quarta-feira, 16 de março de 2016

DREADSTAR GANHA ENCADERNADO PELA MYTHOS EDITORA



                Fãs do desenhista Jim Starlin, podem comemorar: a Mythos Editora lança este mês uma bela edição compilando o início da saga da maior criação do artista, Dreadstar. A saga do último sobrevivente da Via Láctea, publicada na década de 1980, e início dos anos 1990, e para variar, boa parte do material publicado com o personagem nunca chegou a ser lançado por aqui, mas o lançamento da Mythos lança uma nova esperança para os fãs do personagem. DREADSTAR - Volume 1, é uma edição especial em capa dura, no formato 17x26 cm), com nada menos do que cerca de 376 páginas, reunindo as 12 primeiras edições do personagem, publicada pela Marvel Comics na primeira metade dos anos 1980. O preço anunciado da edição é de R$ 99,90, e embora possa parecer um preço salgado, o grande número de páginas da edição justifica em parte o valor cobrado. E é a melhor chance de se ter as histórias do personagem publicadas de uma forma decente, depois dos atropelos pelos quais ele passou, inclusive em nosso país, onde não conseguiu ser publicado por completo.
                Introduzido na aventura "A Odisséia da Metamorfose" como um personagem secundário, na edição 3 da revista Epic Illustrated, Vanth Dreadstar é um homem que de forma inconsciente ajuda um ser chamado Akhnaton a destruir a própria Via Láctea, uma galáxia inteira, como única forma de parar a expansão contínua do implacável Império Zygoteano, que conquistava, escravizava e exterminava tudo em seu caminho, não havendo quem pudesse detê-los. Como consequência destes atos, Vanth se torna o último sobrevivente da nossa galáxia, a Via Láctea. Dreadstar chega à Galáxia Empírica, onde tenta retomar sua vida como um simples pastor, vivendo tranquilamente junto ao pacífico povo felino do planeta de Oedi, um de seus novos companheiros, Oedi, membro de uma raça meio humanóide e meio felina. Mas sua paz não dura muito, quando um conflito entre as maiores forças da Galáxia Empírica, a Monarquia, e a Igreja da Instrumentalidade, entram em guerra pelo controle total. O conflito alcança o mundo onde Dreadstar está vivendo, e ao ver a maior parte da população do planeta dizimada, ele é obrigado a entrar na luta, ao lado de Oedi, que tenta vingar seus compatriotas mortos. Para ajudá-lo na empreitada, Vanth conta também com o auxílio de Syzygy Darklock, um poderoso místico, Willow, uma telepata cibernética cega, capaz de ver através dos olhos do seu macaco de estimação, e Skeevo, um corsário espacial. E começa a luta para salvar a galáxia.
                O personagem foi criado por Jim Starlin, que havia sido responsável por revitalizar o título do Capitão Marvel (o herói Kree Mar-Vell) na Marvel Comics nos anos 1970. Starlin também havia concebido a Saga de Thanos, reunindo vários heróis da editora, como os Vingadores, Homem-Aranha, e Adam Warlock, outro personagem que foi bem desenvolvido pelo artista. Dreadstar iniciou suas aventuras pela Epic Comics, um selo para projetos autorais criado pela Marvel nos anos 1980, onde alguns de seus contratados poderiam desenvolver seus projetos pessoais. Após sua primeira aparição em Epic Illustrated N° 3, ele finalmente estreou como personagem principal na edição Marvel Graphic Novel N° 3, e em seguira, ganhu título próprio regular. Foram 26 edições publicadas pela Epic, até que Starlin resolveu mudar de ares, e levou seu personagem para outras paragens, passando a ser publicado pela editora First Comics, a partir da edição 27, indo até seu derradeiro número, a edição 64. O personagem ganharia uma minissérie pela Malibu Comics após o fim da parceria com a First, e depois disso, nenhuma outra aventura foi criada para o herói, situação que perdura até hoje. Jim Starlin, de tempos em tempos, fala em retomar as aventuras do personagem, mas até o presente momento, isso ainda não se tornou realidade.
                No Brasil, a primeira publicação de Dreadstar foi na revista Epic Marvel, lançada pela Editora Abril para publicar parte do material que a Marvel lançava pelo selo Epic Comics nos Estados Unidos. Infelizmente, com a mudança de editora do personagem, a saga do herói ficou ser ser publicada por aqui, uma vez que a Abril não tinha contrato de publicação com a First. Foram apenas 6 aventuras lançadas. Os leitores brasileiros, porém, tiveram a sorte: algum tempo depois, a editora Globo lançou uma Graphic Novel, Dreadstar - Uma Saga Cósmica por Jim Starlin", em outubro de 1988, além de um título próprio para o personagem, com o título de "Dreadstar - O Guerreiro das Estrelas", continuando a publicação das aventuras do herói do ponto onde a Abril havia parado. Foram 10 edições, publicadas de julho de 1990 a agosto de 1991, onde pelo menos foram lançadas todas as aventuras publicadas pela Epic Comics. Mas, dali em diante, tudo que foi lançado sobre o herói continua inédito em nosso país.
                A última aparição de Dreadstar no mercado nacional de quadrinhos ocorreu em 2011, quando a Devir publicou a primeira aventura onde o personagem apareceu, "A Odisséia da Metamorfose", depois de praticamente 20 anos ausente do Brasil. E agora, o último sobrevivente de nossa galáxia ganha esta bela edição encadernada pela Mythos, reunindo as 12 primeiras aventuras de seu título regular. É um bom começo para conhecer e/ou rever as aventuras do herói de Jim Starlin. Mas os fãs que acalentam poderem acompanhar todas as aventuras vividas por Dreadstar precisarão ter paciência para conseguir seu intento: a edição brasileira é baseada na edição publicada em 2012 pela editora Dynamite Entertainment, e até o presente momento, foi o único volume publicado. Um segundo volume está programado para sair ainda este ano, compilando as edições 13 a 26 do herói, fechando todo o ciclo lançado pela Marvel nos anos 1980, mas enquanto isso não sair por lá, não há chance da edição ser lançada antes por aqui. Com sorte, este segundo volume pode chegar a sair aqui mais rápido do que este primeiro que está sendo lançado com 4 anos de atraso em relação à edição americana, mas o problema é o tempo que a Dynamite levará para publicar o restante da saga, e aí for possível aproveitar o trabalho da editora americana para lançá-lo por aqui. Até lá, os fãs certamente terão de aguentar uma longa espera. Por enquanto, é de se comemorar o lançamento desta edição especial de Dreadstar, e torcer para que a Mythos traga futuramente, quando for possível, o restante do material. Aguardemos, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário