sábado, 13 de maio de 2017

JBC TRAZ AKIRA DE VOLTA AO BRASIL, ENFIM



                Ser fã no Brasil por vezes requer imensas doses de paciência, por vezes nem sempre recompensada, do modo como certas coisas acontecem em nosso país. Mas, em outros momentos, a boa vontade em aguardar traz sua recompensa, e uma grande espera está para terminar. Uma das séries de mangás mais famosas de todos os tempos está para retornar ao mercado editorial nacional, após praticamente 20 anos de sua última aparição por estes lados. Trata-se de AKIRA, a obra do consagrado Katsuhiro Otomo, que abriu as portas em diversos países para os quadrinhos e a animação japonesa, quando do lançamento do longa animado baseado em sua obra, produzido em 1988.
                Foram mais de dois anos de longas e intensas negociações entre a editora japonesa Kodansha, a JBC Editora, e o autor do mangá. Em dezembro, durante a CCXP, Cassius Medauar, editor da JBC, explicou em palestra aos fãs presentes no estande da editora no evento as peripécias em que estavam as negociações para conseguir lançar a obra novamente no Brasil, que envolvia complicadas exigências por parte dos japoneses, que deveriam ser atendidas à risca para que Akira fosse publicado em nosso país. Não foi o primeiro caso: na mesma ocasião, a JBC estava enfim lançando outro mangá consagrado que também havia passado pelas mesmas complicações e dificuldades de aprovação por parte dos japoneses: Ghost in the Shell. Quando tudo parecia enfim bem encaminhado, eis que os japoneses fizeram mais algumas exigências, obrigando a editora nacional a alterar novamente o cronograma. A promessa era de conseguir lançar Akira ainda no primeiro semestre deste ano, e a promessa foi cumprida, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. E os fãs poderão, enfim, ter a obra em suas mãos.
                O primeiro volume será lançado agora em junho, com distribuição direta para livrarias e comic shops, não sendo vendido em bancas, a exemplo de algumas outras obras já lançadas pela JBC, como Blame e Ghost in the Shell. A obra será composta de 6 volumes, sendo que a primeira edição terá 362 páginas, sendo 8 delas coloridas, no formato 17,8 cm x 25,6 cm. Com direito a papel Lux Cream, e sobrecapa. E, a exemplo de Ghost in the Shell, parte da sobrecapa serão mantidas como no original, neste caso, as orelhas da sobrecapa. O preço é de R$ 69,90, e já se encontra disponível em pré-venda em várias lojas virtuais e no próprio site da editora, no endereço http://mangasjbc.com.br/pre-venda-de-akira/. Quem comprar no site da editora na pré-venda terá direito a 10% de desconto no valor do primeiro volume, bem como frete grátis, e brindes especiais na forma de um cartão postal e um marcador de página.
                Por enquanto, só esta primeira edição está com sua data de lançamento garantida pela editora. Os demais volumes já estão sendo produzidos, mas a exemplo dos procedimentos de aprovação exigidos por parte dos japoneses para o primeiro volume, todos eles também precisarão passar pelo crivo dos orientais para que a JBC possa finalmente lançar o restante do mangá no Brasil. Portanto, as datas de lançamento das demais edições ainda estão sem confirmação, podendo tanto sair ainda este ano, ou somente em 2018. De garantia mesmo, só o fato de que a JBC irá lançar a obra na íntegra, mas os fãs terão de ter um pouco mais de paciência, além da já demonstrada até aqui. Com relação ao formato adotado, bem como ao preço praticado, Cassius Medauar justificou ter sido o necessário para atender aos padrões de publicação impostos pelos japoneses, que foram muito zelosos em diversos detalhes, e que sem o cumprimento de todas estas exigências, não haveria como ser liberada a publicação em nosso país. Mais uma vez, ele repetiu as explicações dadas pelas exigências de qualidade impostas pelos japoneses em Ghost in the Shell, para justificar o preço cobrado. Um ponto que ele tocou foi o fato de o formato imposto pelos japoneses para as edições nacionais de Akira não encontrarem paralelo nos formatos de impressão utilizados normalmente pelas gráficas nacionais, o que exige uma formatação de impressão toda particular na hora de confeccionar a edição, que por ser exatamente não convencional para as empresas nacionais, só ajuda a encarecer o custo de produção. E ele foi taxativo ao afirmar que, sem o cumprimento destas exigências por parte da JBC, nada poderia ser feito para que Akira voltasse a ser lançado oficialmente no Brasil. Os japoneses simplesmente não deram outras opções a serem avaliadas.
                Esta será a primeira vez que Akira será publicado no formato original japonês. O mangá já foi lançado no Brasil, na década de 1990, devido ao sucesso do longa-metragem animado, que também foi exibido em nossos cinemas, além de ter ganho lançamento no mercado de vídeo nacional. A Editora Globo, responsável por trazer a série de Katsuhiro Otomo na época, trouxe a versão ocidental, produzida pela Marvel Comics nos Estados Unidos a partir de 1988, com uma colorização espetacular sobre a arte original em preto-e-branco, mas com dois problemas: as páginas foram redimensionadas para o formato americano usado tradicionalmente nos gibis estadunidenses, além do sistema de leitura ocidental, que exigiu que as páginas tivessem que ser invertidas, uma vez que o sistema de leitura japonês é diferente. A versão da Marvel saiu pelo selo Epic Comics, destinado a quadrinhos autorais, e isso teve alguns empecilhos na sua publicação integral, tanto nos Estados Unidos quanto por aqui.
                Katsuhiro Otomo, envolvido com a produção do longa animado de sua obra, uma vez que exigiu manter o controle criativo do filme, suspendeu momentaneamente a produção do mangá, retomando-o algum tempo depois. Mas, durante esse tempo, a publicação americana alcançou o ponto onde Otomo havia parado a história, não tendo outra alternativa senão pausar a publicação. Por esse mesmo motivo, a Editora Globo ficou sem conseguir publicar a obra por completo na época, lançando 33 edições durante os anos de 1990 a 1993. Quando Otomo enfim terminou o mangá em definitivo, concluindo a história, a Marvel retornou a publicação nos mesmos moldes anteriores, revivendo somente para isso seu então finado selo Epic Comics, finalizando a série em 1995. E a Editora Globo pôde, enfim, também completar a série por aqui, lançando as 5 edições finais na segunda metade dos anos 1990, entre 1997 e 1998, permitindo aos fãs nacionais acompanharem o restante da história protagonizada por Kaneda e seu amigo Tetsuo, na trama envolvendo pessoas com poderes sobrenaturais, com destaque para o misterioso Akira, na cidade de Neo-Tóquio em um futuro próximo, além das demais questões político-sociais envolvidas.
                No Japão, Akira começou a ser publicado em 1982, na revista Weekly Young Magazine, da editora Kodansha, sendo concluído apenas em 1990, após a pausa feita por Katsuhiro Otomo de quando foi feita a produção do longa-metragem animado pela Tokyo Movie Shinsha, lançado nos cinemas em 1988, alcançando sucesso mundial em todos os países onde foi exibido, inclusive no Brasil. Como costuma ocorrer nas obras de sucesso publicadas nas revistas de linha, Akira foi compilado em volumes, totalizando 6. Esta versão original da obra foi lançada nos Estados Unidos pela Dark Horse Comics entre os anos de 2000 e 2002, após os direitos da Marvel sobre a série terem expirado.
                O longa-metragem animado ganhou relançamento no mercado de vídeo nacional pela Focus Filmes, que disponibilizou o filme em DVD, e posteriormente em blu-ray. E agora, com o relançamento do mangá, no formato original japonês, os fãs desta obra, bem como dos quadrinhos nipônicos, só tem a comemorar. E com toda a razão! A JBC merece os parabéns pelo esforço feito em trazer novamente esta obra ímpar dos quadrinhos japoneses de volta ao nosso país, e esperemos que consiga disponibilizar todos os demais volumes o mais breve possível.

CCXP 2017 INICIA VENDA DE INGRESSOS



                Fãs da cultua geek/nerd/pop, podem começar a planejar sua visita ao maior evento do gênero da América, e um dos maiores do mundo. A Comic Con Experience dá a largada para a edição 2017, iniciando a venda de ingressos para a 4ª edição do evento que já se tornou ponto obrigatório de encontro dos fãs de quadrinhos, cinema, séries de TV, etc, e tudo o mais ligado ao gênero dos super-heróis e cultura nerd. O evento já tem data marcada desde o fim da convenção de 2016, como já se tornou praxe na CCXP, onde os visitantes já encerram sua visita ao evento conhecendo a data da convenção do próximo ano. A Comic Con Experience 2017 será realizada nos dia 7 a 10 de dezembro, e o palco é o já conhecido São Paulo Expo Exhibition Center, localizado ao lado da Rodovia dos Imigrantes, no Bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo, capital, onde foram realizadas todas as edições do evento até hoje.
                No ano passado, a venda dos ingressos começou no mês de abril. Este ano, o início foi marcado para este mês de maio, devido à organização da convenção ter feito a CCXP Tour, um evento nos mesmos moldes da Comic Con Experience, em Recife, no Nordeste, neste mês de abril. Aliás, o primeiro evento foi considerado um sucesso, tendo reunido 54 mil visitantes em seus 4 dias de realização na capital do Estado de Pernambuco, fazendo a alegria e felicidade de muitos fãs que não tinham condições de viajar para o evento realizado em São Paulo. Mas os organizadores garantem que o atraso que isso acarretou no planejamendo da CCXP será mais do que recuperado nos meses que antecedem o evento, que no ano passado, já utilizou todo o espaço disponível no centro de exposições, recebendo um total de 196 mil visitantes, e tornando-se, já em sua terceira edição, o maior evento do gênero no continente americano, conseguindo superar, mesmo que por pouco, a mais famosa e maior de todas as Comic Cons dos Estados Unidos, a de San Diego, realizada tradicionalmente no mês de julho de cada ano.
                Com relação aos ingressos, os valores dos mesmos sofreram um pequeno aumento, em decorrência do aumento dos custos de realização do evento, que mais uma vez utilizará todo o espaço do São Paulo Expo, cerca de 100 mil metros quadrados de área. Para adquirir os ingressos, é preciso acessar o site oficial da CCXP (www.ccxp.com.br), e ir direto ao link de venda dos ingressos. Os organizadores enfatizam que é preciso aproveitar para comprar o ingresso no primeiro lote que está sendo oferecido, pois os lotes seguintes que serão disponibilizados nos próximos meses poderão ter preços maiores. As opções de pagamento são em cartão de crédito, com opção de pagamento à vista, e parcelamento em até 6 vezes (10 vezes se a compra for superior a R$ 1.000), e boleto bancário (opção com pagamento apenas à vista). Confiram os valores do primeiro lote de ingressos:

- Ingresso Quinta-Feira (07.12 ) – R$ 159,98* - R$ 79,99**
- Ingresso Sexta-feira (08.12) – R$ 219,98* - R$ 109,99**
- Ingresso Sábado (09.12) – R$ 279,98* - R$ 139,99**
- Ingresso Domingo (10.12) – R$ 259,98* - R$ 129,99**
- Ingresso Quatro Dias (07, 08, 09 e 10.12) – R$ 759,98* - R$ 379,99**
- Ingresso Epic Experience (Válido para os quatro dias) – R$ 999,00 (Valor Único)
- Ingresso CCXP Unlock (Válido para os quatro dias, mais o dia 06.12) – R$ 1.299,00 (Valor Único)
- Ingresso Full Experience (Válido para os quatro dias) – R$ 6.999,00 (Valor Único) – Edição Limitada

(*) = Valor inteiro do ingresso
(**) = Valor da Meia-Entrada e Entrada Social

                Assim como nas edições anteriores, para ter direito à Entrada Social é necessária a doação de um livro em bom estado, que deverá ser entregue na recepção do evento. Já a Meia-Entrada é reservada para idosos, aposentados, estudantes, PNEs (Portadores de Necessidades Especiais), e professores das redes estadual e municipal, devidamente identificados. Como em edições anteriores, os estudantes deverão apresentar a respectiva Carteira expedida por estabelecimento de ensino fundamental, superior ou pela respectiva associação e/ ou agremiação, além de documento que comprove a matrícula ou frequência no ano letivo em curso caso a data de validade não conste no documento, que deverão ser apresentados na entrada do evento. Os Professores da rede estadual e da rede municipal de ensino deverão apresentar seus documentos funcionais com foto juntamente com holerite atual ou declaração da instituição em papel timbrado informando cargo e escola em que lecionem. Os aposentados precisarão apresentar cartão de benefício do INSS e documento com foto, além de documento oficial com foto que comprove idade superior a 60 anos. Os Portadores de necessidades especiais deverão apresentar documento oficial de PNE com foto.
                Com relação aos ingressos “VIP”, este ano a CCXP terá como novidade o ingresso Epic Experience. Entre os privilégios que este ingresso dará ao seu comprador estão acesso à Spoiler Night; Entrada vip de 1 hora antes da abertura dos portões (sem preferência, contudo, na entrada dos auditórios); um Pôster exclusivo do evento; Credencial colecionável exclusiva que dá direito a acesso prioritário ao pavilhão durante os quatro dias do evento; além de uma camiseta oficial da CCXP 2017.
                Em seguida, temos a opção do ingresso Unlock, voltado especialmente para a área profissional do público ligado à area de entretenimento da cultura pop/nerd/geek. Este evento específico será realizado nos dias 06 e 07.12, no horário das 8 Hrs. às 17 Hrs., em um espaço de acesso exclusivo para quem portar este tipo de ingresso, a CCXP Unlock, que terá direito ao Evento com palestras e conteúdos direcionados especificamente para a área de negócios; Café da manhã e almoço inclusos nos dias do Unlock; Passeio guiado na montagem da CCXP na quarta-feira, dia 06/12; e Entrada VIP 1 hora antes da abertura dos portões no mesmo estilo do ingresso Epic Experience. O ingresso também dará acesso à Spoiler Night.
                Fechando o pacote, temos o ingresso VIP dos VIPs, o Full Experience, que dará inúmeros mimos a seus compradores (também, pelo preço que ele custa, é bom valer mesmo a pena), como acesso à Spoiler Night; Uma credencial colecionável exclusiva que dá direito a acesso prioritário ao pavilhão nos quatro dias do evento; Entrada VIP - 1 hora antes da abertura dos portões, com entrada garantida e assento reservado em área VIP próxima ao palco no principal auditório do evento, o Cinemark, em todas as atividades, incluindo as concorridas pré-estreias de filmes; direito a uma foto e um autógrafo com quatro dos artistas convidados do evento; acesso ao estacionamento VIP, sem custo adicional; 4 colecionáveis em escala 1:10 produzidos pela Iron Studios que serão vendidos exclusivamente na CCXP; Pôster oficial do evento autografado pelo artista; camiseta, boné, e chaveiro da CCXP; acesso ao VIP Lounge, com alimentação e serviço de concierge; e uma sacola exclusiva do evento. Todos os compradores dos ingressos terão a opção de retirá-los na portaria, nos dias do evento, ou optarem pela entrega via correio no endereço que indicarem. Neste caso, será cobrado o frete de R$ 18,50 pelo serviço.
                Uma novidade destes ingressos VIP é o acesso à Spoiler Night, que será na prática uma pré-estréia da CCXP, que será realizada no dia 06.12, no horário das 18 Hrs. às 21 Hrs., onde o visitante que possuir um destes ingressos especiais poderá conferir tudo no evento antes que ele abra ao restante do público, no dia seguinte. Estes visitantes poderão ter acesso aos estandes das empresas, fazer todas as compras que desejarem, além de visitar o Artist’ Alley e conversar com todos os profissionais ali presentes. Um facilidade e tanto para quem puder adquirir estes ingressos VIPs, pois assim poderá, por exemplo, efetuar todas as compras programadas para o evento e depois, nos dias normais, curtir as demais atrações com menos correria, dependendo de suas preferências. É uma nova opção que os organizadores estão oferecendo para este público seleto. Vejamos como será a receptividade do público.
Os horários em que a CCXP estará aberta ao público na edição deste ano também mudaram. De acordo com a organização do evento, o tempo a menos na duração da convenção em cada um dos dias se faz necessário para que as equipes de manutenção e limpeza do local do evento consigam executar seus serviços de forma mais adequada para garantir a qualidade da Comic Con. Segundo Ivan Freitas, encerrar o evento mais cedo também não trará prejuízo à maioria dos visitantes, sendo que um levantamento realizado do fluxo de pessoas indicou que menos de 20% do público visitante permanecia no evento em suas últimas horas em cada um dos dias. O tempo de fechamento mais cedo também se destina a que os expositores e empresas participantes possam providenciar a reposição dos materiais de seus estandes e outros atos operacionais de manutenção com um pouco mais de folga em relação aos anos anteriores. Confiram os novos horários que a CCXP 2017 terá, de acordo com os dias de realização:

Quinta-Feira (07.12) – 12 Hrs às 21 Hrs.
Sexta-Feira (08.12) – 12 Hrs às 21 Hrs.
Sábado (09.12) – 11 Hrs às 21 Hrs.
Domingo (10.12) – 11 Hrs. às 20 Hrs.

                Com relação às atrações programadas para o evento deste ano, no ano passado, quando a venda de ingressos foi liberada, vários nomes já haviam sido anunciados pelos organizadores. Este ano, novamente em virtude da realização do evento CCXP Tour em Recife, poucos nomes foram anunciados até o fechamento desta matéria. São eles: Nicola Scott, desenhista da obra “Mulher-Maravilha: Ano Um” (da série Renascimento da DC Comics), que estará presente no evento em todos os dias no Artists’ Alley, onde travará contato com os fãs; e o australiano Ben Templesmith (artista das séries “30 Dias de Noite” e “Gotham à Meia-noite”), que também estará presente no Artists’ Alley durante todos os 4 dias de evento. Glenn Fabry, desenhista que se notabilizou por criar as capas da série Preacher, para a DC Comics, além de vários outros trabalhos, tanto para a DC quanto para a Marvel, também engrossará o rol de profisssionais no Artist’s Alley da CCXP, após estar presente ao evento realizado em Recife. Outro nome que também foi anunciado foi o de Bernard Chang, artista da série “Batman Beyond” e “Tropa dos Lanternas Verdes”, que a exemplo dos demais, também marcará ponto no Artists' Alley. Os organizadores, aliás, anunciaram que o setor neste ano terá mais de 400 artistas brasileiros e estrangeiros. O processo de cadastramento e seleção dos profissionais que estarão presentes está em andamento, com prazo para terminar no dia 19 de maio. Vários outros nomes ainda estão em negociação e deverão ser anunciados pela organização tão logo seja possível.
                A intenção dos organizadores é novamente bater o recorde de público do evento, superando a marca dos 200 mil visitantes, o que não deve ser muito difícil, já que a última edição atingiu 196 mil. Fica a expectativa de qual será a marca de visitantes que a Comic Con Experience poderá atingir este ano. Em sua primeira realização, foram cerca de 97 mil pessoas, número amplamente superado na edição 2015, com 142 mil visitantes, e mais uma vez extrapolado com os 196 mil visitantes em 2016. Em todas estas edições a área do evento foi sendo ampliada. Desta vez, já utilizando toda a área útil do São Paulo Expo, assim como no ano passado, a tendência é que o aumento do público seja menor, e não podemos deixar de levar em consideração a crise econômica pela qual nosso país atravessa, o que dificulta para muitas pessoas poderem estar presentes a uma convenção como essa. Mesmo assim, o clima e expectativas para a quarta edição da CCXP é de otimismo. Aguardemos as demais novidades e convidados que o evento terá este ano. E claro, os fãs que comecem a se preparar, pois mantendo a tradição de todos os eventos realizados até agora, a convenção de 2017 promete ser épica, mais uma vez!