segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ZYUOHGER É A 40ª SÉRIE SUPER SENTAI



                A franquia Super Sentai completou 40 anos do lançamento de sua primeira série, em 2015, e mostrando que ainda tem muito fôlego, mesmo após 4 décadas de exibição nas TVs nipônicas, está lançando neste ano sua 40ª série, que acabou de estrear na TV Asahi, intitulada DOUBUTSU SENTAI ZYUOHGER (Esquadrão Animal Zyuohger, em português). A nova série vem substituir a produção de 2015, Shuriken Sentai Ninninger, encerrada no mês de janeiro, com 47 episódios, e que explorou a temática ninja. A nova série tem como tema animais, e é a aposta da Toei para se recuperar dos baixos níveis de audiência da série Sentai anterior, bem como obter vendas melhores dos produtos licenciados, área na qual Ninninger também não foi tão bem sucedido.
                A história começa quando Yamato Kazakiri, um zoólogo, está guiando um grupo de visitantes em uma floresta em algum canto do Japão. Em meio à visita, ele deixa cair um cubo que recebeu de um estranho há tempos atrás, e que passou a usar como amuleto. O objeto despenca ribanceira abaixo, e quando Yamato consegue pegá-lo, o cubo começa a brilhar, abrindo uma espécie de portal que joga o rapaz direto em outra dimensão, em um mundo chamado Zyuland, habitado por animais com forma humanóide que se autodenominam zyumanos. Ele acaba sendo encontrado por 4 seres que são os guardiões do Cubo de Ligação, uma espécie de portal que liga Zyuland à Terra, mas que estava inativo desde que um dos cubos mágicos de ativação havia se perdido, que por coincidência, é o estranho cubo dado a Yamato anos atrás. Enquanto Yamato coonhece um pouco do mundo destes seres, a Terra é invadida pelos Deathgaliens, um grupo que pretende fazer de nosso planeta o seu mais novo palco de jogos mortais, e iniciam seu primeiro ataque, justamente na floresta onde Yamato conduzia seu grupo de visitantes, que se tornam as primeiras vítimas dos invasores espaciais, que visam a conquista de nosso planeta, que seria sua 100ª aquisição, e por isso, motivo de grande empenho para se apoderarem de nosso mundo.
                Em Zyuland, ao descobrirem que Yamato tem o cubo desaparecido, ele é considerado o ladrão que roubou a peça, mas quando o Cubo de Ligação começa a apresentar um estranho fenômeno, o jovem ativa o cubo novamente, e como consequência, não apenas ele, mas os 4 guardiões do cubo mágico são puxados para a Terra, onde acabam se deparando com o primeiro invasor dos Deathgaliens, que está incendiando a floresta e ameaçando todos os animais que lá vivem. Os guardiões então despertam o poder de seus cubos, e transformam-se no Esquadrão Animal Zyuohger, composto por Zyuohshark, Sela, a Monarca das Ondas (azul), Zyuohleo, Leo, o Monarca das Savanas (amarelo), Zyuohelephant, Tusk, o Monarca das Florestas  (verde), e por Zyuohtiger, Anu, a Monarca das Neves (branca) iniciando combate com os invasores. Mas a força invasora se mostra mais forte, e num ato de desespero, Yamato consegue despertar o poder de seu cubo, para surpresa dos demais Zyuohgers, que nunca haviam visto um humano despertar o poder de seus cubos. Ele se torna Zyuoheagle, o Monarca dos Céus, e com seu novo poder, acaba derrotando o comandante do grupo invasor. Como de costume, os vilões usam de um recurso chamado "Continue", que devolve o monstro à vida, em tamanho gigante, forçando o novo grupo de heróis a invocar o poder dos cubos para formar o poderoso Zyuohking, o primeiro mecha de combate da série, com o qual detonam de vez o inimigo, iniciando então o novo combate pela defesa de nosso planeta frente às forças invasoras, ao mesmo tempo em que Sela, Amu, Tusk e Leo ficam presos em nosso mundo, uma vez que o Cubo de Ligação entre os mundos foi danificado no combate, e acabam indo morar junto com Yamato, disfarçando-se como humanos enquanto não acham um meio de retornarem a seu mundo.
                Usar animais como tema não é novidade na franquia Super Sentai, que já usou este assunto em séries como Liveman, Gaoranger, e Gekiranger, onde o integrantes do grupo de heróis invocam o poder das feras e animais selvagens para enfrentarem o inimigo do momento que ameaça a paz e a humanidade. Da mesma maneira, apresentar o líder do grupo que destoa dos demais integrantes, por possuir uma natureza diferente também não é nenhuma novidade, tendo sido utilizado na série Timeranger, onde o líder do grupo, Timered, era uma pessoa de nosso tempo, enquanto os demais membros do esquadrão eram provenientes do futuro. A Toei aposta numa boa reciclagem de idéias já utilizadas em séries anteriores para alavancar sua mais nova produção, que no primeiro episódio, mostrou boa utilização dos efeitos especiais e cenas interessantes de combate dos heróis com os inimigos. E logicamente, por se tratar da 40ª série da franquia, a intenção é comemorar em grande estilo a longevidade da produção. Os heróis serão capazes de assumir mais de uma forma de transformação, como no caso do líder da equipe, Zyuoheagle, que poderá usar tanto o poder da águia, como do gorila, nas fotos de divulgação feitas até o presente momento, para não mencionar que haverá, como sempre, o 6° membro que surgirá mais à frente e passará a integrar o grupo de heróis, clichê que já se tornou mais do que batido nas produções Super Sentai. Um dos principais motes da série é o uso dos cubos mágicos, que permitem aos heróis invocarem seus poderes, possibilitando não apenas sua transformação, mas também a invocação de suas armas, além dos tradicionais robôs gigantes de combate, que também possuem formas de cubos, e que dependendo da formação e combinação, criarão vários modos para o mecha de luta. E, claro, visam à comercialização de uma infinidade de brinquedos que já estão sendo despejados na loja para tentar cativar a criançada nipônica, bem como os demais fãs da franquia, geralmente ávidos pelos produtos da marca.
                Fãs das produções Super Sentai mundo afora tem reclamado da crescente infantilização das histórias das produções nos últimos tempos, que já tiveram enredos mais densos e até dramáticos em tempos distantes, como nos anos 1980, mas atualmente, mesmo tendo como alvo o público infantil no Japão, não há como negar que a Toei anda com certa falta de criatividade mesmo para explorar esse nível nas séries de forma decente. Ninninger, a série de 2015, não foi lá muito bem no ranking de audiência, mas como o grande mote é a venda de produtos licenciados, se neste setor as vendas forem bem sucedidas, a audiência baixa pode até ser relativizada. Mas a última produção, que foi a terceira série sentai a explorar a temática ninja (as anteriores foram Kakuranger e Hurricanger) também não apresentou números muito satisfatórios de venda de brinquedos e outros produtos licenciados, de acordo com os últimos relatórios de venda da Bandai, principal patrocinadora e produtora de brinquedos oriundos da franquia. Como sempre, a esperança é que eles acertem o passo e pelo menos consigam manter um padrão de desenvolvimento satisfatório para a série, o que tem sido meio irregular nos últimos anos. E, infelizmente, as chances da nova série sentai ser exibida por aqui é praticamente nula, uma vez que nos últimos tempos, o que tem chegado às TVs nacionais são as adaptações americanas, convertidas para Power Rangers, como a mais recente produção da Saban, Power Rangers Dino Charge, que adapta a série Kyoryuger.
                Com 40 séries produzidas/em produção, apenas um décimo da franquia Super Sentai foi exibida em nosso país, no fim dos anos 1980/início dos anos 1990: Google Five (TV Bandeirantes), Changeman, Flashman e Maskman (TV Manchete). Em meados dos anos 1990, com o estrondoso sucesso de Cavaleiros do Zodíaco, as emissoras passaram a centrar seus esforços nos animes, e o gênero das produções tokusatsu, onde os Super Sentai se encaixam, foram deixados de lado, além da chegada de Power Rangers às nossas TVs, que eram mais acessíveis do que as produções tokusatsu japonesas, o que "matou" o interesse de se trazer novas séries para o nosso país. Hoje, para acompanhar as séries Super Sentai, resta a opção de apelar para os fansubbers, grupos de fãs que legendam séries e as disponibilizam para download pela internet, sendo que alguns grupos já estão legendando a nova produção da Toei em português. Basta uma pesquisa rápida na internet para achar os respectivos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário