segunda-feira, 12 de novembro de 2018

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM TERÁ EXPOSIÇÃO DE QUADRINHOS


                Os fãs da arte sequencial terão o que fazer neste final de ano. Além de mais uma edição da CCXP, começa neste dia 14 a exposição QUADRINHOS, que será realizada no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, capital, e reunirá um vasto acervo da área, entre elas revistas, artes originais, além de vários itens raros dos diversos gêneros de histórias em quadrinhos. O objetivo da exposição é apresentar uma ampla retrospectiva da 9ª Arte, entre ses diversos gêneros e temáticas de histórias, entre eles super-heróis, séries infantis, contos de terror, histórias de aventura, romance, mangá, faroeste e muitos outros, tudo isso em ambientes temáticos e imersivos que ocuparão todas as áreas do Museu, apresentando também a influência que as histórias em quadrinhos exerceram na apenas na cultura pop, mas também em inúmeras outras mídias, como cinema, rádio e TV. A exposição também contará com uma extensa programação paralela com diversas atividades para adultos e crianças, incluindo cursos, oficinas, exibições de cinema e bate-papo com vários artistas ligados à area.
                A exposição conta com a curadoria de Ivan Freitas da Costa, sócio-fundador da CCXP, o maior evento da área de quadrinhos e cultura pop/nerd do Brasil, e da Chiaroscuro Studios. O projeto expográfico é da Caselúdico, parceira do MIS em outras exposições já realizadas no local, como “O mundo de Tim Burton”, “Silvio Santos vem aí!” e “Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição”, todas com grande visitação e repercussão entre os respectivos fãs, quando de suas realizações. Durante a duração da exposição, parte da fachado do prédio será ocupada por um grande painel reunindo os mais diversos personagens de quadrinhos, sejam nacionais, norte-americanos, europeus, japoneses, etc.
                "A origem da arte sequencial remonta à primeira forma de comunicação do ser humano, que desenhava nas paredes das cavernas para registrar e ajudá-lo a entender o mundo à sua volta. Na exposição apresentamos um amplo panorama dos personagens, criadores e expressões dos quadrinhos no mundo todo de uma perspectiva brasileira, contada através de centenas de itens, a grande maioria deles jamais expostos no país", destaca Ivan Freitas da Costa, curador da exposição, não escondendo a satisfação por ver este projeto tomar forma, depois de tantos meses de preparação e trabalho. E não é para menos: para chegar aos mais de 600 itens que integram a exposição, a curadoria levou nada menos do que 18 meses em pesquisas em diversos acervos. Além do próprio curador, cederam peças para a exposição os colecionadores Ricardo Leite, Marcio Escoteiro e Franco de Rosa, o Planeta Gibi, a família de Glauco, Francisco Ucha, Acervo Álvaro de Moya (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), JAL e Gualberto (HQMIX) e diversos artistas como Angeli, Laerte e Ziraldo.
                É um momento único para os fãs dos quadrinhos prestigiarem a sua paixão, conhecendo diversos itens que marcaram época na história das HQs, a nível nacional e internacional. Entre os itens que estarao expostos, o público poderá ver de perto grandes raridades, como a revista com a primeira aparição de Luluzinha, publicada na “The Saturday Evening Post” em 1935; a edição número 1 de O Pato Donald da Editora Abril, de 1950; uma arte original da personagem de quadrinhos eróticos Valentina desenhada pelo seu criador, o italiano Guido Crepax; um exemplar da revista “Giant-Size X-Men” Nº 1, de 1975, e uma ilustração original de The Spirit, que traz o personagem mais conhecido do saudoso mestre dos quadrinhos Will Eisner. A exposição também contará com um desenho do personagem Garfield feito por seu criador, Jim Davis, exclusivamente para a exposição e um vídeo com o criador do gato mais famoso das tirinhas fazendo o desenho.
                Entre os destaques nacionais de quadrinhos que estarão expostos, estará uma edição do jornal “O Mosquito”, de 1873, com capa de ninguém menos do que Angelo Agostini, desenhista ítalo-brasileiro que teve intensa atividade em favor da abolição da escravatura no Brasil. Agostini também colaborou com As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas de todo o mundo. A curadoria também teve acesso a desenhos originais dos artistas Ziraldo e Glauco. Entre os itens expostos estão um desenho feito a mão feito por Ziraldo com personagens da série “A Turma do Pererê” e um caderno de esboços de Glauco com artes originais para a revista Geraldão, edição número 1.
                Haverá também uma área dedicada a quadrinhos eróticos, com acesso restrito somente a pessoas maiores de idade, ou adolescentes com idade igual ou superior a 16 anos, desde que tenham autorização assinada por seus responsáveis.
                Trata-se de uma oportunidade única para conhecer e se aprofundar no universo da arte sequencial, e mesmo para quem não é de São Paulo, capital, haverá oportunidade e tempo para se visitar a exposição, com um pouco de planejamento. Com estréia neste dia 14 de novembro, a exposição ficará no Museu da Imagem e do Som até o dia 31 de março de 2019. O MIS fica na Avenida Europa, Nº 158, Jardim Europa, São Paulo, Capital. Fica aberto de terça a sábado, das 10h às 20h; aos domingos e feriados, das 09h às 18h. A permanência no espaço expositivo é de até duas horas após o último horário. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$ 15 (meia), para compra antecipada no site e no app da Ingresso Rápido (https://www.ingressorapido.com.br).


Nenhum comentário:

Postar um comentário