segunda-feira, 14 de maio de 2018

MARGOT KIDDER, INTÉRPRETE DE LOIS LANE, MORRE AOS 69 ANOS


                Os fãs do Homem de Aço estão de luto. Margot Kidder, atriz que fez Lois Lane, a colega, amiga, e interesse romântico do Super-Homem nos quatro filmes para cinema estrelados por Christopher Reeve entre o final dos anos 1970 e meados dos anos 1980, faleceu neste último domingo, dia 13 de maio, aos 69 anos de idade. As causas da morte não foram divulgadas. Margot faleceu em Livingston, Estado de Montana, Estados Unidos, onde residia atualmente.
                Nascida em Yellowknife, no Canadá, em 17 de outubro de 1948, Margaret Ruth Kidder era uma dos cinco filhos de um engenheiro e uma professora de história. Sua mãe era canadense, e seu, estadunidense, e na época viviam no Canadá, devido ao trabalho de seu pai, quechegou a dirigir a companhia telefônica local. Aos vinte anos de idade, fez seus primeiros trabalhos como atriz, em filmes, e posteriormente em seriados, como McQueen, Mod Squad, Baretta, entre outros, fazendo participações eventuais, durante os anos 1970. Paralelamente, sua participação em filmes no cinema foi crescendo pouco a pouco, de modo que estava se tornando uma atriz mais conhecida do público, tendo até participado de uma das sessões da revista Playboy. Estrelou o filme “Irmãs Diabólicas”, de 19732, dirigido por Brian de Palma, e contracenou com Robert Redford naprodução “O Grande Circo de George Roy Hill”, de 1975. Ao lado de Peter Fonda e Warren Oates, também participou fo filme “33º à Sombra”, no mesmo ano.
                Kidder deu uma pausa em sua carreira de atriz em 1976, por ocasião do nascimento de sua única filha, mas não demorou a retomar a carreira, e foi aí que a sorte grande bateu à sua porta: ela disputou e ganhou o papel da jornalista do Planeta Diário, Lois Lane, na produção “Superman – O Filme”, primeira megaprodução do cinema baseado em um personagem de quadrinhos. O filme estreou em dezembro de 1978, e a química entre a Lois Lane de Margot e Clark Kent/Super-Homem, interpretado por Christopher Reeve, foi imediata, fazendo Kidder finalmente alcançar o sucesso em sua carreira. A atriz reprisou o papel da personagem em todos os três filmes seguintes, ainda que em “Superman III”, de 1983), ela tenha sido uma personagem secundária na história, onde os produtores preferiram centrar a atenção amorosa do Homem de Aço em sua antiga namorada dos tempos de colégio em Pequenópolis, Lana Lang (interpretada por Anette O’Toole), mas voltando a ter importância em “Superman IV – Em Busca da Paz”, de 1987, o derradeiro filme estrelado por Reeve.
                O sucesso alcançado em Superman promoveu Kidder à condição de estrela, e em 1979 ela teve o papel principal na produção “Terror em Amityville”, e a boa receptividade do filme e a boa bilheteria consolidaram a posição de Margot em Hollywood. A atriz continuaria fazendo vários filmes e participando de séries de TV durante toda a década de 1980. Já nos anos 1990, a fama e os trabalhos conseguidos por ela começaram a escassear. Em 1990, a atriz sofreu um acidente de carro que a fez ficar sem trabalhar por um bom tempo. Kidder já sofria de transtornos mentais há anos, tendo sido até maníaco-depressiva, e depois diagnosticada com transtorno bipolar, o que também ajudou a prejudicar sua carreira. Em 1996, durante uma forte crise, acabou desaparecendo por alguns dias, até ser encontrada vivendo como sem-teto. O problema a fez se tornar uma ferrenha ativista, defendendo as pessoas com problemas e transtornos mentais.
                Ela conseguiu retomar sua carreira, mas fazendo pequenos papéis em filmes e seriados, sem conseguir voltar ao status de fama de que desfrutara no início dos anos 1980. Na primeira metade dos anos 2000, ela participou de alguns episódios da série “Smallville”, que retratava a adolescência do Super-Homem, ainda vivendo em Pequenópolis, fazendo o papel de Bridgette Crosby, assistente do Doutor Virgil Swann, um cientista que descobre o segredo dos poderes de Clark Kent e sua verdadeira natureza, ajudando o rapaz e descobrir suas origens. Swann foi interpretado por Christopher Reeve, que havia feito o Super-Homem nos filmes para cinema, e desde meados dos anos 1990 encontrava-se tetraplégico, devido a um acidente sofrido enquanto cavalgava. Da mesma forma que Kidder, o problema de saúde de Reeve também o tornou um grande batalhador pela causa das pessoas com deficiências físicas, fossem naturais ou acidentais. Reeve faleceu em 2004, aos 52 anos de idade.
                Até o ano passado, a atriz vinha participando esporadicamente de alguns filmes e em algumas produções para TV. Em 2014, ao lado de vários antigos astros dos filmes de ação dos anos 1970, estrelou “X-Mercenários”, paródia do filme “Os Mercenários”, estrelada por Sylvester Stallone e vários outros astros de filmes de ação dos anos 1980. E também participava de algumas convençõesde cultura pop. Inclusive, a Comic Com Experience estava para anunciar em breve a vinda da atriz para a CCXP 2018 como uma das convidadas do evento, onde teria a chance de conhecer os fãs brasileiros, estando muito animada com a chance de visitar o Brasil. Infelizmente, o destino reservou outros planos para Margot, que esperamos, possa descansar em paz, ciente de que já cumpriu com sua missão neste mundo, e reunindo-se a seus colegas já falecidos das produções que participou. Vá com Deus, Lois Lane!


Nenhum comentário:

Postar um comentário