sábado, 9 de agosto de 2014

STAR WARS GANHA ENCICLOPÉDIA NO BRASIL



Os fãs da saga criada desde 1977 por George Lucas acabam de ganhar um tremendo presente: a editora Planeta DeAgostini acaba de lançar a série THE OFFICIAL STAR WARS FACT FILE (O Arquivo de Fatos Oficial de Guerra nas Estrelas, em bom português). Composta de cerca de 50 edições, que chegarão quinzenalmente às bancas, ao preço de R$ 24,99 cada edição. Cada volume, por sua vez, tem cerca de 72 páginas, capa dura, e miolo em papel de excelente gramatura, trazendo informações sobre praticamente tudo o que se conhece sobre o universo de Guerra nas Estrelas, seja o que foi visto nos filmes da franquia, ou nos desenhos animados, ou séries de quadrinhos e/ou games, o que faz da coleção a mais completa fonte de dados da saga dos cavaleiros jedis e seus inimigos siths.
Como de costume, a edição N° 1, que traz o volume 28 da coleção, sai por um preço "promocional", de apenas R$ 9,99, estratégia mais do que batida das editoras para fisgarem os leitores mais desavisados. A edição N° 2 ainda terá um desconto no preço, pois embora já tenha o valor nominal que valerá para todos os demais volumes, traz de brinde a edição N° 3. É a partir das edições que chegarão às bancas em setembro que os fãs irão sentir os efeitos nefastos do lado negro da força em seus bolsos, com o valor total. Se tudo correr bem, a coleção poderá ser completada em 25 meses, encerrando-se em agosto de 2016. Será uma longa jornada, e sem direito a usar propulsão hiperespacial para diminuir a espera, mas que valerá a pena, se for um devoto fã da saga de George Lucas. É hora de exercitar paciência digna dos combatentes jedis.
Cada volume da coleção tem um tema específico de assunto a ser tratado. Confiram a listagem de todos eles:

# PLANETAS E LOCALIZAÇÕES: Na exploração do vasto espaço da galáxia, aqui você encontrará dados de todos os planetas conhecidos da saga, sua localização, importância, além de informações sobre sua civilização, cidades, história, fauna, flora, e geografia em geral de cada mundo;
# HUMANOS: Aqui o leitor ficará conhecendo as biografias dos mais importantes personagens, sejam eles do passado ou do presente, além das organizações a que pertenceram, e outros dados sobre seitas secretas, órgãos de poder, e demais entidades;
# DRÓIDES E MÁQUINAS: Um portfólio completo sobre todos os construtos mecânicos com inteligência artificial vistos na saga. Saiba tudo sobre os dróides, robôs, andróides, ciborgues, etc, com direito a dados sobre seus desenhistas e criadores, além de descrições técnicas dos vários modelos que perambulam pela galáxia;
# NAVES E VEÍCULOS: Quem sempre sonhou singrar o espaço visto em Guerra nas Estrelas precisa estar por dentro de todas as informações sobre os veículos utilizados para se viajar pela galáxia. Aqui o leitor encontrará as informações que sempre quis saber sobre a Millenium Falcon, os Cruzadores Imperiais, e qualquer veículo já visto, com detalhes sobre seu interior, capacidade de propulsão hiperespacial, além de um dossiê sobre seus proprietários e usuários;
# ARMAS E TECNOLOGIA: O espaço é um lugar fascinante, mas também perigoso, e nem sempre pacífico. Por isso, é necessário conhecer as tecnologias que permitem singrar o cosmo, e as armas à disposição para não apenas se defender, mas também atacar quando for preciso. Desde simples blasters até os imponentes sabres de luz, passando por sensores, implantes cibernéticos, detonadores térmicos, holojogos, mochilas propulsoras, tudo poderá ser visto aqui, com detalhes de funcionamento, utilidade, e potenciais defeitos de uso;
# HISTÓRIA: A história da galáxia, desde 10 mil anos antes da Batalha de Yavin 4 (quando Luke Skywalker e a Aliança Rebelde destruíram a primeira Estrela da Morte), até os dias atuais, é rica em acontecimentos. É hora de conhecer as batalhas, campanhas militares e períodos de paz que a República, e depois o Império, desfrutaram nestes longos milênios. Planos de batalha, estratégias, treinamentos, facções, táticas e dados técnicos poderão ser vistos aqui. Conhecer o passado é deter as chances para comandar o futuro;
# ALIENÍGENAS: Nem só de humanos vive a saga de George Lucas. Conheça as mais variadas espécies alienígenas vistas na galáxia, sejam inteligentes ou não, com detalhes sobre sua língua, cultura, e quaisquer outras particularidades raciais.

A edição de estréia, com o volume 28 da coleção, é sobre os humanos, trazendo dados importantes de um dos personagens mais relevantes da saga, ninguém menos do que Darth Vader, que inclusive ilustra a capa do volume. Fazem companhia ao vilão mais temido de toda a galáxia fichas completas sobre Mace Windu, Finis Valorum, Quinlan Vos, Pre Vizsla, além dos oficiais General Maximilian Veers e Almirante Yularen, das forças imperiais. A edição também traz um pôster de brinde, com uma cronologia dos mais importantes fatos da história da série, dos tempos mais remotos, até os eventos decorridos na Batalha de Endor, mostrada em "O Retorno de Jedi", além de um mapa estelar mostrando a localização de todos os mundos na galáxia, com divisões de suas áreas, e informações sobre propulsão de dobra, navegação estelar, rotas de trânsito mais conhecidas, e os planetas mais destacados. Um item excelente para o leitor se situar nos acontecimentos do cosmo criado por Lucas.
Trata-se de uma excelente oportunidade para aprofundar os conhecimentos do universo de Guerra nas Estrelas, que em breve deverá ganhar um novo filme nos cinemas, dando sequência às aventuras já mostradas nos 6 filmes anteriores. Para quem já é fã da saga, é uma coleção indispensável. Para quem curte ficção científica, também é um prato cheio, podendo conhecer com detalhes nunca antes relacionados em uma única coleção os pormenores desta grande saga espacial. A Planeta DeAgostini tem méritos no lançamento desta série. Mas o preço, pelo volume de páginas que cada volume traz, poderia ser um pouco mais acessível, afinal o bolso do público leitor não tem andado muito bem nos últimos tempos. Resta esperar que ele sobreviva a este lançamento, que certamente terá um impacto quase tão fulminante quando o golpe de um sabre de luz, e que lhe permita adquirir sempre lançamentos com esta qualidade.
E viva o poder da Força!

4 comentários:

  1. A DeAgostine infelizmente não respeita seus clientes, coleções canceladas sem explicação (Xadrez Star Wars), cases quebrados (coleção de naves) entre outros problemas, falta total de compromisso com os clientes assinantes ou não, não vamos cair nessa também.

    ResponderExcluir
  2. O pior é que vai ter muita gente comprando isso, sem saber se a coleção será completa até seu fim... E mais, será que as informações já estarão atualizadas com os novos episódios (se os livros já estão escritos, não seria um problema)? Duvido muito... De Agostini mais uma vez fazendo lambança... Não caio mais nessa tbm.

    ResponderExcluir
  3. fora a burocracia que eles tem para fazer trocas!!!!
    tanto para assinantes como para quem compra em bancas.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Portugal não há memória de eles terem cancelado alguma colecção. E quando vem algum livro estragado ou alguma figura quebrada eles trocam sem problema.
    ;)
    Ainda o mês passado terminou uma colecção de 70 volumes Star Wars em capa dura com as sagas mais emblemáticas dos comics.

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/2012/12/lancamento-planeta-deagostini-star-wars.html

    Foram dois anos de colecção.

    ResponderExcluir