segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MYTHOS LANÇA MAIS UMA EDIÇÃO ESPECIAL DE CONAN



                Órfãos desde o fim de seu título regular, os fãs de Conan, o guerreiro da Ciméria, vem encontrando nas edições especiais lançadas pela Mythos Editora a sua redenção para continuarem tendo a oportunidade de lerem aventuras do personagem, sejam histórias inéditas ou não. E, pelo menos, a editora não tem deixado de apostar em novos lançamentos, acabando por lançar mais um álbum neste início de 2017.
                CONAN, A LENDA, como diz o release oficial da editora, é uma nova publicação planejada para reunir minisséries e aventuras fechadas do aventureiro criado por Robert E. Howard. E esta edição inaugural compila histórias publicadas originalmente entre 2005 e 2007 na extinta revista Conan, o Cimério, que publicou material produzido pela editora americana Dark Horse Comics, que assumiu os quadrinhos do personagem após o fim de seu contrato de publicação com a Marvel Comics, que durante mais de três décadas produziu as aventuras do guerreiro cimeriano. Entre os artistas que compõe a equipe criativa das histórias desta edição de estréia temos Kurt Busiek, Timothy Truman e Fabian Nicieza, assinando os roteiros magistralmente ilustrados por uma constelação de artistas. O grande destaque é o multipremiado Eric Powell, que desfila todo o seu talento em uma comovente homenagem a Robert E. Howard, enquanto os lendários John Severin, Timothy Truman, Bruce Timm e Rafael Kayanan contribuem com suas visões da fantástica Era Hiboriana.
                O principal objetivo da edição é permitir aos leitores, antigos e novos, começarem a apreciar as aventuras de Conan, com histórias fechadas, que podem ser lidas tanto por quem nunca acompanhou o personagem, quanto por veteranos leitores ávidos por novas batalhas do guerreiro bárbaro. De acordo com a editora, uma vez que este tipo de edição não tem implicações cronológicas, “Conan: A Lenda” é uma grande atração para os fãs do Cimério e um ponto de partida perfeito para novos leitores.
                Esta primeira edição tem cerca de 148 páginas, em formato americano, 18,5 x 27,5 cm, com capa dura e papel de miolo de alta qualidade. O preço é de R$ 79,90, e já está disponível nas comic shops, livrarias e bancas especializadas, além de estar disponível para venda no site da editora. A intenção da Mythos é disponibilizar novos volumes desta edição, dependendo da aceitação do público leitor. E, pelo fato de apresentar histórias completas, os fãs de quadrinhos e do personagem podem encontrar aventuras fechadas em cada volume, independente de precisarem acompanhar a continuação das aventuras, ou saber de fatos ocorridos anteriormente ao momento da história apresentada.
                Com 51 edições lançadas no Brasil, a revista “Conan, o Cimério”, de onde é retirado o material desta primeira edição, foi publicada pela Mythos entre 2004 e 2008. O título foi um dos que substituiu a revista “A Espada Selvagem de Conan”, publicada de 1984 a 2001 pela Editora Abril, com 205 edições, tendo as primeiras 57 delas relançada pela editora entre 1990 e 1994. Em 2002, no ano seguinte ao encerramento das publicações de Conan pela Abril, a Mythos lançou a revista “Conan, o Bárbaro”, nos mesmos moldes de “A Espada Selvagem”, publicando o restante do material produzido pela Marvel, até então inédito em nosso país, e algumas republicações de aventuras, tendo permanecido nas bancas nacionais até 2010, quando foi cancelada, com um total de 76 edições. “Conan, o Cimério”, foi publicada em paralelo com “Conan, o Bárbaro”, fazendo a alegria dos fãs na época, que puderam curtir tanto o material clássico produzido pela Marvel Comics, quanto as novas histórias lançadas pela Dark Horse, que continua publicando as aventuras do guerreiro bárbaro até os dias atuais.
                No ano passado, os leitores tiveram a oportunidade de ver relançadas em nosso país as primeiras oito aventuras em quadrinhos de Conan, na edição especial “As Crônicas de Conan”, compilando os primeiros números do material produzido pela Marvel Comics no início dos anos 1970, que começariam a pavimentar o sucesso do cimeriano nos quadrinhos. A Mythos também lançou outra edição especial, “Conan - O Deus Na Urna”, trazendo material produzido pela Dark Horse, onde Conan presenciou o surgimento daquele que se tornaria o seu maior inimigo, o feiticeiro Thoth-Amon.
                Privilegiando qualidade ao invés de quantidade, a Mythos vem conseguindo manter os lançamentos de quadrinhos de Conan no mercado nacional, que em razão da crise econômica atual, e do imenso número de lançamentos recentes nas bancas e livrarias, pode se considerar um grande feito, até mesmo porque Conan, infelizmente, já não desfruta da mesma popularidade que teve nos tempos em que era publicado pela Marvel, e as necessidades editoriais de manter os títulos economicamente viáveis são mais imperativas do que nunca, razão pela qual o título regular do guerreiro bárbaro foi cancelado há alguns anos. O valor das edições especiais que a Mythos vem lançando desde então nem sempre são as mais acessíveis aos leitores, mas as possíveis, ainda que muitos torçam o nariz para os preços praticados. Tudo indica que, mesmo com esses percalços, que limitam e impedem o alcance das edições a uma gama maior de leitores potenciais, a editora está conseguindo sustentar os seus novos lançamentos. É um ponto positivo a se relevar, embora não compense totalmente a limitação que os preços cobrados impõe ao público leitor. Infelizmente, não se pode ter tudo como seria de se esperar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário