sábado, 27 de janeiro de 2018

LENDAS DISNEY REPUBLICA ORIGEM DO SUPERPATO



                A Editora Abril, que nos últimos anos tem se destacado por publicar inúmeras edições especiais de quadrinhos estreladas pelos personagens Disney, inicia 2018 com um novo projeto: LENDAS DISNEY. A nova publicação, que terá o formato 16,3x 23,8 cm, terá periodicidade trimestral, e a cada edição, irá enfocar um personagem ou grupo de personagens da vasta galeria da Disney, trazendo sempre histórias de destaque dos mesmos, e com diversos textos explicando a origem destes personagens, e sua trajetória ao longo dos anos nos quadrinhos e outras mídias. E a primeira edição, que chega às bancas no final deste mês de janeiro, é dedicada a ninguém menos do que o Superpato!
                O personagem foi criado em 1969 na Itália, por obra de Guido Martina (roteiro) e Giovan Battista Carpi (desenhos), com o nome de "Paperinik”, e transformava o pacato, azarado, e nervoso Pato Donald em um super-herói. A intenção era dar a Donald uma persona mais inteligente e sagaz, haja visto que o personagem quase sempre se dava mal na maioria das histórias da época, por mais que se esforçasse, o que estava desagradando muitos leitores. Transformar o pato em um super-herói visava oferecer aos leitores uma nova e diferente visão do Donald.
                Na história, Donald recebe uma correspondência por engano do correio, lhe comunicando a posse da Vila Rosa, uma antiga propriedade de alto luxo nos arredores de Patópolis, que estava abandonada há décadas. Ao visitar o lugar, por acidente ele descobre um diário secreto de um sujeito chamado Fantomius, que décadas antes, era um personagem das noites patolenses, roubando dos ricos e defendendo os oprimidos. Entusiasmado com a história, e descobrindo o uniforme do vingador noturno, e cansado de ser posto de lado pelo seu Tio Patinhas, e das constantes provocações de seu primo Gastão, Donald resolve reviver o justiceiro, assumindo sua identidade, agora com o nome de Superpato. Com a ajuda do Professor Pardal, ele equipa seu carro com uma série de aparelhos, e desenvolve também um arsenal de armas e truques para usar, além dos que já eram criados por Fantomius. E sua primeira missão, para humilhar o tio Patinhas, foi roubar seu colchão cheio de dinheiro debaixo de seu nariz. A empreitada é bem-sucedida, mas por pouco ele não é pego na investigação e perseguição, conseguindo jogar a culpa parcialmente em Gastão, que inadvertidamente acaba destruindo a Vila Rosa com uma dinamite disfarçada de vela.
                No Brasil, o personagem teve sua estréia publicada na edição Nº 27 da revista Almanaque Disney, em 1973, mas como a história mostrava Donald agindo mais como um vilão do que um herói, a editora brasileira, que naquele tempo já possuía um estúdio próprio de criação de histórias dos personagens Disney em nosso país para abastecer suas publicações, alterou o final, de modo a atenuar a ação promovida por Donald. Na Itália, as aventuras seguintes do Superpato ainda o colocavam mais como um vingador do que um herói, uma vez que Donald usava seu alter ego mais para se vingar do tio Patinhas e do Gastão do que enfrentando realmente vilões e criminosos. Essa posição foi sendo mudada aos poucos, até mesmo para melhorar a imagem de Donald e do Superpato, e evitar que ele virasse um vilão e uma figura negativa. No Brasil, estas mesmas primeiras histórias também tiveram mudanças, de modo a ficarem mais corretas, inclusive com uma revelação de Donald mostrando sua identidade secreta e desistindo de suas aventuras como Superpato, o que obviamente, não durou muito tempo. As histórias publicadas nesta nova edição, entretanto, mantém a versão integral lançada na Itália, desconsiderando completamente as alterações promovidas pela Abril nos anos 1970, quando foram publicadas aqui pela primeira vez.
                Ao longo dos anos, as aventuras do Superpato foram sendo publicadas nos títulos de linha Disney da Abril, que na década de 1980, até republicou estas histórias em edições especiais dedicadas ao herói, chamadas de Almanaque do Superpato. Na década de 1990, com o estouro dos gibis desuper-heróis, os italianos chegaram a criar uma nova versão do Superpato, onde Donald continua a viver novas aventuras como o herói justiceiro de Patópolis, que ganha ares futuristas, e toda uma nova legião de personagens, e claro, novos e perigosos vilões. Essas nova série de aventuras ganhou um título próprio, e várias histórias também chegaram a ser publicadas no Brasil. Mais recentemente, a Disney passou a criar também aventuras estreladas por Fantomius, na Patópolis do início do Século XX, mostrando as peripécias do vingador que anos depois inspiraria Donald a seguir seus passos. Este material também tem sido lançado pela Abril em seus títulos Disney recentes, bem como as mais novas aventuras do Superpato, continuando a série com ares futuristas iniciadas nos anos 1990.
                Assim, para diferenciar ao público leitor, a edição que está sendo lançada pela Abril tem o título de SUPERPATO ORIGINAL, e inclusive na capa ainda é informado que a edição reúne as três primeiras aventuras do personagem, lançadas entre 1969 e 1971. A edição, aliás, é bem completa, trazendo vários textos explicativos que mostram como foi criado o Superpato, e quais foram as inspirações da nova identidade mascarada do Donald, como Lupin, Fantomas, e Diabolik, com muitas informações. A edição de estréia de LENDAS DISNEY, estrelada pelo Superpato, tem cerca de 192 páginas, com capa cartão, e miolo em papel offset, todo colorido. O preço da edição é de R$ 29,90, e a edição também estará disponível nas livrarias.
                É uma bela edição, e embora as histórias não sejam inéditas, já que todas já foram publicadas e republicadas em nosso país, ainda assim, é um lançamento de respeito, e que serve como comemoração antecipada dos 50 anos do personagem, cujo aniversário se dará apenas no ano que vem. E, depois desta edição de estréia, é aguardar para ver quais personagens estrelarão as próximas edições de Lendas Disney.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário