sábado, 1 de fevereiro de 2014

TÚNEL DO TEMPO - JULHO DE 1996



            Trazendo mais um texto antigo, este foi escrito e publicado em julho de 1996, como que continuando minha matéria anterior, sobre a série dos Cavaleiros do Zodíaco. Desta vez, o texto focava as séries nipônicas que estrearam nas TVs nacionais movidas pelo sucesso das aventuras de Seiya & Cia. Tentando aproveitar a ocasião, nossas emissoras saíram à caça de alguns animes, com a Manchete assumindo a dianteira. Curtam então o texto de uma época não tão distante, mas já saudosa dos anos 1990...


NO RASTRO DOS CAVALEIROS

Incentivadas pelo sucesso dos defensores de Athena, as emissoras de TV brasileiras investem nos desenhos nipônicos.

Adriano de Avance Moreno

Os Cavaleiros do Zodíaco provocou uma febre de animações japonesas na TV brasileira.
            Os telespectadores que se preparem: ancorados no sucesso da série de animação japonesa "Cavaleiros do Zodíaco", as emissoras de TV Manchete e TVS/SBT investem firme nos desenhos nipônicos, inaugurando um novo "boom" de animes na TV brasileira.
            Há anos atrás, todos lembram que houve um fenômeno parecido. A chegada da série live-action japonesa "Jaspion" detonou uma febre de seriados do gênero "tokusatsu" na TV nacional. Seguiram-se, quase que de uma só vez, os seriados Changeman, Flashman, Jiraya, Jiban, Lion Man, Machine Man, Bicrocers, Sharivan, Metalder, e pouco depois, Spielvan, Maskman, Black Kamen Rider, Cybercops, Patrine, Winspector e Solbrain, todos seriados live-actions. Alguns bons, outros razoáveis, e outros, nem tanto, mas fizeram a alegria da garotada e conquistaram muitos fãs, inclusive do público adulto.
            Agora, o fenômeno se repete. Depois de ter estreado de forma até discreta em 1º de setembro de 1994 na TV Manchete, a série "Cavaleiros do Zodíaco" virou febre nacional em muito pouco tempo, conseguindo os mais altos índices de audiência da emissora e sendo exibido até no horário nobre. Com o término da série, as emissoras brasileiras, que por algum tempo riscaram os animes de sua programação, sentiram o potencial das produções nipônicas e voltaram a investir neste gênero, agora com muito mais seriedade. A TVS/SBT deu o primeiro passo ao estrear, em outubro do ano passado a série "Street Fighter II - Victory", composta por 29 episódios, baseada ma juventude de dois dos principais protagonistas do famoso jogo de videogame "Street Fighter", Ryu e Ken. A série foi a grande sensação da TV japonesa em 1995, e a emissora brasileira foi a primeira TV fora do Japão a exibir a série, conquistando os fãs do jogo da Capcom, além dos tradicionais fãs de animação japonesa, pela sua excelente qualidade visual.
            Acertado o primeiro passo, a emissora de Sílvio Santos foi atrás de outras produções, e estreou em maio último sua mais nova série nipônica, "Guerreiras Mágicas de Rayearth", exibindo-a no mesmo horário onde antes veiculava Street Fighter. A resposta da audiência não tardou a chegar, e mesmo sem alcançar o sucesso obtido por Cavaleiro do Zodíaco, já compensaram o investimento. E em junho, a TVS/SBT estreou outra série, "Dragon Quest", dentro do programa de Sérgio Mallandro, também com bons resultados.
            A TV Manchete, que deu início a tudo isso, não ficou parada, e lançou um verdadeiro lote de novos animes nas últimas semanas. Primeiro, foi a vez da série SAILOR MOON, depois veio SHURATO, e por último, SAMURAI WARRIORS. E seguindo o esquema que usavam para a exibição dos Cavaleiros, todas as séries são exibidas 2 vezes ao dia, de manhã, e à tarde/noite. Para mostrar a confiança no potencial de audiência, a emissora carioca reservou todo o espaço antes do seu horário nobre para as produções nipônicas: das 17:45 às 19:55 todo o horário está preenchido na seguinte ordem: Sailor Moon, Samurai Warriors, Shurato, e Cavaleiros do Zodíaco. E as novas produções já mostram fôlego, sendo que Shurato já é o 3º programa mais assistido da Manchete. As outras séries ainda não chegaram a tanto, mas não chegam a fazer feio.
            No rastro dos desenhos japoneses, o setor de brinquedos e de merchandising se movimenta. A estréia dos bonecos dos Cavaleiros há quase 2 anos provocou um rebuliço no mercado nacional poucas vezes visto, virando mania nacional. Agora, por enquanto, o fervor da criançada não é tão forte pelas novas séries, e até o momento só foram lançados brinquedos referentes a duas novas séries: Sailor Moon e Guerreiras Mágicas de Rayearth, cujas protagonistas são meninas, e portanto, brinquedos que visam o público infantil feminino.
            A nova onda de produções japonesas não deve acabar por aí. Já se fala que, por volta de agosto, provavelmente na Manchete, deverá estrear mais uma série japonesa, Dragon Ball, que somadas suas duas fases, reúne mais de 400 episódios, e até hoje ainda está sendo produzida no Japão. Outras séries, como Gundam e Robô Gigante, também estão sendo cogitadas pelas emissoras, mas por enquanto, não há nada definido neste sentido.
            Enquanto outras novidades não aparecem, a moçada vai curtindo a atual onda de animes na TV brasileira.

