sábado, 25 de abril de 2015

SÉRIE ORIGINAL DE GALACTICA GANHA EDIÇÕES EM BLU-RAY



                Galactica - Astronava de Combate, um dos seriados de ficção científica mais cultuados dos anos 1970 vai ganhar uma merecida edição de luxo em blu-ray agora neste mês de maio, nos Estados Unidos. E será um lançamento em dose dupla: serão na verdade dois lançamentos, para fã nenhum da série botar defeito, e em alta definição. Ambos têm data de lançamento marcada para o dia 12 de maio, e já se encontram em pré-venda nos principais sites de lojas virtuais do mercado estadunidense.
                O primeiro deles é BATTLESTAR GALACTICA: THE REMASTERED COLLECTION, que reúne todos os episódios da série original de 1978, completamente remasterizados em alta definição, e proporção de imagem widescreen 16x9. Esta caixa terá 8 discos, e trará também a continuação do seriado produzida em 1980, Galactica 1980, também completamente remasterizados. De quebra, haverão vários extras, entre os quais cenas deletadas, comentários em áudio do episódio piloto da série de 1978, making of da remasterização da série, documentário com Glen A. Larson sobre a criação de Galactica, a composição musical do seriado, coordenado por Stu Phillips, e vários outros materiais. Esta caixa terá, de acordo com o release oficial, áudio em inglês, com opções de legendas em inglês, francês e espanhol. A Universal Studios não divulgou maiores detalhes de o que os fãs poderão esperar da remasterização dos episódios das séries, mas muitos esperam que tenha sido feito trabalho similar ao que a Paramount Pictures promoveu na remasterização completa da série original de Jornada nas Estrelas, da década de 1960, cujos efeitos especiais foram completamente refeitos com as tecnologias atuais, dando uma atualizada no visual de várias cenas, no que foi muito elogiado pelos fãs da franquia. Mais recentemente, o estúdio promoveu trabalho similar na série Jornada nas Estrelas: a Nova Geração, em seu relançamento em alta definição, praticamente refazendo todos os efeitos especiais dos episódios, que ganharam muito mais nitidez e detalhes. O preço de tabela desta caixa é de cerca de US$ 120,00, mas os sites de vendas americanos já estão garantindo descontos generosos para os compradores na pré-venda.
                O segundo lançamento é BATTLESTAR GALACTICA: THE DEFINITIVE COLLECTION, e é a caixa mais completa, pois traz não apenas tudo o que a caixa anterior possui, mas também oferece as versões originais dos episódios tanto da série de 1978 quanto da produção de 1980, em suas resoluções normais de TV fullscreen 4x3. Esta caixa possui 18 discos, e traz também de bônus a versão editada para cinema do episódio piloto da série de 1978, também remasterizada em alta definição. O preço de tabela deste box mais completo é de cerca de US$ 150,00, mas assim como a caixa que traz apenas a versão remasterizada, já pode ser encomendada com bons descontos nas lojas virtuais americanas. E o melhor de tudo é que as versões originais dos seriados terão várias outras opções de idiomas. A informação de divulgação confirma dublagens em inglês, italiano, espanhol, francês e português, bem como legendas não apenas nestes idiomas, mas também em dinamarquês, holandês, sueco, finlandês e japonês. Todos os discos são zona livre, podendo ser reproduzidos em players do mundo inteiro.
                A história de Galactica gira em torno da possibilidade de a civilização humana ter tido origem no espaço, e não na Terra. Em tempos remotos, a raça humana desenvolveu-se em um planeta chamado Kobol, em um sistema estelar em outra galáxia. Este mundo sofreu um cataclisma, e já dominando a tecnologia das viagens pelo espaço, suas 13 tribos componentes rumaram para as estrelas. Doze delas colonizaram um vasto sistema planetário, dando origem à época áurea da humanidade. A 13ª tribo, a primeira a emigrar para o espaço, tomou outro rumo, tendo se dirigido a outra galáxia, e colonizado um mundo chamado "Terra", mas cuja comunicação e localização perderam-se com o passar dos séculos. As 12 Colônias acabaram se envolvendo em uma longa guerra contra o Império Cylônio, que tinha tendências totalitárias de dominar as outras raças do Universo. Uma guerra começou e prolongou-se por mil anos. Usando das poderosas Astronaves de Combate (Battlestars. no original), os humanos desafiavam as mortíferas Naves-Base dos Cylônios, onde nenhum lado conseguia obter vantagem sobre o outro. Devido à traição de um de seus líderes, o Conde Baltar, a Armada Colonial caiu em uma armadilha, sendo exterminada pelos Cylônios, que em seguida repetiram o extermínio em todas as 12 Colônias. Sobrou apenas a Astronave Galactica, comandada pelo Comandante Adama, e um punhado de sobreviventes do que foi uma esplendorosa civilização, para contar história.
                Procurando sobreviver à perseguição dos seus inimigos, a Galactica lança-se numa jornada pelo Universo, liderando um comboio de naves com os sobreviventes do holocausto, buscando ajuda no planeta que teria sido colonizado pela 13ª tribo, a Terra. Uma jornada que prometia ser cheia de perigos, enfrentando não apenas o desconhecido universo afora, mas tentando escapar da feroz caçada empreendida pelos Cylônios, que com a ajuda de Baltar, queria completar o massacre perpetrado nas Grandes Colônias. A série estreou em setembro de 1978, na rede ABC, nos Estados Unidos. Criada por Glen A. Larson, o projeto do seriado já havia sido proposto no início da década às emissoras de TV, mas foi recusado pela desconfiança dos executivos em produzir um seriado de ficção científica nos moldes propostos por Larson. Anos depois, já muito mais conhecido e prestigiado no meio profissional televisivo americano, e com o grande sucesso do filme "Guerra nas Estrelas", de 1977, o tema ficção científica entrou na moda, e Larson conseguiu aprovação para produção da série, que teve uma temporada cheia de problemas e dificuldades. Os altos custos da série, além de um processo de plágio por parte de George Lucas, e a formação de um público telespectador que não era o esperado inicialmente pela rede ABC levaram ao cancelamento da série, após 24 episódios, para desilusão dos fãs que acompanhavam a série.
                Em 1980, a Universal decidiu retomar a série, mas com várias mudanças. Agora o foco era o contato da Galactica com a Terra, que eles finalmente encontraram, após 30 anos de viagens pelo espaço. Com alguns novos personagens substituindo os antigos, ao lado de alguns que permaneceram, esta continuação acabou sendo um fracasso, devido aos roteiros fracos, e acabou sendo cancelada após apenas 10 episódios produzidos. Terminava por aí a saga da última Astronave de Combate colonial. E são estas duas séries que estarão sendo trazidas neste novo lançamento em blu-ray que está sendo feito pela Universal no mercado americano, uma vez que até o presente momento só haviam ganhado versão em DVD.
                Na década passada, Galactica ganhou um remake na TV americana, que fez grande sucesso, com uma nova abordagem da história original, e ao contrário da série de 1978, conseguiu ser concluída de forma satisfatória, gerando algumas produções spin-offs nos últimos anos. Toda esta nova série, bem como as produções derivadas, já haviam ganho lançamentos em alta definição no mercado de vídeo americano; faltava mesmo só as séries originais de 1978 e 1980.
                No Brasil, Galactica estreou no início da década de 1980, sendo exibida pela Rede Globo. A emissora carioca exibiu apenas a série de 1978. Anos depois, quando a Record passou a reprisar a série, a emissora trouxe finalmente os episódios de Galactica 1980. No início da década de 1990, a TV Manchete reprisou ambas as séries em sua programação. Galactica só foi retornar à TV nos anos 2000, com a exibição da nova versão. A série clássica voltaria à TV no fim da década, pelo canal por assinatura TCM, que reprisou apenas a produção de 1978, ignorando a série produzida em 1980. No mercado de vídeo, Galactica só teve melhor sorte com a nova versão, cujas temporadas foram lançadas por aqui em DVD pela Universal, que ignorou a possibilidade de lançar os spin-offs da nova versão. Já a série original teve apenas a versão de cinema do piloto lançada em DVD há muitos anos atrás, tendo sido relançada em anos mais recentes, mas apenas ficando nisso.
                O novo box em blu-ray, na versão "Definitive Edition", por conter opções em português, abre a possibilidade da caixa ser lançada também no mercado de vídeo nacional, sendo que no início do ano, um cronograma de lançamentos do mercado de vídeo nacional apontava a possibilidade de isso ocorrer no segundo semestre, porém em data ainda a ser definida. E fica a dúvida também se o lançamento nacional será igual ao do box americano, com todas as opções de idiomas e materiais extras, bem como se será feito em blu-ray, ou em DVD, dúvida que gera apreensão em muitos fãs, por terem visto recentemente vários lançamentos serem feitos apenas em DVD no mercado nacional, enquanto nos Estados Unidos tem sido feitos tanto em DVD quanto em Blu-ray, o que consideram um tremendo descaso para com os fãs nacionais, que ficam apenas com a opção do DVD convencional, que geralmente também não trazem os extras das versões de alta definição. Definitivamente, ser fã de séries no Brasil pode ser um calvário, com a teimosia e falta de visão das distribuidoras, enquanto os fãs americanos têm à sua disposição um leque de opções infinitamente superior.
                Que este lançamento de Galactica em Blu-ray, mais do que merecido, tenha chance de sair por aqui também, pois muitos fãs por aqui ainda lembram com carinho da série, e merecem ter o devido respeito por parte da Universal, que na década passada já atraiu para si a ira dos fãs de seriados por lançar várias produções clássicas sem suas dublagens em português, alegando motivos descabidos como falta de qualidade dos áudios em português, e imposições da matriz americana. Então, até que esta caixa de Galactica seja oficialmente anunciada por aqui, só resta aos fãs brasileiros invejarem seus pares americanos, ou apelar para importação da mesma, que graças a nosso sistema tributário irresponsável, ficará certamente restrito a poucos, pelo elevado valor que será cobrado do consumidor nacional, entre preço, frete e impostos. E que os Senhores de Kobol possam atender aos apelos dos fãs nacionais pelo lançamento decente da série por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário