresas internacionais que estarão presentes na convenção. Mesmo assim, a perspectiva é novamente ter um número ainda maior de visitantes, a exemplo do que sempre aconteceu de uma edição para a outra da Comic Con Experience, que desde o primeiro evento, em 2014, só vem crescendo. Como exemplo, em 2016, um total de 196 mil visitantes estiveram presentes na convenção, e no ano passado, apesar das dificuldades da economia, já atingiu 227 mil, um aumento de 31 mil visitantes.
                Com o início da venda dos ingressos, a organização do evento começará a divulgar em breve as novidades que forem sendo confirmadas para a convenção deste ano, quais empresas estarão presentes, os estúdios, palestras, artistas, desenhistas, o credenciamento dos profissionais no Artist’s Aley, imprensa, etc. As negociações já estão em andamento, e tudo será anunciado no momento oportuno. Vista inicialmente como um passo ousado demais para o mercado brasileiro, a CCXP mostrou que todos estavam errados em duvidarem da seriedade da iniciativa já em sua primeira edição, quando o evento atraiu nada menos do que 97 mil visitantes, um número tremendamente expressivo. Já em sua segunda edição, o número de visitantes pulou para 142 mil, e os números continuaram a subir nas edições seguintes, contradizendo quem esperava ver um enfraquecimento da iniciativa, diante do quadro econômico crítico da economia brasileira, que realmente era algo preocupante, e ainda inspira cuidados nos dias atuais, estando longe de uma plena recuperação.
                Resta esperar para ver se mais uma vez a força e determinação dos fãs da cultura pop/nerd/geek irá mais uma vez surpreender e brindar a CCXP com um novo número recorde de visitantes, com a convenção brasileira já sendo considerada a maior do mundo, mais até do que a mais icônica, a de San Diego, Califórnia, pelo menos no número de visitantes. Mais uma vez, a Comic Con Experience apela para o seu tradicional slogan, repetido desde a realização do primeiro evento: “Vai ser épico!” E alguém pode duvidar que não será?