AS SÉRIES

STREET FIGHTER II - VICTORY
Lançada no dia 10 de abril de 1995 pela Nihon Television no Japão, a série Street Fighter II - Victory, composta de 29 episódios, foi o maior sucesso da animação japonesa no ano passado. A série mostra as aventuras de Ryu e Ken, protagonistas principais do famoso jogo de videogame da Capcom, ainda no fim da adolescência, vivendo diversas aventuras em busca de aperfeiçoarem suas técnicas de luta. Todos os demais personagens do jogo também participam da série, que contou com uma produção espetacular e detalhista. Houve também o longa-metragem STREET FIGHTER II, onde os personagens são mostrados já adultos. A série estreou no Brasil em outubro de 1995, pela TVS/SBT, e já foi exibida na íntegra, sendo atualmente reprisada pelo canal aos sábados de manhã. Para completar, a Flashstar Home Vídeo lançou em fitas VHS os primeiros episódios da série, que podem ser encontradas em diversas locadoras e lojas de vídeo.
Street Fighter II Victory foi um dos maiores sucessos da animação japonesa em 1995.

SAILOR MOON
Esta série, produzida pela Toei Animation de 1992 a 1996, é uma das mais divertidas séries de garotas mágicas super-heroínas da história da animação nipônica. A série já chegou também aos Estados Unidos e já foi exibida em diversos países de língua espanhola e na Itália. A versão brasileira traz os nomes dos personagens adaptados aos padrões ocidentais. A produção enfoca as aventuras de um grupo de garotas adolescentes estudantes que defende a Terra de demônios extra-dimensionais e outros vilões que aparecem no pedaço. O ponto forte da série é o humor, principalmente em relação ao cotidiano das heroínas (disputas de namorado, ciúmes, problemas de estudar para as provas, e outras coisas normais do cotidiano adolescente feminino). As heroínas tem seus nomes e poderes baseados nos planetas e satélites do Sistema Solar: Sailor Moon (a heroína principal), Sailor Mercury, Sailor Mars, Sailopr Jupiter, Sailor Venus, etc. A TV Manchete estreou esta série no dia 29 de abril deste ano e exibe em dois horários: 08:00 e 17:45. Como no estilo dos Cavaleiros do Zodíaco, as garotas exibem um festival de golpes mirabolantes com seus poderes.
Sailor Moon: assim como em Cavaleiros do Zodíaco, as meninas exibem um festival de golpes mirabolantes defendendo nosso mundo das forças do mal.

GUERREIRAS MÁGICAS DE RAYEARTH
Depois de Street Fighter, esta é a série mais nova do Japão a ter estreado na TV nacional nos últimos tempos, tendo iniciado sua exibição em outubro de 1994 na YTV do Japão. Com um visual impecável e com excelente animação, esta série conta as aventuras de três estudantes da Terra que acabam sendo transportadas a um mundo distante chamado Zephir. Este mundo está sendo dominado pelo feiticeiro Zagar, que deseja conqusitá-lo, e para isso, prendeu a princesa Esmeralda, que mantinha Zephir em harmonia. Usando suas últimas forças, ela recrutou três jovens de outro mundo para se tornarem as lendárias Guerreiras Mágicas que teriam a missão de libertar Zephir. As meninas topam a parada, e um dos motivos é até óbvio: só com Zephir livre e a princesa salva elas poderiam conseguir retornar para a Terra. O sucesso da série foi tal que conseguiu até desbancar a audiência de séries consagradas, como Sailor Moon. A primeira temporada, em exibição desde maio último pela TVS/SBT, contou com 20 episódios, e a segunda temporada, que encerrou a série recentemente no Japão, contou com mais 29. É exibida aos domingos, às 10:30 Hrs. da manhã.
Rayearth estreou no SBT aos domingos, mostrando as aventuras de Lucy, Marine e Anne na luta para salvar o mundo de Zefir.

SHURATO
Esta é mais uma série que surgiu na onda desencadeada pelos Cavaleiros do Zodíaco, em pleno Japão, iniciando-se em abril de 1990 e terminando em janeiro do ano seguinte. Assim como a história dos cavaleiros é baseada na mitologia grega e nas constelações, Shurato tem como base a mitologia hindu, apesar de usar elementos similares aos da série de Seiya & Cia. Em comparação com os Cavaleiros do Zodíaco, Shurato foi uma série curta, com apenas 36 episódios, tendo sido produzidos posteriormente mais 6 direto para o mercado de vídeo japonês. A história começa quando Gai e seu amigo Shurato, dois excelentes lutadores de artes marciais, são transportados pela deusa Vishnu para o Mundo Celestial, que está prestes a sofrer uma invasão das forças do mal controladas pelo demônio Shiva. Só que, durante o transporte, Gai acaba tragado pelas forças do mal, e a partir de então, torna-se o maior inimigo de Shurato, não medindo esforços para matar aquele que fora seu melhor amigo. Além de ter que enfrentar seu ex-amigo, Shurato também deverá auxiliar os Guardiões Celestiais a combater as forças demoníacas. A série foi produzida pela Tatsunoko, a mesma empresa que produziu, com sucesso, as séries Speed Racer, Zillion e Pinocchio. Exibida de segunda a sexta, às 9:30 e às 19:00 Hors., na TV Manchete.
Shurato e seus amigos enfrentam os mais diversos perigos para defender e salvar o Mundo Celestial.

SAMURAI WARRIORS
Estafoi mais uma série surgida no rastro de sucesso dos Cavaleiros do Zodíaco em pleno Japão. A série, chamada de YOROIDEN - SAMURAI TROOPERS, foi ao ar pela primeira vez em 30 de abril de 1988, e durou até 04 de março de 1989. Fora isso, os personagens tiveram alguns episódios lançados exclusivamente para o mercado de vídeo nos anos 1990. A história da série conta a luta de 5 jovens que, usando as sagradas armaduras de poderosos guerreiros samurais da mitologia japonesa, lutam contra as forças demoníacas de Arago, que pra variar, quer dominar nosso mundo. A série estreou nos Estados Unidos em junho passado e foi bem aceita, apesar de sofrerem um golpe baixo na tradução no nome da série, recebendo o título de "Ronin Warriors". Golpe baixo porque, enquanto um samurai é um guerreiro que tem um objetivo, serve a uma causa, e tem sua conduta regida pela ética e honra, os ronins são guerreiros mercenários que não tem ética ou moral alguma. De segunda a sexta, às 10:30 e às 18:15, na TV Manchete.
Samurai Warriors: Mais uma série com guerreiros de armaduras defendendo nosso mundo, no mesmo estilo dos Cavaleiros do Zodíaco.
 
DRAGON QUEST: AS AVENTURAS DE FLY
Esta é a mais recente estréia nipônica na TV brasileira, tendo começado há cerca de duas semanas. A série mostra as aventuras de Fly, um garoto órfão que luta para se tornar um cavaleiro. Acompanhado de seus amigos Pop e Mann, nosso herói enfrenta monstros, feiticeiros, e o que vier pela frente, objetivando tornar-se um grande herói. A série estreou em 1991 na TV japonesa, tendo sido produzidos 46 episódios. Uma curiosidade é que esta série surgiu de um jogo de RPG (Role Playing Game) para Nintendo e Super Nintendo no Japão. Com o sucesso, virou série de quadrinhos (mangá), e daí para ganhar sua versão animada foi um pulo. Exibida de segunda à sexta, às 10:30 Hrs., pela TVS/SBT, dentro do programa do Sérgio Mallandro.
Fly e seus amigos enfrentam as forças do mal do perverso demônio Hadler.

MEGAMAN
Este é mais uma série que, assim como Street Fighter, saiu dos videogames para ganhar versão animada. Megaman é um robô criado pelo Dr. Thomas Light para combater as forças robóticas malignas comandadas pelo diabólico Dr. Willy. Completando o time, o herói conta com a ajuda de sua irmã cibernética Roll, e de seu cachorro robô Rush. Apesar do jogo ser originalmente do Japão, a produção desta série é americana. Na TVS/SBT, aos domingos, às 11:30 Hrs.
Megaman: Produção americana, mas personagem japonês.




ATUALIZANDO: Das séries elencadas no texto, todas foram exibidas completas por aqui, e tiveram várias reprises, ainda que nenhuma delas tenha conseguido repetir o fenômeno que foi Cavaleiros do Zodíaco. Algum tempo depois, o SBT estreou Dragon Ball, exibindo os primeiros 60 episódios da saga de Goku & Cia., mas sem conseguir conquistar o público. Shurato, Rayearth e Samurai Warriors não tiveram seus especiais de vídeo exibidos no Brasil, que continuam inéditos até hoje por aqui oficialmente. Sailor Moon, por sua vez, teria uma exibição mais complicada, que será tema de uma sessão futura, com maiores detalhes.
 

Um comentário: