terça-feira, 25 de novembro de 2014

MANGÁ DE EVANGELION FINALMENTE CHEGA AO FIM



                Uma das séries mais aclamadas da animação japonesa finalmente encerrou a publicação de sua versão nos quadrinhos nipônicos. Neon Genesis Evangelion, que foi levada ao ar na TV nipônica entre outubro de 1995 e março de 1996, tornou-se uma das séries de maior sucesso do Japão nos anos 1990, e ganhou adaptação em mangá após o lançamento da série de TV, numa rara inversão do processo de criação visto usualmente nas produções japonesas, onde é um mangá de sucesso que gera sua contraparte animada. A produção do Estúdio Gainax, comandado por Hideaki Anno, saiu antes dos quadrinhos, que tiveram argumento e arte de Yoshiyuki Sadamoto. Mas a série de quadrinhos foi saindo bem devagar, e sofreu várias pausas nestes anos todos. Somente no ano passado, Sadamoto enfim concluiu a história, que agora está sendo lançada a nível mundial.
                Foram ao todo 14 volumes encadernados, com o que se espera ser o fim definitivo da história de Evangelion, já que a série de TV deixou várias dúvidas e perguntas no ar, parcialmente respondidas algum tempo depois com o longa para cinema "End Of Evangelion", que também não esclareceu todos os pontos pendentes. O lançamento desta edição final acontece simultaneamente nos Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Irlanda, Finlândia, Africa do Sul, Nova Zelândia, Argentina, Polônia, Itália, Espanha, Córeia do Sul, Taiwan, Hong-Kong, além, claro, do Japão! E para felicidade dos fãs brasileiros, a última edição também está saindo por aqui. A série de mangá começou a ser publicada ainda em 2001, pela Editora Conrad, que tinha causado rebuliço no mercado editorial nacional ao lançar as séries de quadrinhos nipônicos de dois grandes sucessos que tiveram seus animes exibidos por aqui: Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball. A editora foi a primeira a sofrer com as pausas de produção do mangá de Evangelion, tendo lançado a obra no formato meio tankohon nas bancas nacionais, indo até a edição 20, correspondente ao final do volume 10 do Japão, quando então teve de ser suspensa, aguardando o lançamento de novos volumes, em 2007. Houve também um mangá derivado, chamado Neon Genesis Evangelion - The Iron Maiden, que teve 12 edições lançadas pela Conrad, no mesmo formato da série original.
                Nesse espera para retomar a série a Conrad fechou, sendo vendida à Editora Ibep, que não teve interesse em seguir adiante com a publicação. Em 2010, a Editora JBC conseguiu os direitos, e passou a lançar os novos volumes disponíveis no Japão, e em respeito aos fãs que tinham suas coleções no formato de publicação da Conrad, a JBC passou a lançar suas edições no mesmo formato, mantendo a padronização da série. Em 2011, a editora passou a republicar a série desde o seu início, no formato tankohon tradicional das demais publicações da editora, para o público que não tinha tido oportunidade de acompanhar a série até então.
                Mas as pausas da série fizeram com que a publicação da JBC também tivesse de ficar em pausa, aguardando novos capítulos serem produzidos no Japão. Tinham sido lançados então as edições 21 a 24 (formato Conrad), e 1 ao 12 (formato JBC). Quando o volume 13 foi lançado, a editora lançou nas duas versões: 25 e 26 (formato Conrad) e 13 (formato JBC), e agora, este procedimento de lançamento está sendo repetido para a edição final da série. A edição tankhon acaba de chegar às bancas, e nas próximas semanas estarão disponíveis as edições em meio tankhon, de número 27 e 28. A edição em tankohon tem preço de R$ 13,90. A versão meio-tankohon terá o preço de R$ 8,90.
                Evangelion surgiu como mais uma série no gênero de mechas gigantes que combatem alguma ameaça que pode causar o colapso da humanidade. No ano 2000, um grande cataclisma abalou várias partes do mundo. Esse evento destroçou algumas cidades e mudou parcialmente o clima no planeta, e foi descrito como o "Segundo Impacto", segundo informações encontradas em manuscritos antigos que diziam que a humanidade pereceria quando houvesse o "Terceiro Impacto". O "Primeiro Impacto" teria sido o holocausto que causou a extinção dos dinossauros, e para evitar ter o mesmo destino, os humanos começaram a criar armas e dispositivos para impedir sua extinção. No ano 2015, o jovem Shinji Ikari é convocado por seu pai, o comandando de um estranho grupo chamado Nerv, que tem como objetivo proteger a humanidade das estranhas criaturas chamadas de "anjos", que surgem misteriosamente causando grande destruição, e cujo surgimento é o prenúncio iminente do terceiro impacto final. Para enfrentar os anjos, foram criadas as unidades Evangelions (EVAs), gigantescos robôs com o propósito de enfrentas os monstros. Shinji, a contragosto, torna-se piloto da unidade EVA-01, ao lado da misteriosa Rei Ayanami, piloto do EVA-00, e da convencida e arrogante Soryu Asuka Langley.
                À medida que os anjos vão sendo duramente vencidos, surgem pistas de muitos mistérios por trás das atividades da Nerv, que pode ter propósitos muito mais escusos do que se imagina. Ao mesmo tempo, Shinji tenta encontrar motivação para fazer o que faz, enquanto os demais personagens vão sendo envolvidos pouco a pouco na teia mortífera de mistérios que permeia não apenas a Nerv, mas aqueles que a criaram. E p que são os EVAs realmente? Simples robôs, ou algo mais? À medida que a série avança, se descobrem segredos que mostram que o maior perigo para a humanidade pode não estar nos anjos, mas nos próprios seres humanos, que poderiam ser os próprios responsáveis pela deflagração do Terceiro Impacto. O roteiro denso e misterioso eleveu Evangelion à classe de série "cult" em tempo recorde, a ponto da série desfrutar hoje de tanta popularidade, que sua história ganhou nova versão em filmes animados para cinema, e até se cogitou em produção live-action.
                No Brasil, a série de TV passou nos extintos canais Locomotion e Animax, que exibiram todos os episódios em ambas as ocasiões. Os longas para cinema da série original nunca foram exibidos por aqui, enquanto as novas versões para cinema tiveram seus dois primeiros filmes lançados no mercado nacional de vídeo pela Paris Filmes. O terceiro filme continua inédito por enquanto. Mas, ao menos no que se refere ao mangá, os leitores nacionais poderão ter o prazer de contar com a obra lançada por aqui na integra. E a JBC ganha muitos pontos de respeito por manter firme o compromisso de lançar o mangá, após um período relativamente longo de pausa da publicação no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário