quarta-feira, 20 de março de 2019

MARVEL INICIA REPUBLICAÇÃO CLÁSSICA DE CONAN


                No início da década passada, a Marvel Comics surpreendeu seus leitores, quando não renovou o contrato de licença de direitos que lhe permitia produzir histórias em quadrinhos de Conan, o Bárbaro, personagem criado na literatura por Robert E. Howard. A editora de quadrinhos dos Estados Unidos havia lançado os quadrinhos do personagem em 1970, com o título “Conan The Barbarian” obtendo grande sucesso entre os leitores de quadrinhos, fazendo com que Conan ganhasse outras publicações pela “Casa das Idéias”, como “The Savage Sword of Conan”, que viria a ser o mais famoso deles por muitos anos. Mas, depois de mais de 30 anos publicando histórias do guerreiro cimeriano, a editora achou que Conan já não tinha mais o que render. A fama do personagem também já não era a mesma de antes, então optou por encerrar seus títulos. Coube à Dark Horse Comics adquirir a licença para produção de quadrinhos do personagem, e lançar novas aventuras, o que fez muito bem desde então, mostrando que o personagem ainda tinha fôlego para continuar sendo trabalhado.
                Tanto que, no início do ano passado, a Marvel anunciou que voltaria a trabalhar com o guerreiro bárbaro, recuperando a licença para produção de novas histórias em quadrinhos, então em poder da Dark Horse Comics. As novas histórias de Conan pela Marvel começaram a sair este ano, mas a editora já havia anunciado que os objetivos não seriam apenas de produzir novas aventuras, mas também de republicar todo o material clássico do personagem, desde sua primeira aparição em 1970. E esse momento chegou agora, com o lançamento de uma edição especial do personagem, que será a apenas a primeira de várias que a Marvel disponibilizará aos leitores, trazendo todo o material clássico de Conan, produzido pela própria Marvel há quase 50 anos. Parte deste material foi republicado pela própria Dark Horse durante o período em que deteve a licença de quadrinhos de Conan, e boa parte destas edições ainda está disponível no mercado estadunidense, seja na própria Dark Horse, em comic shops, e livrarias, mas a Marvel anunciou que iria remasterizar o material original para esta nova republicação, a fim de restaurar sua qualidade gráfica, e apresentá-lo completamente restaurado, como grande atrativo para motivar os fãs, novos e/ou antigos, a adquirem esta nova edição.
                THE SAVAGE SWORD OF CONAN: THE ORIGINAL MARVEL YEARS OMNIBUS – VOLUME 01 será uma edição em formato 19,82 cm x 28,85 cm, com capa dura inclusa, compilando as primeiras aventuras do guerreiro bárbaro no seu título mais famoso de publicação na Marvel. Serão nada menos do que 1.072 páginas, pelo preço de US$ 125, compilando as histórias de Conan publicadas em “Savage Tales” (1971) edições 1 a 5, e “The Savage Sword Of Conan (1974) edições 1 a 12 e “Special” (1975) edição 1. Por Crom! Este volume de estréia inaugura a linha Marvel de coleções definitivas de “Savage Sword of Conan” (A Espada Selvagem de Conan). Depois do grande sucesso das histórias em quadrinhos coloridas de Conan, a Marvel trouxe a lendária saga de espada e feitiçaria do herói de Robert E. Howard à sua linha de revistas em novíssimas aventuras em preto e branco. Em aventuras de longa duração ilustradas com todo o drama, violência e sedução que o meio de histórias em quadrinhos pode oferecer, com os talentos de equipes criativas de primeiro nível, como o escritor Roy Thomas e os maiores artistas da Marvel na época criam uma série de clássicos Conan como "Red Nails" de Barry Windsor-Smith, "Black Colossus" de John Buscema, "A Witch Shall Be Born", apresentando a infame Árvore da Morte, são apenas o começo da longa saga de aventuras do guerreiro da Ciméria! Tudo capitaneado pelos talentos de seus times criativos originais, com histórias que até hoje são lembradas pelos fãs.
                No Brasil, Conan estreou pela editora Minami & Cunha em 1972, que publicou 3 edições. Posteriormente, o guerreiro bárbaro teve três outras edições lançadas pela editora Roval em 1973. Em 1976, ele teve seis edições publicadas pela Bloch, retornando depois no mix da revista Heróis da TV, já na Editora Abril, onde ganharia várias publicações, até 2001, quando a editora encerrou a publicação do personagem. Foi na Abril que Conan teve pela primeira vez as histórias publicadas que são agora reunidas nesta edição Omnibus que a Marvel está lançando.
                A partir de 2002, Conan passou a ser publicado pela Mythos Editora, que manteve um título regular do personagem até 2010, passando a investir dali em diante apenas em edições especiais do herói, além de edições de luxo, como Conan Edição Histórica, que republicava histórias clássicas do personagem. Com o retorno do personagem à Marvel, o novo acordo da Conan Properties com a editora dos Estados Unidos garante o direito de publicação do personagem às editoras que já trabalham com material da Marvel, no caso do Brasil, a Panini Comics.
                Consultada, a Mythos informou recentemente que iria pausar suas publicações de Conan, as quais continuariam sendo vendidas enquanto houvesse estoque dos títulos lançados. A editora Salvat, que vem publicando várias coleções de Graphics de heróis da Marvel, chegou a anunciar o lançamento de uma coleção dedicada a Conan, e chegou a publicar 4 edições na fase de testes, inclusive anunciando opção de assinatura para a coleção, que acabou sendo adiada perto de seu lançamento, onde republicariam toda a fase clássica das aventuras de Conan desde 1970. A Salvat não se pronunciou oficialmente sobre o status atual deste projeto, se foi apenas suspenso, ou cancelado, mas com o recente comunicado cancelando suas coleções da Marvel em andamento, fica claro que a prometida coleção de Conan também não mais sairá.
                A Panini, editora Marvel no Brasil, por enquanto ainda não anunciou o lançamento dos novos materiais de Conan lançados pela Marvel este ano, nem se lançará por aqui o conteúdo destas edições Omnibus da Marvel. Para os fãs de Conan, é preciso lembrar que esta edição que está saindo nos Estados Unidos é apenas o primeiro volume da coleção, que pretende republicar toda a fase clássica do guerreiro cimeriano.

Um comentário:

  1. É evidente que a Panini Brasil vai publicar por aqui todo esse material citado na materia. Teremos novidades nas próximas semanas.O Conan foi incluído na nova série em quadrinhos dos Vingadores para que os novos leitores o conheça, o veja como um herói Marvel e assim sintam-se tentados a comprarem seus novos títulos e também as milhões de republicações que virão a seguir.

    ResponderExcluir