terça-feira, 15 de dezembro de 2015

VERSÃO MANGÁ DE STAR WARS ESTÁ DE VOLTA PELA ABRIL



                Star Wars (Guerra nas Estrelas) está de novo na crista da onda do universo da cultura pop, com o lançamento do 7° filme da franquia, que acaba de estrear nos cinemas mundiais, com o subtítulo "O Despertar da Força", o primeiro filme produzido pela Disney após a compra da Lucasfilm e de todo o legado da franquia criada nos anos 1970 por George Lucas.
                E, aproveitando o lançamento do novo filme, a Editora Abril estará lançando agora em janeiro a quadrinização em estilo mangá do primeiro filme produzido da saga, o 4° da história de Guerra nas Estrelas: STAR WARS: UMA NOVA ESPERANÇA, que tem os desenhos do mangaká Hisao Tamaki. Serão duas edições, no formato 15 x 21 cm, com cerca de 176 páginas cada edição, ao preço de R$ 15,00 cada uma. Esta quadrinização do filme que deu origem à saga de Guerra nas Estrelas, em quadrinhos orientais, foi lançada pela editora americana Dark Horse em 1998 no mercado americano, quando ela detinha a licença para lançar histórias da franquia, licença que atualmente pertence à Marvel, uma das empresas de propriedade da Disney.
                O lançamento da Abril, na verdade, trata-se de uma republicação, uma vez que esta versão em quadrinhos japoneses do filme produzido por George Lucas em 1977 já tinha sido lançado por aqui em junho de 2002, pela Editora JBC. A versão da editora nipo-brasileira, entretanto, era no formato meio tankohon, que na época era o padrão de seus lançamentos, o que fez com que a quadrinização fosse lançada em 4 edições, no formato 13,5 x 19 cm, com cerca de 100 páginas cada edição, enquanto a versão da Abril, mais fiel ao número de páginas do volume original nipônico, terá o mesmo material em apenas 2 edições, o que certamente será mais prático para o leitor adquirir.
                Na época, a JBC publicou praticamente toda a trilogia original de Guerra nas Estrelas em estilo mangá. Em agosto daquele mesmo ano, após concluir a publicação da minissérie com a quadrinização de "Uma Nova Esperança", foi a vez "O Império Contra-Ataca" chegar nas bancas, nos mesmos moldes da primeira minissérie, em 4 edições. A arte desta adaptação, entretanto, ficou a cargo do artista Toshiki Kudo. Em outubro, foi a vez da quadrinização em estilo oriental do último filme da trilogia original sair nas bancas, "O Retorno de Jedi", também em 4 edições, no mesmo formato das séries anteriores. A arte desta vez foi do desenhista Shin-Ichi Hiromoto. Em dezembro de 2002, a JBC trouxe também a adaptação em quadrinhos orientais do filme de estréia da nova trilogia que estava sendo produzida por George Lucas, e que se passava cronologicamente antes da primeira. "Star Wars Episódio 1 - A Ameaça Fantasma" manteve o mesmo formato de publicação das minisséries anteriores, mas foi lançada em apenas 2 edições, ao contrário das demais. A história foi desenhada por ninguém menos do que Kia Asamiya, autor de várias produções de sucesso no Japão, como Mobile Battleship Nadesico, Dark Angel, Compiler, Silent Mobius, etc, e que também colocou um pouco de seu estilo pessoal na história, não se limitando apenas a quadrinizar a aventura do filme que mostrava o início da história de Anakin Skywalker, que se tornaria um poderoso guerreir Jedi que mais tarde tornaria-se o mais nefasto e impiedoso vilão da franquia de Star Wars, Darth Vader.
                Por enquanto a Abril anunciou a data do lançamento apenas da quadrinização em mangá de "Uma Nova Esperança", que deverá chegar às bancas a partir do dia 15 do próximo mês, mas já havia mencionando anteriormente que as adaptações dos demais filmes também seriam lançadas, o que deve acontecer durante o próximo ano, logo após a conclusão da publicação desta primeira adaptação. Assim, a editora deve relançar todo o material já publicado por aqui na década passada pela JBC, o que seria bem-vindo para a nova legião de fãs da franquia que não tiveram chance de adquirir este material de quando foi publicado aqui pela primeira vez.
                E a expectativa é de que a Abril complete o trabalho feito pela JBC, que nunca publicou todo o material produzido pelos artistas nipônicos. Ficaram de fora de serem lançados por aqui as edições especiais "Star Wars Manga: Black", "Star Wars Manga: Silver", e a edição "The Clone Wars Manga". A editora anunciou que pretende lançar todo o material disponível e o que for permitido pela Disney, dona da franquia, o que dá boas chances de que as edições que não foram lançadas pela JBC na década passada possam finalmente ser lançados por aqui, o que seria muito bom, por permitir que os fãs e demais leitores possam ter acesso a todo o material produzido. Aguardemos, portanto, por novidades da Abril quanto ao lançamento do restante do material, e esperemos que 2016 seja um ano abençoado pela Força, para felicidade da comunidade fã de Guerra nas Estrelas, e demais fãs de quadrinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário